Gestão Administrativa

Como organizar a prateleira de sua loja?

Dicas preciosas para manter a sua loja sempre atrativa para os clientes.

PUBLICADO EM 25 DE julho DE 2023 7 minutos de leitura

A organização de prateleiras de lojas é uma atividade estratégica que merece toda a sua atenção. Conheça algumas técnicas de reposição de produtos para manter os negócios lucrativos.


Nada é mais importante que ter um ponto de venda atrativo para os clientes quando se deseja vender bem. É ele quem ajuda o consumidor a decidir por permanecer por mais tempo na loja, comprar alguns itens que não estavam previstos inicialmente e até a experimentar marcas novas.

Ao planejar o seu novo negócio físico ou mesmo uma reforma em seu empreendimento atual, é importante ter um carinho especial com o interior. Esse detalhe, tão importante, muitas vezes passa despercebido. Não se trata de gastar com móveis caros e diferentes. Aqui, o simples, mas bem organizado, é muito mais eficiente.

Por exemplo, se você precisa de prateleiras para expor melhor os seus produtos, tenha certeza de que elas estão posicionadas em um bom lugar. Este item de organização deve ser priorizado e instalado de forma estratégica, para que passe de apenas um móvel para um aliado nas suas vendas e lucro.

Neste artigo vamos comentar um pouco mais sobre a importância das prateleiras para a sua loja e como organizá-las de forma correta. Continue a leitura!

 

Antes de tudo: avalie seu espaço

Algumas áreas são estratégicas para a disposição de prateleiras. Separamos as principais e como você pode aproveitá-las ao máximo.

 

Entrada da loja 

A entrada da loja é considerada uma zona de transição. É por ela que o cliente faz uma imersão no ambiente e recebe os primeiros estímulos de compra.  Como 100% de seu público irá passar por ela, é bastante comum que itens promocionais sejam dispostos nesse espaço. Essa dica é válida inclusive para loja pequena, e como organizar bem seu espaço.

Um erro a ser evitado é a falta de reposição dos produtos ou de organização, pois podem transmitir a sensação de desorganização. E aqui vale a máxima de que a primeira impressão é a que fica.

 

Área de pagamento

As prateleiras de loja que ficam próximas ao caixa são a última chance de aumentar o valor de compra do cliente, o ticket médio. Por isso, itens que podem ser comprados por impulso, como os que têm preço baixo (chicletes, batons e outros) ou aqueles que possuem edição limitada, normalmente são oferecidos neste local. 

Assim como na área de entrada, organização e reposição constante são fundamentais nas prateleiras próximas ao caixa. Se a sua loja tiver mais de um caixa para pagamento, você pode testar diferentes categorias de produtos para descobrir quais têm mais apelo junto aos seus clientes.

 

Corredores

Se você identifica que existem áreas ou corredores pouco explorados, ou seja, que os clientes praticamente ignoram em sua loja, então pense em colocar os itens mais procurados bem próximos a elas. Dessa forma, você força o cliente a observar algo que antes era esquecido.

Aproveite a passagem pelo nosso blog e confira esse post sobre viés de ancoragem, nele você verá mais dicas sobre a ordem dos produtos no expositor. São dicas de como combinar produtos para vender mais. 

Atente-se ao fluxo dos clientes

Estudos indicam que os consumidores dificilmente param para ver os produtos que estão nas extremidades da prateleira, ou seja, aqueles localizados a até 40 centímetros das pontas. Esse comportamento é muito comum em supermercados, onde normalmente vemos pessoas deixando o carrinho no meio do corredor e voltando para encontrar itens que estão no início dele.

Por isso é indicado colocar os produtos mais desejados, ou seja, aqueles que são anunciados em meios de comunicação ou grandes marcas nestas extremidades. Assim, eles podem ajudar na circulação pelos corredores de sua loja. Claro que esse é um comportamento geral e você pode ter mais benefícios se analisar como os espaços de sua loja podem melhorar o faturamento com cada visitante.

