Gestão de Vendas

Como precificar produtos em promoções sem perder lucro?

Aprenda a definir preços promocionais sem comprometer sua margem de lucro. Veja como calcular descontos, manter rentabilidade e vender mais com estratégia.

PUBLICADO EM 07 DE novembro DE 2025 5 minutos de leitura

Uma das maiores dores do empreendedor e que pode trazer inúmeros malefícios para a gestão é não saber como precificar produtos da maneira correta. Ao longo de todos os anos existem datas propicias a fazer promoções ou até mesmo uma liquidação para a troca de coleção e estoque, mas será que dá para fazer isso sem perder o lucro?

Bom, a resposta é sim! Mas, é necessário ficar atento em alguns detalhes e neste artigo, você vai aprender como calcular corretamente o preço promocional dos seus produtos e garantir que o lucro continue positivo.

Continue a leitura para aprender e poder aplicar no seu comércio. Boa leitura!  

Por que devemos tomar cuidado com a precificação de produtos em uma promoção? 

Promoções e liquidações são excelentes estratégias para aumentar o fluxo de clientes, girar estoque parado e movimentar o caixa. Mas, se não forem bem planejadas, podem acabar com a margem de lucro do pequeno varejista e até gerar prejuízos. 

Entender como os descontos impactam na precificação é o que separa quem “vende muito e ganha pouco” de quem vende bem e cresce com segurança. E como queremos que sua empresa continue crescendo cada vez mais, separamos um guia para você colocar em prática.  

E caso ainda está com grandes dificuldades para precificar produtos em seu comércio, clique aqui para aprender como fazer!  

5 dicas para precificar os produtos que estão em promoção 

Agora é o momento de você anotar em um caderno ou bloco de notas todas as dicas para não esquecer, confira:  

  1. Entenda o impacto dos seus custos e impostos no final do produto

Antes de sair colocando 40% / 50%/ 60% de desconto nas etiquetas, é fundamental saber quanto realmente custa cada produto. E isso engloba os seguintes pontos:  

  • Custo de compra, então o valor que você pagou para o fornecedor; 
  • Custos operacionais: Energia, aluguel, salário da equipe, embalagem, entre outros custos que variam de empresa para empresa;  
  • Impostos cobrados: ICMS, PIS, COFINS e outros tributos do varejo. São impostos que vão variar dependendo do seu regime tributário.  

Afinal, esses valores representam o mínimo que precisa ser coberto pelo preço promocional para que a venda não gere prejuízo. 

  1. Calcule o preço promocional com base na margem mínima de lucro

O segredo é definir o menor desconto possível que ainda preserve o seu lucro, afinal, ninguém quer ficar sem fluxo de caixa para futuro e possíveis imprevistos.

Para fazer esta conta utilize a fórmula abaixo: 

Preço promocional = Custo total ÷ (1 – Margem mínima desejada) 

  • Custo total do produto: R$ 100,00 
  • Margem mínima desejada: 20% (0,20) 

Preço promocional = 100 ÷ (1 – 0,20) = R$ 125,00 

Ou seja: o produto não pode ser vendido por menos de R$ 125,00, mesmo em promoção, se você quiser manter 20% de lucro. 

  1. Analise o estoque e escolha os produtos certos para liquidar

Nem todo produto precisa entrar em promoção. E para você ser mais estratégico priorize os produtos que: 

  • Estão parados no estoque há muito tempo; 
  • Tenham baixa saída, mas que tenha um bom potencial de atrair clientes; 
  • São apenas vendidas em datas sazonais. 

E para saber mais como transformar produtos parados em capital de giro, leia também: Como evitar prejuízos com estoque parado 

  1. Faça uma boa divulgação!

Já ouviu aquela expressão “Quem não é visto, não é lembrado”? É isso que acontece em meio a tantas informações que o público é bombardeado. Promoção boa é aquela que chama atenção e cria urgência, mas tome bastante cuidado para não parecer “queima de estoque desesperada”. 

Uma dica de canais que você pode utilizar são as próprias redes sociais, o whatsapp e a vitrine do seu ponto de venda.  

E não se esqueça de destacar o benefício real da sua promoção. (“leve 3 e pague 2”, “descontos progressivos”, “frete grátis acima de X reais”)  

  1. Use um ERP para manter o todo o controle de sua gestão

Durante promoções, é comum perder o controle dos descontos. Um sistema ERP integrado com o seu estoque e frente de caixa, como o da Hiper, ajuda você a: 

  • Monitorar a margem de lucro em tempo real; 
  • Controlar estoque e preços atualizados; 
  • Emitir relatórios de rentabilidade por produto ou categoria. 

Com dados na mão, você evita os erros mais comuns e toma decisões baseadas em números, não em achismo. 

Agora que você já sabe como fazer suas promoções, não perca tempo e nem dinheiro com estoque parado. Sempre considere os custos, impostos e margem mínima, para criar suas próximas campanhas rentáveis e atrair clientes sem comprometer o lucro. 

E lembre-se: com o sistema ERP da Hiper, você tem total controle sobre precificação, estoque, finanças e fiscal em um único painel. 

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