Imagem de uma mulher sorrindo com sacolas de compras

5 dicas para Aumentar as Vendas na Loja de Roupas

Qualidade do atendimento, uma boa decoração e conhecer bem o seu público: esses são alguns pontos essenciais para aumentar as vendas na sua loja! Quer saber mais? Continue a leitura do conteúdo!

Toda e qualquer empresa precisa vender. Porém, quando buscamos aumentar as vendas na loja de roupas, percebemos que nem sempre é algo tão fácil assim, ainda mais com a grande competitividade do mercado e um público cada vez mais exigente. 

Quando se trata de uma loja de roupas, o objetivo principal é atrair clientes e vender muito! Mas, para ter sucesso nessas metas, não adianta apenas investir em um bom ponto comercial, na qualidade do produto que será oferecido ou em estratégias de marketing extraordináriasÉ claro que não existe uma resposta direta e definitiva para essa pergunta. Afinal, o desenvolvimento de qualquer plano comercial depende de um entendimento das especificidades da empresa, do mercado e do seu público-alvo. Dito isso, algumas dicas podem ser fundamentais para lhe colocar no caminho certo. 

Neste texto, separamos alguns dos principais insights que vão ajudar sua loja, seja ela virtual ou física, a expandir seu alcance e aumentar a taxa de sucesso. Continue lendo para saber mais!

 

1) Identifique o seu público-alvo

O requisito fundamental para alavancar as vendas é o conhecimento sobre o seu público-alvo. Afinal, é a partir dele que serão organizadas todas as outras estratégias de venda da empresa. Por isso, se você quer dar um UP⬆️ nas vendas, passe a conhecer melhor as características dos seus clientes. Informações a considerar:

  • faixa etária
  • as condições socioeconômicas
  • o tipo de item que agrada mais 
  • o estilo de roupas que esse público mais compra

Saber o máximo possível de informações influencia em tudo, desde a decoração aos produtos ofertados. Lembrando que as redes sociais também são ótimas ferramentas.

Com essas informações em mãos, você pode programar as compras do estoque, adequando-as à faixa de preço e ao gosto do seu público-alvo. Além disso, será possível planejar melhor as suas estratégias de marketing, criando ações ainda mais efetivas. 

 

Infográfico - Como precificar um produto

 

2) Invista em uma boa decoração

Pode até não parecer, mas a decoração da loja faz toda a diferença para o seu cliente. Principalmente quando se trata de uma loja de roupas.

Decoração em lojas de roupas

Ao sair para fazer compras, o consumidor também está em busca, mesmo que de forma inconsciente, da experiência que ele vivenciará no ambiente. Daí a importância de se investir em uma boa decoração, que vai chamar a atenção do cliente quando ele estiver passando, fazendo um convite para entrar e conhecer a sua loja.

Quando falamos de roupas e acessórios, estamos falando de estética e beleza. A sua loja deve inspirar e representar tudo aquilo que a sua marca vende, portanto, o layout deve ser bonito e compatível com o estilo daquilo que você está vendendo.

Na hora de decorar, é preciso levar em consideração as características do seu público. Se ele gosta de coisas mais ousadas, busque cores e objetos chamativos e diferentes do comum. Por outro lado, se o cliente for mais tradicional, invista em itens mais básicos. O importante é adequar sua decoração ao seu público-alvo, de forma que ele se sinta bem e à vontade dentro da sua loja. 

 

3) Foque na qualidade do atendimento

Tenha um atendimento humanizado e procure saber as preferências dos clientes. Não importa qual é o seu público – homem, mulher, adulto ou jovem –, qualquer pessoa gosta e busca ser bem atendida dentro de uma loja. Por isso, se você quer alavancar as suas vendas, é mais do que fundamental que você busque pela qualidade do atendimento.

Para qualificar esse atendimento, é importante a participação em cursos, workshops e palestras sobre o tema, além da implementação de um programa de treinamento contínuo para os seus funcionários.

Aqui, mais uma vez, é preciso que você conheça bem o seu público. Assim, é possível adequar a linguagem e o tipo de atendimento, de forma a estabelecer a melhor comunicação possível com o cliente. Um bom atendimento é tudo. Nem sempre ele vai garantir a venda, mas, com certeza, um atendimento ruim pode ser o culpado pela perda de um cliente e pela difamação da sua marca.

 

4) Mantenha uma presença on-line

Sua loja pode ser física e, talvez, você nem deseje vender pela internet, mas é fundamental que você tenha presença digital. Hoje, boa parte dos seus clientes utilizam redes sociais e usam a rede para fazer pesquisas. Nós passamos boa parte do nosso tempo em redes sociais. Então, porque não investir nesse espaço para promover sua loja? 

Uma boa dica é procurar páginas com negócios parecidos com o seu, checar as estratégias que elas adotam e entender o que pode ser utilizado com o que você vende.

A dica aqui é criar perfis para sua loja em pelo menos duas redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo) e interagir de forma ativa com os seus clientes. Isso pode lhe render mais vendas. É importante criar uma boa estratégia, publicar conteúdo periodicamente e responder as perguntas que surgirem na página. Pode ser uma grande chance de conquistar novos clientes!

 

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5) Controle as suas vendas

O aumento significativo nas vendas resulta em uma necessidade maior de controlar seu faturamento. Afinal, de que adianta vender mais se você não sabe se está, realmente, recebendo tudo o que vendeu?

Nada mais importante para aumentar as suas vendas do que aderir à tecnologia, investindo em um bom Software de Gestão para sua loja de roupas. Esses programas automatizam diversas atividades do dia a dia de uma loja, tornando o atendimento mais rápido e agradável para o cliente.

O Hiper ajuda a sua loja de roupas e acessórios no cadastro de produtos e clientes, além de agilizar as vendas, emitir documentos fiscais e controlar o estoque. Um sistema completo para sua Loja de Roupas e Acessórios:

Além disso, os softwares de gestão permitem planejar as compras e controlar o estoque. Outra vantagem é que esses programas permitem criar indicadores para o controle mensal das vendas, ajudando na criação de ações e estratégias.

Vender não é nada fácil. Agora que você sabe como aumentar as vendas da sua loja de roupas, pode colocar as mãos na massa e começar a trabalhar para melhorar seus resultados. Lembre-se que o mundo da moda envolve diversas tendências, que devem ser acompanhadas se você quer promover produtos e experiências cada vez melhores para o seu público. Viu só como medidas simples podem ajudar a aumentar as vendas na sua loja de roupas?

E aí, acha que as dicas que passamos vão auxiliar seu negócio? Que tal continuar aprendendo? Se você está pensando em partir para o digital, preparamos essa matéria com dicas incríveis – Loja virtual ou marketplace: por onde começar? Saiba mais!

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