Como proceder no atendimento pós-venda

Em um mercado extremamente competitivo como o atual, é fundamental criar diferenciais para sua loja. Ser cortês com a clientela e fazer entregas no prazo é considerado obrigatório, mas para conquistar verdadeiramente a satisfação do cliente, é preciso ir muito mais longe. Engana-se quem pensa que o bom relacionamento com o público vai até o momento de finalizar a venda, muitas vezes o atendimento pós-venda é ainda mais importante que a venda em si para ganhar o cliente. Desta forma, é muito mais provável que ele volte e indique para seu círculo de amizades. Qual é a loja que não quer um resultado desses? Se você quer batalhar pela satisfação total de seus clientes, fique atento a estas dicas que preparamos para sua loja realizar um atendimento de pós-venda de primeira.

 

Disponibilize canais de relacionamento

Não é preciso ser uma empresa de grande porte para investir em canais de comunicação com o cliente. Existem várias formas de se fazer isso e certamente alguma delas é viável para sua loja. O canal mais utilizado para este tipo de relacionamento é o call center, disponibilizando atendentes de telemarketing para encaminhar críticas, sugestões e também oferecer novos produtos. Se for possível, o melhor neste caso é oferecer um número 0800 para discagem gratuita.

Outro canal de relacionamento cada vez mais utilizado é a Internet. Hospedar um chat online dentro do site da loja é uma forma eficiente para dinamizar o atendimento, mas se você não pode disponibilizar este serviço, abra um espaço para a comunicação através de formulários online e não demore para dar um retorno ao cliente.

Malas-diretas enviadas por e-mail ou correio também são importantes para comunicar novidades ou valorizar o cliente em datas especiais, por isso mantenha sempre um mailing atualizado.

Mas nada substitui o relacionamento cara a cara, por isso se a empresa tem a oportunidade de realizar a venda através de representantes, o pós-venda por ser realizado ao vivo a cada nova visita e certamente poderá ser feito de forma mais pessoal.

 

 

Prepare a equipe

Lembre-se que é a equipe de atendimento que está à frente da imagem da empresa. Seu cliente irá reconhecê-la primeiramente através do contato que tiver com os atendentes, seja pessoalmente ou pelos outros canais de comunicação. Por isso, investir em treinamentos constantes da equipe é essencial. Todos precisam estar alinhados com os princípios da loja e oferecer ao cliente sempre o melhor.

 

Fidelize os clientes

Marcar presença constantemente na vida de seus clientes é importante para aproximá-lo de sua marca, porém de nada adianta todo este empenho se ele não sentir que está fazendo boas compras. Por isso, ofereça sempre a maior vantagem que puder aos clientes que já mantém um relacionamento de longa data com sua loja. Para isso, vale realizar um sistema de pontos para fidelização ou um cadastro bem organizado para disponibilizar uma vantagem proporcional ao histórico do cliente com a loja.

 

Invista em um software de gerenciamento

Como você pode ver, para oferecer um bom atendimento pós-venda é necessário conhecer melhor o cliente. Ao contar com um software de gestão, os processos são dinamizados e sua equipe consegue realizar um cadastro mais completo de cada cliente, conhecendo desde seu os detalhes de seu histórico de compras até dados mais pessoais que podem ajudar a fazer novas vendas.

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Gestão de Lojas

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para gestão de lojas