Imagem de um modelo de cartão fidelidade para loja de roupas

Como criar um cartão fidelidade para a sua loja

O cartão fidelidade é uma estratégia barata e que pode trazer muito resultado para a sua loja. Para isso é importante que o cartão tenha um tamanho que facilite ser guardado e que os benefícios estejam visíveis para os clientes.

O cartão fidelidade é uma ferramenta fácil de ser implementada e que pode te ajudar na fidelização de clientes e no aumento das vendas. Ele pode ter vários formatos e recompensas, mas de modo geral, é um cartão onde você estipula um consumo mínimo pelo cliente (seja em valor ou em produtos) e após ele alcançar essa meta, você o gratifica com um produto ou serviço.

Ao longo deste artigo, vou trazer mais informações, modelos e formatos para te ajudar a escolher o cartão fidelidade ideal para o seu negócio. Vamos lá?

 

O modelo de cartão fidelidade mais popular

Cartão fidelidade para salão de belezaO cartão fidelidade mais popular no comércio, é aquele que tem o formato de um cartão de visitas e o cliente recebe após a sua primeira compra.

Neste cartão, é importante conter:

1) Dados da sua loja: nome, endereço, contato e redes sociais

2) Informações da promoção: quantos selos são precisos, quais os valores ou produtos que participam da promoção, qual o prêmio

Ao entregar o cartão para o seu cliente, repasse todas essas informações, é importante que fique bem claro todos os benefícios que ele terá utilizando o cartão. 

Neste momento, também é importante informá-lo sobre o prazo da promoção e se existe a possibilidade de receber um novo cartão ao terminar de preenchê-lo. Não existe nenhuma regra pré-estabelecida sobre esses pontos, vai de negócio para negócio.

Para evitar fraudes, você pode criar um carimbo, adesivo ou assinatura especial para preencher os espaços em branco.

Lugares mais utilizados: cafeterias, lanchonetes, salão de beleza, loja de roupas, lojas de presentes, floricultura, entre outros.

 

Outros formatos de cartão fidelidade

Além do formato popular de cartão, existem outras ferramentas para trabalhar a fidelização do seu consumidor. O exemplo mais popular é o cadastro do CPF, neste formato 100% digitalizado, cada vez que o seu consumidor realiza uma compra ele informa o CPF ou passa um cartão eletrônico da loja.

Com essa informação, o estabelecimento oferece descontos em produtos específicos ou o acúmulo de pontos permite a troca por prêmios ou descontos. 

Esse formato exige softwares específicos e geralmente é utilizado por redes de supermercado, materiais de construção e grandes redes de lojas.

 

Como definir a pontuação e a premiação

Na hora de montar o seu cartão fidelidade pense em um produto ou serviço que você ofereça e que tenha uma regularidade no consumo. 

Alguns exemplos: 

  • Xícara de café
  • Almoço
  • Copo de açaí
  • Manicure e pedicure
  • Serviços estéticos
  • Lavação de carroCartão de fidelidade para Floricultura

Caso você trabalhe com varejo, estipule um valor mínimo de compra, por exemplo “a cada R$ 50,00 em compras”. É preciso levar em conta, se essa pontuação faz sentido para o cliente, ele vai querer retornar ao seu estabelecimento para continuar a preencher? E também, se faz sentido para o seu negócio: você consegue realmente dar a premiação ou vai sair no prejuízo?

Depois de definir o que será contabilizado, pense na frequência. Quantas vezes o cliente precisará retornar na sua loja para ser recompensado? Em casos de consumo diário, como café e almoço, você pode aumentar o número de vezes que será preciso consumir o produto para receber um grátis. Caso o retorno seja mais difícil ou o valor de pontuação mais alto, você pode diminuir a frequência.

Para a premiação, você pode oferecer o mesmo produto que foi consumido para a pontuação, algum bônus em desconto ou até um serviço que tem pouca saída, dessa forma você consegue mostrar mais produtos e serviços que a sua loja oferece.

Lembre-se: é preciso deixar claro desde o início qual a premiação, o ideal é que esse ponto já esteja identificado no cartão.

 

Onde posso imprimir o cartão fidelidade?

O cartão precisa ser fácil de carregar, geralmente ele ficará na carteira do cliente, por isso indicamos seguir o tamanho 9 x 5 centímetros, que são as medidas aproximadas de um cartão de visita.

Caso você não tenha alguém para auxiliar na produção da arte deste cartão, consulte gráficas rápidas na sua cidade ou online. Geralmente esses estabelecimentos possuem profissionais capacitados para desenvolver uma arte com tudo o que você precisa e com a cara do seu negócio.

Cartão de fidelidade para cafeteria

Assim como as medidas, as indicações de impressão também seguem o padrão de um cartão de visitas. Isso porque, como ele é produzido em um papel mais rígido, facilitará o uso e armazenamento, dificultando o amassar ou rasgar. Mas, não precisa se preocupar com verniz ou acabamentos especiais, é importante que seja fácil de escrever no cartão, além de sair mais barato.

Para preencher os espaços em branco, você pode usar carimbos, adesivos ou alguma assinatura exclusiva, o importante é que seja fácil de preencher e difícil de fraudar. A mesma gráfica que imprime os cartões, pode te ajudar com esses materiais adicionais.

 

Por que usar o cartão fidelidade no negócio?

Como o próprio nome já diz, os cartões são uma ferramenta para fidelizar o seu cliente. 

Você se mostra como um parceiro para o consumidor e oferece um bônus pelo consumo dele. Em troca, o cliente voltará à sua loja, adquirindo mais produtos, vendo as novidades e sendo bonificado por isso.

O valor para produção dos cartões de fidelidade físico também tornam a ação mais acessível independente do tamanho do seu negócio. 

Você já utiliza cartões de fidelidade no seu negócio? Deixe um comentário avaliando a ação!

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