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Um bom processo de vendas é primordial para que a sua loja atinja o tão sonhado sucesso. Além de um bom atendimento, do cuidado com o estoque e com as questões fiscais, definir formas de receber o pagamento de seus clientes pode ajudar muito nas vendas.

Estão disponíveis para o micro e pequeno empresário, assim como para as grandes empresas, inúmeras opções de meios de pagamento. Seja no dinheiro, cartão ou boleto, a sua loja conta com formatos e condições que favorecem a conclusão da compra e a fidelização do público.

Nesta página, listamos as principais opções disponíveis para você e as suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!


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Dinheiro em espécie

Nos dias de hoje, o dinheiro ainda é um dos meios de pagamento mais populares do mercado, não existem juros ou taxas bancárias para movimentação e ele entra diretamente no caixa da empresa. 

Vantagens

Devido ao não-pagamento de taxas e outras tarifas, muitos lojistas utilizam o dinheiro em espécie como oportunidade de aplicar descontos especiais para clientes, se aproveitando desse benefício, como o famoso “desconto à vista, no dinheiro” que ajuda a impulsionar as vendas que não sejam à prazo.

Desvantagens

Como principal desvantagem desse meio de pagamento estão as falsificações, que mesmo com sistema de segurança nas células, ainda existem diversas notas falsas circulando. 

Além disso, outro ponto é a necessidade de “carregar” o dinheiro por onde for, por exemplo, ir ao banco com uma alta quantidade de dinheiro em espécie. Pode ser algo que, dependendo da região, não traz tanta segurança, tanto para o consumidor, quanto para o lojista.


PIX

A partir de novembro de 2020, os brasileiros passam a contar com um novo meio de pagamento para as transações do dia a dia. Trata-se do Pix, um meio de pagamento criado e regulamentado pelo Banco Central do Brasil.

Com o Pix, as pessoas podem enviar dinheiro entre si em poucos segundos, através do celular. Não é necessário um aplicativo adicional, pois a opção Pix está disponível nos aplicativos dos bancos e carteiras digitais, da mesma forma que estão disponíveis as opções de pagamento e transferência atualmente.

Vantagens

O Pix é um meio de pagamento instantâneo, ou seja, o dinheiro é transferido imediatamente da conta bancária do pagador para a conta bancária do recebedor. Esse é um dos grandes diferenciais, além do fato de que o dinheiro pode ser movimentado a qualquer hora do dia e em todos os dias da semana, independente do horário de funcionamento dos estabelecimentos bancários.

Desvantagens

Por ser um meio de pagamento novo, ele pode gerar resistência dos clientes num primeiro momento. Além disso, é importante o lojista ficar atento, embora a transação não seja cobrada para o consumidor final, para receber pagamentos no seu negócio podem ser cobradas eventuais taxas. Converse com o seu banco para entender qual o melhor caminho.


Cartão de débito ou crédito

O cartão de débito e o cartão de crédito, é o meio de pagamento mais utilizado entre o público mais jovem — entre 18 a 35 anos. Devido a praticidade e diversas vantagens como: programa de pontos, cashback, entre outros. Esse método de pagamento acaba sendo extremamente popular pois os clientes podem “postergar” o pagamento para o próximo mês. 

Além disso, ao contrário do dinheiro em espécie, cartões de crédito de um modo geral, são um meio de pagamento seguro. Uma vez a transação aprovada pela maquininha de cartão, o lojista receberá por essa transação, seja no próximo dia útil ou dependendo do parcelamento, no próximo mês.

Vantagens

Ao aceitar essa forma de pagamento você aumenta as chances de vender. Afinal, desta forma, o consumidor não deixará de comprar por falta de recursos financeiros disponíveis na hora do pagamento. 

Com o cartão de crédito, parcelar o pagamento se torna uma das melhores opções para o cliente. Utilizando essa opção, a preocupação com o valor final diminui consideravelmente. Com a possibilidade do pagamento em parcelas, o seu consumidor muitas vezes opta por itens que ele não conseguiria comprar à vista ou adquire mais de um item. 

Outra vantagem do cartão, é que seja com um sistema especializado ou no próprio site da maquininha, com ele é possível de maneira organizada, cuidar dos seus recebimentos futuros, estruturar os valores que entrarão e calcular as suas despesas de forma mais fácil e rápida. A praticidade no controle de vendas se torna um dos pontos principais a ser valorizado.

