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5 dicas para treinar vendedores e lucrar mais

Descubra por que treinar vendedores é estratégico para sua loja e confira nossas dicas para ter uma equipe supercompetente.

PUBLICADO EM 16 DE novembro DE 2023 5 minutos de leitura

Poder contar com uma boa tecnologia e ter uma equipe de vendas bem qualificada é essencial para garantir bons resultados em faturamento. Contudo, não basta parar por aí. É preciso buscar por melhorias contínuas e encontrar formas de aprimorar o que já é bom. Afinal o mercado é dinâmico, seus clientes estão sempre em busca de novidades e seus concorrentes também estão se atualizando. 

Assim, investir na atualização da equipe de vendas é fundamental para empresa conseguir ir além do seu potencial e lucrar mais. A seguir, vamos oferecer algumas dicas para treinar vendedores — gastando pouco — e conseguir alavancar seus resultados. Continue a leitura e confira!

Por que é tão importante treinar seus vendedores? 

O treinamento é crucial para o sucesso sustentável de qualquer empresa, independentemente de seu setor ou tamanho. Os vendedores desempenham um papel fundamental na representação da marca e na interação direta com os clientes, sendo a linha de frente na condução de vendas e na construção de relacionamentos duradouros. 

O treinamento adequado não apenas aprimora as habilidades técnicas, como conhecimento do produto e técnicas de fechamento de vendas, mas também desenvolve competências interpessoais essenciais, como comunicação eficaz, empatia e habilidades de negociação. Além disso, a rápida evolução do cenário de negócios, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças nas preferências do consumidor, torna o treinamento contínuo uma necessidade. Vendedores bem treinados estão mais aptos a se adaptar a essas mudanças, antecipar as necessidades do cliente e oferecer soluções personalizadas, resultando em maior satisfação do cliente e, por sua vez, em melhores resultados financeiros para a empresa.  

Viu como é importante? Então confira nossas cinco dicas simples e baratas sobre treinamento de vendedores e invista no crescimento e na competitividade da sua empresa.

Dica 1: Estimule as trocas de experiências 

Faça reuniões periódicas e peça para que os vendedores compartilhem suas experiências e como elas influenciaram nos bons e maus resultados. Por exemplo, peça para um vendedor citar quais ações foram essenciais no fechamento de uma grande venda, ou quais aspectos negativos influenciaram para que determinado contrato não fosse fechado.  

Essa troca de experiências pode conduzir à elaboração de boas práticas que funcionem especificamente para a sua empresa, para o tipo de público que vocês atendem. Apesar de não ser exatamente um treinamento formal, saber o que os colegas fizeram e deu resultado pode ajudar os outros vendedores a tentar novas abordagens no trabalho e a todos terem uma performance melhor.

Dica 2: Utilize boas práticas 

E já que falamos nelas, assim que as boas práticas de vendas forem relacionadas, deixe-as listadas e leve-as ao conhecimento de toda a equipe. Isso ajudará a padronizar os processos de vendas, tornando-o mais uniforme e organizado, além de garantir que os resultados sejam melhores como um todo — em vez de haver grandes oscilações entre a equipe. Nesse caso, todos saem ganhando.  

No entanto, lembre-se que o mercado é dinâmico e mesmo as boas práticas precisam ser revistas periodicamente.

Dica 3: Aproveite os “multiplicadores do conhecimento” 

Sabemos que treinar uma equipe de vendas, principalmente quando ela é grande, é algo que demanda tempo e custos altos. Para contornar a necessidade de comprometer a produtividade e investir uma quantia elevada em um treinamento formal, selecione alguns vendedores chave.  

Esses profissionais que já se destacam naturalmente, e provavelmente já inspiram os demais, serão os responsáveis por receber o treinamento e multiplicá-lo ao restante da equipe. Assim, é possível reduzir custos na hora de treinar vendedores e ainda contribuir para uma equipe mais unida e motivada.

Dica 4: Busque conhecimento 

Antes de exigir qualificação da equipe, é necessário que o líder também busque conhecimento e aprimore sua capacidade. Dessa forma, ele também pode se tornar um multiplicador de conhecimentos e mostra para todos que está comprometido com as melhorias, dando exemplo para o resto do time e promovendo maior motivação para que os vendedores também continuem na busca por conhecimento. 

Sem contar que os treinamentos voltados para liderança ensinam a motivar a equipe, o que é muito importante como você verá na próxima dica!

Dica 5: Invista em motivação 

Treinar vendedores com foco nas habilidades técnicas é essencial para aumentar a qualificação e conseguir obter melhores resultados em vendas. Contudo, uma equipe comercial trabalha na maior parte do tempo — pelo menos deveria — através da motivação. Ela é o fator que faz com que a equipe alcance as metas e desempenhe um bom trabalho. Portanto, além de oferecer treinamentos específicos — a respeito de técnicas de abordagem, negociação, fechamento, etc. — invista também em ações que mantenham a equipe motivada. 

Como podemos ver, é possível treinar vendedores e garantir melhorias gastando pouco — o que, em tempos de redução de custos, é fundamental para as empresas. Basta colocar a criatividade em dia, procurando alternativas e contando com as ferramentas e oportunidades que existem dentro da própria equipe. 

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