Estamos chegando perto do final do mês e alguns negócios podem não se concretizar a tempo antes do mês acabar. Por isso, trago algumas dicas para te ajudar a fechar mais negócios nessa reta final. Primeiro, é importante lembrar que não é o ideal você deixar para bater sua meta no final do mês. Isso porque, muitas coisas podem acontecer e você pode não bater a meta.
Para tornar a venda mais ágil, encare uma postura de consultor desde o seu primeiro contato com o cliente. Essa ação faz com que a meta seja alcançada com maior facilidade. Logo, repasse a informação para toda a sua equipe. O importante aqui é mostrar ao cliente que você está realmente interessado em resolver o problema dele, e não simplesmente em fazer mais uma venda e bater a meta.
Outro ponto que auxilia você nesta tarefa, é criar uma conexão com o potencial cliente. A fidelização do cliente, permite que as suas conversões sejam mais rápidas, além é claro, desse relacionamento perdurar a longo prazo. Coloque-se no lugar do seu cliente, escute mais e fale menos. Lembre-se que a escuta ativa vai além de esperar sua vez de falar, ela envolve parar todas as suas atividades e se dedicar a ouvir o outro, isso ajuda a encontrar a melhor solução (lembre-se, somos consultores) e evita mal entendidos.
Dicas para um melhor resultado nos fechamentos do final do mês:
- Reduza as atividades burocráticas para dar mais tempo para a equipe bater a meta de venda; [Dê mais liberdade para o vendedor neste período]
- Incentive a competição saudável para auxiliar sua equipe a bater a meta de venda; [Crie um game de vendas e premie o vencedor]
- Uma boa forma de ajudar a equipe a bater a meta de venda é estimulá-los a auditar o pipeline/CRM; [Se você não se organizar você nunca conseguirá manter sua performance]
- Aponte o público com maior probabilidade de fechamento para bater a meta de venda; [Passe para seus vendedores o perfil do cliente ideal para fechamento rápido da venda]
- Para bater a meta de venda, estimule o uso de promoções; [Promoção nem sempre é baixar os preços. Você pode agregar valor, estimular pagamento à vista caso seja um produto de assinatura (aí vc dá um desconto), colocar mais serviços/produtos no pacote]
- Pergunte à equipe: “O que os top performers fazem para bater a meta de venda?”; [Mostre alguns vídeos de vendedores “de verdade” e o que eles fazem para vender]
- Oriente sua equipe a pedir o fechamento para bater a meta de venda; [Faça sua equipe ligar para os clientes que estão com negociação em andamento próximo ao deadline para saber como vai]
- Faça promoções, mas ao invés de dar desconto, adicione um produto e/ou serviço; [Agregue valor ao seu produto]
Acabe com a objeção do: “VOU PENSAR”
Sabe como? Simplesmente pergunte: Pensar em que? Ele vai te responder:
- Pensar na proposta
- Pensar se vale a pena
- Pensar se consegue pagar
- Pensar se vai ter lucro, etc
Com essas respostas você vai poder responder o que ele precisa na hora da objeção sem deixar tempo para ele pesquisar outras soluções e você vai fechar com o cliente neste momento.
#DicaBônus
Incentive sua equipe a não perder tempo nesse momento em oportunidades que não serão convertidas a tempo.
Portanto, faça com que se concentrem em:
- Oportunidades mais próximas de fechar
- Prazos realistas
- Possíveis barreiras ao fechamento da venda que podem demorar mais para serem superadas.
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