 

Organize e valorize seus produtos 

Ainda sobre organização, mas agora no eixo vertical. O espaço mais nobres da prateleira de uma  loja é aquele que fica na mesma altura dos olhos das pessoas, ou seja, entre 1,30 e 1,70 metros do chão. Será que os produtos mais procurados devem ser colocados nessa área?

Como já adiantamos no tópico anterior, não! Essa deve ser a área disponibilizada para os produtos concorrentes das grandes marcas ou por aqueles que oferecem maior lucro para a sua empresa. A estratégia mais comum é colocar produtos iguais, que são concorrentes, mas que possuem menor procura, nas áreas mais nobres, enquanto os produtos que são mais procurados ficam nas regiões inferiores da prateleira. Dessa forma, sua loja faz um convite sutil para que o cliente experimente novas marcas.

Essa também é uma ótima oportunidade para dar uma circulada em itens que estão parados no seu estoque. Pense sua prateleira de forma estratégica, assim conseguirá ter mais lucro.

 

Conheça o cross marketing

Essa estratégia é muito utilizada na hora de organizar prateleiras para loja. Ela consiste em dispor os produtos que se relacionam bem próximos uns aos outros. Um exemplo seria colocar o macarrão, o queijo ralado e o molho em uma mesma prateleira ou corredor.

Outro exemplo é o que ocorre com as fraldas e as cervejas. Apesar de não estarem relacionadas, pesquisas indicam que o público que normalmente compra fraldas são homens e que há uma tendência a também comprarem cervejas em suas visitas às lojas. Dessa forma, para melhorar sua experiência de consumo, muitos mercados colocam um produto próximo ao outro, facilitando que a pessoa se recorde de comprar ambos.

Por fim, há mais um grupo de clientes que precisa ser contemplado na organização de suas prateleiras: as crianças! Esse público é um grande influenciador da decisão de compra de seus pais. Por isso, se você quer oferecer algo que seja atrativo a elas, a lógica de como organizar mercadoria nas prateleiras é inversa.

Os produtos que são mais procurados devem ser colocados na parte de baixo da prateleira, assim, elas podem alcançar e pegar os produtos. Já aqueles que possuem maior demanda e mais chances delas pedirem aos seus pais para pegarem, devem ficar dispostos na parte superior. Assim, elas poderão rever suas escolhas com base naquilo que podem tocar e visualizar com maior facilidade!

 

Acerte na segmentação

O último passo, mas não menos importante, é pensar no tipo de produto e tipo de público que você trabalha. Se sua loja atende um público que procura exclusividade e requinte, ter prateleiras cheias e com muitos produtos, de diferentes faixas de preço, poderá fazer com que ele desista da compra.

Por outro lado, se ele procura preços baixos e compra por quantidade, ofertar produtos semelhantes com pequenos detalhes diferentes — como cores, cheiros ou sabores — e enfatizar uma diminuição de preço na etiqueta do produto são as melhores estratégias para favorecer uma compra.

Conhecer bem seus clientes e entender o que acelera sua decisão de compra são  fatores decisivos para não errar no momento de organizar e dispor as prateleiras em sua loja. Mais até do que técnicas e pesquisas de mercado!

 

Extra: um bom sistema pode ajudar você

Temos uma dica extra, que consiste em adotar um sistema de gestão de lojas. Com ele é possível avaliar quais são os produtos que possuem maior demanda, os que oferecem uma margem de lucro superior para a sua empresa e aqueles que são comprados com maior frequência em conjunto — como no caso das fraldas e cervejas.

Desse modo, você conseguirá organizar suas prateleiras com base em informações extraídas dos pontos de venda que sua empresa possui e modificar a estratégia de disposição dos produtos na prateleira de cada loja. Isso vai trazer ainda mais inteligência na sua organização.

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.