Por fim, o uso de cartões proporciona de forma satisfatória a segurança do seu cliente. Além de ser necessário o uso de senha na hora da compra, o cliente também pode conferir o extrato do cartão segundos após a transação. Desta forma, ele consegue ter mais segurança sobre a ação e prevenir futuros problemas. Ou seja, ao oferecer pagamentos por cartão, também faz com que o seu consumidor se sinta seguro e volte a realizar mais compras na sua loja.

Desvantagens

Diferente da facilidade para quem compra, para o lojista a situação é um pouco diferente. Principalmente com a disputa de taxas existentes no mercado atualmente. Como o cartão de crédito é uma modalidade muito procurada e eficiente, fica como missão para o lojista negociar as melhores taxas e tarifas para recebimento com a modalidade.


Cheque

Menos popular do que já foi há um tempo, o cheque é um dinheiro que pode ser escrito e você pode debitar em sua conta, conforme negociado o prazo com seu cliente. Esse meio de pagamento vem sendo cada dia menos utilizado por clientes finais.

Vantagens

Uma das principais vantagens na utilização do cheque, é que não existem taxas ou tarifas para utilização desse recebimento. Assim como no caso do cartão, ele pode facilitar a compra de produtos por consumidores que não possuem o montante total no dia da aquisição.

Desvantagens

O cheque é um meio de pagamento não tão seguro quanto o cartão de crédito, pois se o cliente estiver sem saldo, você ficará certamente no prejuízo e poderá ter dificuldade para cobrá-lo novamente, principalmente se o cheque pertencer a um terceiro.

O pagamento via cheque vem caindo em desuso, principalmente pela questão da falta de segurança ao realizar as transações. Os lojistas que ainda transacionam desta maneira, acabam limitando o pagamento a clientes de longa data ou extrema confiança.


TED ou DOC

Sendo uma transferência digital, a principal vantagem de utilizar o TED ou DOC, é que o meio de pagamento cai diretamente em sua conta. Porém, no caso de uma venda ser realizada com esse meio de pagamento, você deve finalizá-la apenas após o envio do comprovante de pagamento por parte do seu cliente ou após o valor depositado cair em sua conta.

Vantagens

Seja por TED ou DOC, ambas as formas de recebimento são seguras. A sua atenção deve ser voltada para evitar o envio de números da conta com erros e também confirmar se o comprovante de pagamento do cliente é real, ou seja, se o dinheiro realmente caiu na sua conta. Conforme o banco ou o horário da transação, podem demorar mais de 24h para uma confirmação.

Desvantagens

Devido a taxas e tarifas, com a maioria dos bancos, acaba sendo um meio de pagamento não tão vantajoso principalmente para o cliente. Levando em conta que é necessário pagar uma tarifa para realização de um TED ou DOC, muito provavelmente, ele optará por outro meio de pagamento.


Boleto Bancário

O boleto é um meio de pagamento muito utilizado e seguro, bastante utilizado principalmente nas transações entre lojistas x fornecedores e em compras online.

Mesmo com o grande número de cartões de crédito e débito disponíveis no mercado, o boleto bancário é uma opção importante para ter no seu negócio. Ele evita a perda de vendas por instabilidades de rede que podem inviabilizar, ainda que momentaneamente, a operação com os cartões.

A emissão de boletos é muito fácil, principalmente se você puder contar com um sistema que facilite o processo. Essas facilidades envolvem desde a emissão até a quitação, pois esta tarefa pode ser automatizada através de um documento eletrônico emitido pelo banco. Ou seja, ao importar o documento, o sistema dá baixa em todas as faturas que foram pagas, evitando que precise fazer isso manualmente.

Para a emissão, você deve procurar o seu banco e negociar a melhor alternativa para o seu caso. Depois disso, bastará seguir as orientações técnicas para homologá-lo junto à instituição. Feito isso, a emissão é muito fácil, basta ter em mãos os dados do cliente. Com um sistema integrado, a emissão é automática com base nos dados da compra. Do contrário, será preciso o preenchimento manual no site do banco — o que não é a melhor opção, pois diminui a produtividade e agilidade da sua loja.

Vantagens

Comparado ao cartão de crédito, o pagamento por boleto tem algumas vantagens. A primeira delas é que ele é uma forma de atender clientes que não utilizam cartões ou têm receios de utilizá-los em ambientes digitais. Além disso, é comum que as pessoas desistam de uma compra porque não há limite disponível ou quando o cartão ainda não virou. Ou seja, quando as datas de vencimento da fatura e da compra estão mais próximas. Com o boleto, esse cliente terá mais uma opção de pagamento e um incentivo para efetivar a compra. Por ser uma venda à vista, que não inclui a taxa administrativa dos cartões (que pode superar os 5% no caso de cartões de crédito), é possível conceder descontos atrativos. 

