A Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos consumidores durante o ano. Além do significado religioso, que acaba influenciando vendas no setor, a páscoa é famosa pelos chocolates, decorações e por ser um momento de união da família, o que acaba com a troca de outras lembrancinhas.
Saber aproveitar essa data comemorativa na sua loja, pode ser o segredo para aumentar as vendas durante os meses de março e abril. Além, é claro, de apresentar sua marca para novos clientes e fidelizar os já conhecidos.
Ao longo desta página, separamos dicas para ajudar você a aumentar vendas na páscoa.
Páscoa 2024
Este ano a Páscoa será comemorada no dia 31 de março.
A expectativa é que a venda de chocolates aumente 4,5% esse ano. Segundo dados da Nuvemshop, as vendas em e-commerce de PMEs em todo o País cresceram 49% no último ano. Ainda em 2023, em uma pesquisa encomendada pela Exame, as vendas totais de chocolate cresceram 10,8%, mas esse impulso veio principalmente das barras de chocolate que cresceram 13,2%, enquanto a venda de ovos de páscoa caiu 7,2%.
Para aproveitar melhor a experiência no seu comércio, confira nossas dicas!
1. Decore sua loja para a Páscoa
Decorar a loja é o primeiro passo para entrar no clima da Páscoa. Esse apelo visual pode ser bem distribuído pela vitrine, balcões de atendimento, paredes, prateleiras e outros espaços que você achar interessante destacar.
O uso de adesivos, ovos de Páscoa e elementos relacionados à data também é muito válido. Entretanto, procure não exagerar na decoração, buscando sempre equilibrar as cores e elementos para que o estabelecimento fique visualmente atrativo para os clientes. Uma boa dica é definir uma paleta de duas ou três cores para guiar a sua identidade visual.
2. Ofereça brindes relacionados
Oferecer chocolate como brinde para aumentar as vendas na Páscoa é uma excelente estratégia de fidelização. Contudo, essa não pode ser a única alternativa para agradar os clientes.
Além dos chocolates, sua loja pode investir na entrega de brindes como marcadores de livros, mensagens pascais, pequenos enfeites, entre outras opções. Agindo assim, você tem mais chances de fixar sua marca e se aproximar dos clientes.
3. Crie campanhas promocionais
A Páscoa é um ótimo momento para criar campanhas promocionais baseadas em apelo emocional e descontos incríveis.
Apesar do ovo de chocolate ser o grande astro do show, a data também destaca a importância da família e da união. Destacar a importância destes momentos e desenvolver ações que valorizem esse aspecto podem ser uma boa estratégia para a sua loja.
Você pode optar por dois caminhos: criar promoções durante o período ou criar sorteios de brindes relacionados ao tema, como cestas de Páscoa, kits de produtos de valor mais acessível e muitos outros. Você também pode optar pelos dois caminhos (inclusive recomendamos)!
4. Divulgue sua loja nas redes sociais
Se você quer atingir um maior número de clientes em potencial, é fundamental marcar presença no meio on-line. As redes sociais são ferramentas especialmente importantes durante as datas comemorativas.
Utilize redes sociais como o Instagram para divulgar seus produtos, envolver os seguidores em promoções e estimular o compartilhamento de postagens. Só não se esqueça de investir em dicas relevantes e imagens atrativas que representem o espírito da Páscoa no seu negócio! Lembre-se de utilizar a dica sobre a paleta de cores que citamos lá no início do post.
5. Personalize seu atendimento
Não adianta ter uma decoração incrível e uma ótima estratégia de divulgação na internet se o atendimento da sua loja deixa a desejar.
Principalmente em épocas como a Páscoa, é importante orientar vendedores e demais funcionários a oferecer o melhor atendimento possível, incluindo cordialidade e eficiência.
Deixe toda a equipe à par das promoções e campanhas vigentes, além de informações referentes aos produtos novos, que são exclusivos deste período.
6. Fique de olho nas tendências
Quando bem planejadas, algumas mudanças sempre são bem-vindas para a empresa. De olho nessa oportunidade, busque ficar por dentro das tendências do mercado. Algumas ideias:
Produtos personalizáveis: ovos de páscoa que podem ser decorados pelo presenteado, kits para montagem de cestas com crianças, kits com receitas temáticas para serem feitas em família. Ou seja, além do item, apresente uma oportunidade de interação entre os familiares.
Venda online e entrega: como apresentamos acima, as vendas online no período da páscoa estão em crescimento. Se você ainda não atende o digital, opte pela criação de um catálogo online e ofereça entrega para os seus produtos. Desta forma, você pode ampliar sua área de atuação, alcançando mais clientes em mais lugares.
Lançamentos das principais marcas: neste ano, são muitos os lançamentos e apostas das marcas comerciais. Além disso, produções mais artesanais também estão inovando em novos sabores, modelos e brindes. Entender o que está em alta com o seu público é a saída para acertar nas compras com seu fornecedor e vender mais!
Durante o período comemorativo, essa diferenciação pode ser suficiente para destacar seu estabelecimento na preferência de todos os seus consumidores.
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