A expressão “fechado para balanço” é muito conhecida e usada em diversas situações. No entanto, quando se trata de fazer o balanço financeiro da loja, muitas pessoas nem sabem por onde começar. Mas não se preocupe, a gente tá aqui para explicar tudo.
De um modo geral, balanço é um demonstrativo contábil, um relatório ou uma planilha, que apresenta a situação de uma entidade pública dentro de um período determinado. Aqui neste artigo a gente vai focar no balanço financeiro.
O que é balanço financeiro?
O balanço financeiro é mais que uma ferramenta importante para as empresas, é uma forma de se conseguir uma visão fiel do patrimônio e das dívidas. Fazer o balanço financeiro é uma importante etapa no planejamento anual, pois dá as informações necessárias para concretizar os objetivos do negócio superando eventuais obstáculos.
De uma forma simplificada, podemos falar que o balanço financeiro é um tipo de relatório em que é possível fazer um acompanhamento de todas as movimentações de recebimentos e pagamentos do negócio ao longo de um determinado período. Com ele pode-se checar a saúde financeira da empresa, tanto no geral quanto por áreas, garantindo que ela tem os recursos necessários para pagar seus compromissos e financiar seus planos de crescimento, se está dando lucro ou prejuízo.
Balanço financeiro x Balanço patrimonial
É muito comum a confusão entre os dois tipos de documento, até porque eles estão intimamente ligados, pois tratam do dinheiro movimentado pela empresa. No entanto, enquanto o balanço financeiro é um relatório que mostra o resultado financeiro dentro do período, o balanço patrimonial registra todos os bens, valores, obrigações e situações dentro deste período. É uma diferença muito sutil.
Cabe lembrar que o balanço patrimonial é obrigatório para todas as empresas, e sua loja precisa ter um registro contábil para elaborar esse documento, de modo que o balanço financeiro é muito útil na criação do balanço patrimonial.
5 passos para fazer o balanço financeiro da sua loja
Agora que você já sabe porque é importante fazer o balanço financeiro, talvez esteja se perguntando: por onde eu começo? Basta seguir os passos a seguir
1- Defina o período a ser avaliado
O balanço financeiro deve ser realizado para observar os resultados da loja dentro de um período definido. Pode ser um balanço anual, se for usado para o balanço patrimonial, por exemplo. Ou podem ser definidos períodos menores, para que você acompanhe o desempenho dos resultados mais de perto, por mês ou trimestre, por exemplo. O importante é que esse período seja definido para que todos os dados recolhidos sejam relativos às mesmas movimentações, criando um retrato fiel do desempenho da loja.
2- Contabilize ativos (A)
Chegou a hora de conferir os ativos e passivos gerados no período definido. Ativos representam os bens e direitos da sua loja e podem ser do tipo circulante (de curto prazo, como contas a receber de clientes e restituição de imposto) ou não-circulante (de longo prazo, como investimentos e imóveis).
3- Calcule os passivos (P)
Os passivos representam as obrigações do negócio. Também podem ser circulantes (de curto prazo como tributos, fornecedores e obrigações trabalhistas) e não circulantes (de longo prazo como empréstimos longos e processos).
4- Apure o patrimônio líquido (PL)
O patrimônio líquido é uma relação direta entre os ativos e passivos da empresa no período que está sendo analisado.
PL = A – P
Ele representa o capital disponível para a empresa fazer melhorias, quando positivo, ou a necessidade de rever processos, quando negativo.
5- Compare ativos, passivos e patrimônio líquido
Mais que gerar uma planilha, é preciso avaliar as informações que aparecem nela. Ao comparar as informações que foram levantadas, você poderá entender melhor se sua loja está dando lucro ou prejuízo, se ela dá lucro, mas seus passivos são muito altos, signfica que existe uma oportunidade de aumentar a margem de ganhos.
Claro que todas as decisões precisam ser tomadas com cuidado, para evitar erros gritantes como diminuir a qualidade do que é oferecido ao cliente.
Deixe o balanço da loja mais fácil
De certa forma, pensar em reunir todas as informações financeiras dentro de um período parece uma tarefa bem complicada e sujeita a erros. Imagina, buscar informações sobre empréstimos em um lugar, fornecedores em outro e pagamentos dos clientes em um terceiro ambiente. Depois ter que garantir que não houve nenhum erro de digitação. É bem complexo e é por isso que as empresas maiores contam com setores de financeiro e contábil.
No entanto, essa não é uma realidade de micro e pequenas empresas, em que muitas vezes uma única pessoa tem que desempenhar mais de uma função. Como fazer e analisar corretamente um balanço financeiro nesses casos? Uma boa solução é a adoção de sistemas financeiros automatizados, que ajudam a processar as informações e reuní-las em um único lugar. Hoje o mercado já dispõe de diversas opções, mas quanto mais ligadas a outras áreas da empresa, mais facilidade poderão oferecer.
Dica de sistema financeiro para pequenos negócios: Hiper
Quer uma sugestão de sistema que vai facilitar na gestão da sua loja e na elaboração dos seus balanços financeiros? Temos uma indicação que pode ajudar você com todos os pontos listados acima: o Hiper.
O Hiper contempla as funcionalidades essenciais para a gestão financeira e ainda te ajuda com as vendas, controle de estoque e emissão de notas fiscais, ou seja, um sistema completo. Além de todas essas vantagens, ele é indicado para mais de 30 segmentos, entre lojas, mercados e prestadores de serviços. Vale muito a pena!
Gostou das nossas dicas? Quer mais informações sobre gestão financeira ou como diminuir a burocracia no dia a dia da sua loja? Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e deixe nos comentários quais outros assuntos gostaria de ver por aqui!