Vamos dizer que você tem os melhores preços, os melhores produtos e a melhor localização da cidade, mas mesmo assim as suas vendas não estão indo tão bem quanto o esperado. O que fazer? Talvez seja o caso de rever o layout da loja.
Algumas pesquisas, como essa realizada pela Universidade de Hong Kong, comprovaram que, além de afetar na avaliação do serviço do estabelecimento, um bom layout pode influenciar até na percepção que os clientes têm dos produtos. Já pensou nisso?
E tem mais: tem muita empresa que comete erros simples na hora de planejar o negócio e não dá a atenção devida à organização dentro da loja. Pensando nisso, criamos esse texto com os seis erros mais comuns que acontecem na hora de bolar o layout. Uma lista bem útil tanto para os grandes quanto os pequenos varejistas.
Quer saber quais são esses erros? Então vamos lá.
Erro 1: não planejar a circulação das pessoas
A loja pode ser grande ou pequena, o que interessa é que o cliente consiga andar facilmente pelo interior sem ficar preso em alguma parte e sem precisar encostar nas outras pessoas o tempo todo.
Pense os espaços de forma que os produtos fiquem expostos, mas que os clientes consigam se locomover e acessar os produtos facilmente. Isso inclui a entrada do local. Pense se é fácil para as pessoas com mobilidade reduzida entrarem na loja ou se um cadeirante conseguiria ser atendido confortavelmente.
Erro 2: deixar o cliente sem saber onde ir
Quando um possível cliente entra em sua loja, evite fazer com que ele pense demais antes de tomar uma decisão. Por isso, coloque banners, placas e faixas no chão que indiquem onde fica cada produto, o caixa e até os provadores. Facilite que ele encontre tudo o que precisa.
Lembre-se que a única coisa que esse comprador precisa pensar é qual produto levar para casa. Isso tem muito a ver com agilidade, uma das dicas que já demos sobre como melhorar a experiência de compra do cliente.
Erro 3: esquecer da relevância local
Outro erro muito comum cometido pelos varejistas é esquecer de que o seu negócio é algo que também é local e, portanto, pode (e precisa) conversar de forma agradável com os moradores daquela região — seja um bairro ou uma pequena cidade.
Por isso, dê preferência no layout da loja para os produtos mais procurados naquela localidade e até na comunicação das promoções. Analise em suas planilhas de vendas quais são os produtos de mais saída para dar mais destaque a eles no ponto de venda – fica muito mais fácil se você tiver um sistema de gestão. Você também pode conversar com seus consumidores para entender o que eles esperam.
Erro 4: oferecer na vitrine um produto que você não tem
Oferecer uma peça na vitrine que você não tem no estoque pode frustrar um comprador e fazer com que ele não volte mais naquela loja. Portanto, só anuncie aquilo que você tem condições de vender.
Sua vitrine precisa ser um reflexo do que você tem para vender dentro da loja para não gerar frustração em clientes. Caso um produto acabe, tire imediatamente da vitrine e substitua por outro.
Erro 5: não motivar as pessoas a tomar alguma ação
Datas comemorativas como Natal, Páscoa e Dia dos Namorados trazem um sentimento de urgência aos clientes e, por isso, eles acabam tomando ações mais rapidamente. No entanto, muitos lojistas se esquecem de criar esse tipo de sentimento de urgência em outros momentos do ano, seja ao oferecer produtos especiais, com tiragem limitada, ou apostando em itens relacionados a filmes do momento — como os dos heróis da Marvel ou da franquia Star Wars, sempre bastante procurados.
Coloque esse tipo de item em pontos estratégicos da loja ou até crie áreas temáticas, fornecendo uma verdadeira imersão para que seus clientes entrem no clima e façam a ação desejada.
Erro 6: não ter uma identidade visual no layout da loja
Nós já falamos por aqui sobre como a ambientação influencia nas vendas do varejo, porém, muitos varejistas ainda se esquecem de se preocupar com a identidade visual de suas lojas, um ponto que tem tudo a ver com a ambientação desses pontos. Uma boa identidade visual também deixa o cliente mais confortável dentro do espaço da sua loja, pois o mesmo se torna um ambiente reconhecível para ele.
Segundo Rich Kizer, da Vacuum & Sewing Dealers Trade Association, dos Estados Unidos, a primeira coisa que o cliente olha ao chegar na porta da sua loja é a identidade visual dela: como são as cores do chão, das paredes, os elementos das prateleiras e até dos caixas. Detalhes que podem muito bem mostrar o nível de profissionalismo e cuidado daquele ambiente.
Hora de fazer acontecer
Pois bem, depois de ler tudo isso, esperamos que tenha ficado claro quais são os benefícios de se pensar com atenção no layout da loja, certo? Portanto, agora é só ver se você não está cometendo nenhum desses erros e partir de uma vez para as vendas.