Existem também clientes que ainda preferem ter um comprovante material do pagamento, com o registro de quitação impresso — o que aumenta a sua sensação de segurança. Oferecer a esse perfil de consumidor a opção do boleto também é uma forma de fidelização. Além disso, muitos ainda têm receio de fraudes e clonagem de cartões. Na emissão do boleto, isso não ocorre. Afinal, ele não fornecerá os dados para o processamento automático do pagamento, como número do cartão e código de segurança. A quitação depende da efetivação do processo, que pode ser feito por meio eletrônico ou até em um caixa com atendimento pessoal.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens do uso de boletos bancários é o tempo para compensação do documento e para ter o dinheiro disponível na conta. Se for realizado o pagamento até às 22 horas, o boleto será apresentado no arquivo de retorno no próximo dia útil. Agora se o cliente pagar após às 22 horas, o boleto somente será compensado após 2 dias úteis.

Além disso, assim como o cheque, é preciso ficar atento para saber se o pagamento foi ou não realizado, principalmente em operações físicas. Ao vender online, o pedido deve ser enviado apenas após a confirmação do banco, evitando imprevistos e a perda dos produtos.


Crediário

O crediário é um excelente meio de pagamento para loja física, se o principal objetivo da sua loja é ter mais clientes fiéis. Ele é muito utilizado em cidades menores ou estabelecimentos de bairros, sendo muitas vezes uma simples ficha, que retrata as despesas de seu cliente com a loja. Nele são lançados os recibos e fica a critério do lojista negociar com o cliente prazos, pagamentos e taxas por esse serviço.

Outro fator importante é ter um limite de crédito, para caso o cliente tenha uma despesa atrasada, não seja permitido que novas compras sejam feitas no nome desse cliente, evitando que a conta aumente e o lojista fique sem pagamento.

Vantagens

O uso do crediário é extremamente positivo para gerar um vínculo da loja com o cliente, fazendo com que ele sempre retorne à sua loja para pagar a conta e, assim, acabar aproveitando aquela promoção que está acontecendo no momento.

Desvantagens

O crediário é um meio de pagamento arriscado para quem não tem uma gestão financeira efetiva na empresa. Para utilizar esse meio de pagamento, é muito importante que você tenha uma pessoa responsável por realizar as cobranças: ligar, cobrar, lembrar e entre outras tarefas financeiras. É um dos segredos para não ter uma alta inadimplência com essa modalidade.


Link de Pagamento

O link de pagamento é uma alternativa simples e segura para receber pagamentos online. Essa ferramenta também é uma grande aliada caso você realize vendas pelas redes sociais. 

Deste modo, ao escolher um produto disponível na sua timeline ou no seu catálogo digital, o cliente pode negociar o valor e a forma de entrega por mensagem e realizar o pagamento da mesma forma. Com o valor e o método de envio fechados, você gera um link com o valor do pedido e envia para o cliente por e-mail, whatsapp ou mensagem nas redes sociais.

O grande diferencial do link de pagamento é que com ele, é o seu cliente que seleciona a melhor forma para fechar aquele pedido. Ao receber o link, ele pode optar por finalizar o pedido pelo boleto bancário ou no cartão de crédito, por exemplo. 

Vantagens

O link de pagamento é uma opção segura tanto para você, como para o seu cliente, além de ser simples para configurar. Com ela também você consegue realizar vendas por várias ferramentas e o seu cliente escolhe a melhor forma de fazer o pagamento.

Desvantagens

O ponto de atenção é para a plataforma escolhida, pois para gerar o link, algumas cobram uma porcentagem pelo serviço. A sugestão é verificar qual tem as opções que melhor se encaixa com o seu negócio e já prever no valor do produto, essa porcentagem de cobrança.


Qual a melhor opção para a minha loja?

Ao longo desta página, listamos 8 opções de meios de pagamento que um lojista pode utilizar para receber pagamentos na sua loja, suas vantagens e desvantagens. 

Desta forma, podemos entender que não existe um meio de pagamento melhor, mas sim o que mais se encaixa para o seu modelo de negócio. É sempre recomendado que você ofereça mais de uma opção a seus clientes, desta forma fica mais fácil de fechar as vendas e fidelizar o consumidor.

Também é preciso ficar atento ao mercado, alguns meios de pagamento já estão caindo em desuso e talvez seja o caso de parar de gastar esforços para monitorá-los. Por outro lado, novas formas de recebimento estão chegando e entender o seu funcionamento é essencial para que a sua loja se mantenha atualizada e você não perca vendas.

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