7 dicas para fazer promoção de vendas na sua loja

Por todo lado só se fala em crise. A grana está curta, mas a sua empresa precisa vender. Não dá para ficar esperando as coisas melhorarem. Sempre há uma maneira de atrair o consumidor e aumentar as vendas. E uma das formas mais eficientes de fazer isso é realizar uma promoção de vendas, que nada mais é do que um conjunto de medidas que visam aumentar as vendas em determinado período.

O sucesso dessa estratégia depende de fatores externos (reação do mercado, posicionamento dos concorrentes) e internos (planejamento, execução). Vamos focar naqueles que podemos controlar, uma vez que dependem de nossas decisões e ações.

Planejamento é fundamental nessa hora. Comece planejando bem sua promoção. Todas as demais etapas serão bem-sucedidas se o planejamento for minucioso, com atenção a cada detalhe.

Alguns cuidados são essenciais na hora de planejar uma promoção. Confira algumas dicas a seguir.

 

Determine os objetivos da promoção de vendas

Pode se incentivar a venda de determinado produto, apresentar um novo produto ou linha, reduzir estoques, conquistar novos clientes ou fidelizar antigos. Para cada objetivo, existem ações diferentes, daí a importância de saber exatamente o que se deseja. Se a meta é fidelizar clientes, por exemplo, anunciar descontos imperdíveis fará com que sua loja receba muitas visitas.

 

Defina a duração

Um dia, uma semana, um mês… uma promoção tem que ter um prazo final. Se ela se estende indefinidamente, o benefício adicional oferecido passa a fazer parte do produto ou serviço, reduzindo, assim, o seu impacto.

 

Tenha um sistema de gestão

Um software pode auxiliar no acompanhamento de todos os aspectos essenciais do negócio: a produtividade nas vendas, o controle do estoque, controle financeiro (recebimentos e pagamentos, fluxo de caixa), contabilidade e tributação. A adoção do software de gestão permitirá poupar tempo, recursos e mão-de-obra, os quais podem ser direcionados para o esforço de vendas.

 

Solicite uma demonstração

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Experimente grátis

 

Defina o público-alvo

Cada perfil de clientes requer uma abordagem específica. Por isso é tão importante definir a quem se destina a promoção na hora de elaborar as peças de comunicação: spots de rádio, cartazes, outdoors, etc. Planeje a divulgação da campanha com cuidado, de modo a alcançar o maior número possível de pessoas. Certifique-se de que sejam mostradas todas as informações necessárias, de forma clara. É importante que o consumidor possa identificar facilmente os benefícios da oferta.

 

Avalie os custos da promoção

Identifique os valores dos desembolsos necessários com a produção do material de divulgação, despesas de publicidade, brindes, etc. Assim será possível saber se a promoção é viável.

 

Defina quais benefícios serão oferecidos

Pode ser um desconto ou um prazo especial. Ou ainda vales-brindes, sorteios e jogos. O que determina qual é mais adequado é o produto a ser promovido e o perfil do público-alvo. Descreva a mecânica da promoção, ou seja, todas as ações necessárias para a sua realização.

 

Revise seu planejamento

Veja se conseguiu prever todas as variáveis importantes: objetivo, benefícios, público-alvo, prazo, recursos, comunicação. Concluído o planejamento, é hora de pôr sua promoção de vendas em ação.

 

Modelo de Política de Troca