Você tem uma loja? Já reparou que quando os produtos estão expostos de uma forma clara e acessível, o movimento e as vendas aumentam?
Uma pesquisa realizada no Brasil em 2012, pela Procter and Gamble (P&G), mostrou que os lojistas que melhor apresentaram os produtos da empresa em seus estabelecimentos obtiveram um aumento de 15% nas vendas.
Essa é uma dica fácil de colocar em prática e que pode ajudar o seu negócio, tanto para a venda de um item que está parado, como para as vendas gerais e, inclusive, na loja online. Se você ainda tem dúvidas de como organizar o seu espaço físico ou virtual, separamos algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa. Confira!
Distribua os produtos conforme o gênero ou preferências do seu cliente
Setorizar e categorizar a sua loja é uma das maneiras mais comuns de facilitar a experiência do cliente. Com uma boa organização, o consumidor encontra os itens que deseja com mais facilidade e comodidade. Essa dica é fácil de entender quando nós pensamos em um supermercado, onde cada prateleira ou corredor possui uma categoria de produtos.
Mas como trazer isso para um pequeno negócio? Nem sempre você tem um grande espaço físico para comportar seções de produtos ou uma divisão muito grande, mas mesmo assim é possível. Pense em todos os artigos que você comercializa e de que forma você pode organizá-lo em grupos maiores.
Em uma loja de roupas, por exemplo, você pode setorizar por feminino e masculino, separando um lado da loja para cada gênero. Outra possibilidade é separar por tipos de peças, desta forma todas as calças ficarão em um lado da loja, mas as femininas em uma arara e as masculinas em outra.
Se na loja física é o espaço que muitas vezes guiará a organização, na loja online é a facilidade de encontrar o produto. Ou seja, quanto mais organizado e destrinchado em categorias, melhor. As grandes lojas online são um bom exemplo para você ficar de olho e aplicar no seu negócio.
No comércio digital é importante ficar atento para um ponto: quantidade de produtos. Se a sua loja virtual tiver um número baixo de itens, procure criar categorias mais amplas, para não parecer que a sua loja é “vazia”. Seguindo essa mesma dica, você pode cadastrar as variações de um produto, como itens distintos. Ou seja, se você vende uma mesma camiseta com variações de cor azul e branca, crie um produto para a cor azul e um para a cor branca, variando apenas a numeração dentro do produto final.
Deixe próximos os produtos que se complementam
Pense sempre nos produtos que se complementam, agrupando-os em marcas ou linhas. O cliente que compra um pneu numa loja de acessórios de automóveis, por exemplo, poderá precisar de lubrificante ou óleo para polir o automóvel. Então, que tal posicionar estes produtos próximos à pilha de pneus?
Também é importante escolher a exposição conforme o preço e a qualidade. Os produtos mais baratos podem ficar no alto da gôndola ou na prateleira, afinal, são eles que terão um giro maior e, portanto, merecem um destaque maior.
Como adaptar isso na sua loja online? Pense em produtos que sejam complementares e indique para o cliente que está fechando a compra. Você já deve ter visto algo como “você pode se interessar” ou “quem comprou esse, também levou esse”. Esses blocos de informação são comuns dentro de páginas comerciais e ajudam na venda de kits ou produtos relacionados.
Destaque os produtos promocionais
Um bom recurso para que os produtos que estão em promoção sejam percebidos é utilizar gôndolas móveis, aquelas que vêm com rodinhas e podem ser levadas para diversos pontos da loja.
Assim, é possível testar a efetividade da localização dos produtos. A possibilidade de movimentar esta oferta pelo ambiente aumenta a possibilidade de que os produtos sejam percebidos e adquiridos.
Criar uma categoria de promoção no seu site, também é uma forma de destacar os itens para uma melhor saída. Adicionar banners que indicam a promoção ou selos de desconto nos produtos selecionados, ajudam na divulgação dos produtos em oferta.
É importante lembrar que, antes de tomar qualquer decisão, você deve considerar o seu público-alvo. Pergunte se ele encontrou os itens que desejava com facilidade ou se ficou com alguma dúvida enquanto conferia seu site. Ter esse retorno do cliente ajudará nas ações futuras e no seu objetivo de aumentar as vendas.