A importância do merchandising para aumentar as vendas

merchandising

Estratégias de divulgação em mídias de massa despertam o desejo dos clientes de comprarem produtos ou consumirem serviços. Porém, a decisão sobre quais marcas consumir acontece no ponto de venda, afinal, é lá que se reúnem todos os elementos essenciais para a realização de uma compra: consumidor, intenção e produto. É nesse cenário que se torna importante investir em ações que convençam as pessoas a optar por uma marca, ou seja, fazer uso do merchandising para aumentar as vendas de determinados produtos.

Fazer merchandising é investir em técnicas, ações ou materiais promocionais nos pontos de venda para aumentar a exposição das mercadorias, fornecer informações sobre os produtos e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Assim, quando uma pessoa entra em sua loja para buscar algo, ela acaba não só encontrando a mercadoria desejada, mas, também, se dando conta de que pode suprir outras necessidades através do que está disponível para venda.

Neste artigo separamos algumas dicas sobre como usar o merchandising para aumentar as vendas do seu produto ou serviço. Confira os próximos parágrafos e melhore suas técnicas de divulgação.

 

Planeje a organização da loja e o merchandising para aumentar as vendas

Os produtos precisam estar visíveis, caso contrário, os consumidores não vão reconhecê-los e, consequentemente, não os comprarão. É preciso organizar as prateleiras de forma a deixar as mercadorias sempre à mostra. Além disso, é importante deixá-las sempre limpas e etiquetadas com o preço, facilitando o contato das pessoas com os produtos. O visual é de grande importância para estimular a compra, por isso, caprichar na embalagem é o início da estratégia de merchandising. O mesmo vale para vendas de serviços, o material de divulgação deve estar disposto nos locais de maior circulação e que chamem a atenção dos clientes.

 

 

Saiba onde colocar cada produto

Um cliente não começa a observar as mercadorias logo que entra em uma loja. Sendo assim, a porta de entrada não é o local mais nobre para se colocar as mercadorias. Na fila do caixa alguns produtos têm melhor saída, mas geralmente são aqueles que podem despertar um desejo mais imediato, como doces e revistas. A altura do posicionamento nas gôndolas, também influencia a visibilidade dos produtos. Entender qual o melhor local para expor cada mercadoria certamente vai ajudar a aumentar o seu fluxo de vendas. Se o seu produto não faz parte da lista de utilidades básicas, você deve posicioná-lo no caminho ou próximo dos locais onde os lojistas normalmente expõem os produtos com maior saída.

 

Agrupe as mercadorias por categorias

Não adianta colocar produtos de limpeza junto com itens alimentícios, o consumo de um não estimula ou está relacionado ao consumo do outro. Procure agrupar os produtos por “família”, ou seja, crie uma ligação entre mercadorias que sejam relacionadas. Livros casam com outros produtos culturais, itens de decoração da casa com a mobília, produtos de higiene com cosméticos, dentre outras combinações.

 

Informe as promoções

Você faz uma promoção porque está buscando turbinar a venda de algum produto, certo? Mas, como o cliente vai ser estimulado a comprar se ele não estiver ciente da promoção? Utilize cartazes, faixas, panfletos, adesivos, banners, manequins e outros elementos visuais para destacar as suas promoções e conseguir turbinar as vendas da suas mercadorias. Ações de divulgação usando sistema de som ambiente e promotores de vendas também podem ser empregadas nesta estratégia de merchandising.

 

Não deixe as prateleiras vazias

A pior experiência para um cliente é entrar em uma loja buscando um produto e não o encontrar nas prateleiras. Ele terá a visão de uma empresa vazia, sem muito a oferecer. Isso cria uma impressão ruim e desestimula o consumo na sua loja. É importante manter as prateleiras e gôndolas sempre abastecidas e a comunicação visual organizada para estimular a permanência e atender as necessidades e desejos dos clientes, fazendo com que as pessoas consumam em seu estabelecimento.

Gostou das nossas dicas sobre o uso do merchandising para aumentar as vendas? Se você já faz uso dessas técnicas no seu negócio, aproveite para se informar mais sobre o assunto lendo esse outro texto sobre como a ambientação pode influenciar as vendas da sua loja.

 

10 motivos para usar o Hiper na sua empresa