Demitir um funcionário às vezes pode parecer simples, mas como todo processo ligado a gestão de pessoas, requer cuidados. Pode-se dizer que o momento da demissão é tão importante quanto o da admissão, uma vez que ambos envolvem mudanças e possuem um apelo emocional intenso, além de tratar de questões financeiras.
Um bom desligamento é aquele que preferencialmente não deixa traumas ou sequelas, que muitas vezes podem gerar passivos trabalhistas. Uma demissão tranquila decorre de um relacionamento transparente entre a chefia e o colaborador. Ou seja, é consequência de uma confiança conquistada com diálogo e respeito, que são cultivados ao longo da convivência. É utopia imaginar que uma relação conflitante, que tenha passado por momentos de tensão e estresse, culmine em um desligamento pacífico.
Um bom gestor reconhece a importância desse momento e a boa condução que o evento requer. No entanto, mesmo bons gestores podem ter dúvidas de como lidar com a situação. Por isso, a seguir, damos alguns conselhos e recomendações importantes na hora de demitir um funcionário.
1. Escolha o dia e local adequados
Não existe um “melhor” dia para demitir um funcionário, pois cada situação é única. No entanto, é aconselhável realizar a demissão em um dia que permita ao funcionário tempo para processar a informação e procurar apoio. Os melhores dias para dispensar alguém são os do início da semana, pois permitirá ao demitido tomar as providências práticas que achar necessárias em relação ao seu futuro profissional nos dias subsequentes ao invés de ficar remoendo o ocorrido durante todo o final de semana.
Busque um local adequado para dar a notícia da demissão, que seja reservado e que evite a exposição do funcionário. Sempre faça isso com respeito e profissionalismo, considerando o impacto emocional na pessoa envolvida.
2. Não aproveite o momento para resolver conflitos
É certo que ninguém é mandado embora sem motivo, mas nessa hora é bom evitar o constrangimento. Um líder não pode querer que a ocasião da demissão se transforme no momento de lavar a roupa suja. Falar de assuntos como desempenho, falta de compromisso, postura profissional, faltas e outras questões mal resolvidas entre as partes não é recomendado e só vai piorar as coisas.
Ser demitido já é ruim e a verdade é que não existe mais o que o demissionário possa fazer para reverter o quadro. O feedback deveria ter sido dado com antecedência, elencando as falhas do funcionário e alertando-o quanto a sua fraca atuação ou comportamento indevido. Se você como gestor sentir que faltou falar sobre esses pontos com quem está sendo demitido, considere rever sua rotina de feedback com a equipe.
3. Trate o funcionário com respeito
Gentileza e cordialidade não custam nada e demonstram a importância que o empregado tem para a organização. O momento da demissão é um dos mais impactantes na carreira das pessoas e tem um forte impacto na formação do conceito que o funcionário terá em relação à empresa.
Lembre-se de tratar o demitido com consideração e de forma honrosa. Tenha uma atitude séria, evitando piadinhas ou comentários inadequados quanto ao desligamento.
4. Seja transparente
Fale com clareza e objetividade, não deixe dúvidas quanto ao motivo do desligamento do colaborador. Seja verdadeiro, não importa qual seja a causa da demissão. Relate-a com franqueza, mesmo sem entrar em detalhes, mas utilizando as palavras certas, de maneira que não fique margem para interpretações equivocadas.
Para saber como se comunicar com assertividade, treine antes. Imagine as possíveis perguntas e quais são as respostas que você poderá dar. Dessa forma você evita ser pego de surpresa e pode lidar com a situação da melhor forma possível.
5. Esteja atento às questões legais
Um colaborador é diferente de um ex-colaborador. O fato de vocês terem tido um bom relacionamento de trabalho e dele ter demonstrado ser uma pessoa íntegra, não o exime de colher todas as assinaturas e prover os documentos legais que forem indicados para o momento. Nunca se sabe se a mudança de situação poderá levar alguém a ter uma intenção de mover ação contra a empresa e é melhor fazer a sua parte.
Isso garantirá que, ao demitir um funcionário, não fiquem lacunas para eventuais processos trabalhistas. Esteja munido de toda a documentação necessária, adquirida com o auxílio de um contador ou mesmo de um advogado, quando for o caso.
Com respeito e organização, o processo demissional tende a ser mais tranquilo. No entanto, cada caso é um caso. Se durante uma entrevista de demissão o funcionário se exaltar, tente manter a calma e ter empatia. Com certeza você conseguirá tornar o processo o melhor possível.