Gestão Financeira

DRE: O que é, Como funciona e Como fazer uma

Potencialize seus resultados financeiros! Aprenda a elaborar um DRE eficiente e aplique dicas práticas para otimizar seus negócios.

PUBLICADO EM 10 DE janeiro DE 2024 5 minutos de leitura

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) resume todas as operações financeiras da empresa em um único documento e mostra o que você mais quer saber: se teve lucro ou prejuízo

Todo empreendedor sabe que existem diversos relatórios importantes para a contabilidade de qualquer empresa. É papel do empresário conhecer esses relatórios, gerenciar sua elaboração e analisar seus resultados para que o negócio possa crescer. A DRE é um guia essencial para todo empreendedor que se preocupa com a saúde financeira do seu negócio, pois funciona como um raio-X das finanças e oferece uma visão ampla e detalhada dos resultados. 

Se você precisa eliminar todas as suas dúvidas sobre DRE de uma vez por todas, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos o que é, para que serve e como fazer uma DRE. Confira!

O que é DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) foi instituída pela lei nº 6.404 de 1976. Esse relatório reúne todas as operações de receitas e despesas realizadas na empresa durante um determinado período de tempo. Esse período pode ser anual para fins legais, trimestral em casos fiscais e mensal para fins administrativos da própria empresa.

Diferença entre DRE e Fluxo de Caixa

Por meio da DRE é possível conhecer a saúde financeira da empresa, descobrindo se o negócio gerou lucro ou prejuízo. Isso pode fazer você se perguntar: “mas, essa não é a função do fluxo de caixa?”.

O fluxo de caixa contém, sim, informações de despesas e receitas. Porém, existem duas diferenças entre ele e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): o segundo não inclui aquisições de estoque e patrimônio, mas apresenta depreciações e amortizações, diferentemente do fluxo de caixa.

Os resultados apresentados na DRE são importantes para conseguir financiamentos nos bancos, atrair investidores e cumprir obrigações fiscais, além de ajudar o empresário na tomada de decisões.

Com os custos, despesas, receitas e impostos detalhados, o empreendedor tem uma visão completa da situação financeira da empresa e consegue tomar decisões mais efetivas.

Qual é a importância da DRE?

A DRE apresenta os principais indicadores para verificar a situação financeira atual do negócio, bem como possibilita uma visão mais completa em um determinado período. Ou seja, pode ser visto como um aliado importante para o empresário e gestores e, ao saber usar esse tipo de ferramenta, fica muito mais fácil chegar a uma gestão mais efetiva. Entre as principais informações apresentadas no relatório estão:

  • confrontamento de dados relativos às entradas e saídas da companhia, expondo seu resultado líquido e desempenho operacional;
  • margem de contribuição;
  • lucro líquido sobre o faturamento da empresa;
  • ponto de equilíbrio entre ganhos e despesas etc.

Ao ter essas informações em mãos, é possível decidir a respeito de várias ações a serem executadas, por exemplo:

  • decisão sobre a realização de um empréstimo ou financiamento;
  • elaboração de um planejamento tributário e estratégico;
  • aumento de aquisições;
  • outros tipos de mudanças que devem ser realizadas, bem como aquelas que precisam ser mantidas.

Como fazer uma DRE?

Apesar de não existir um modelo de DRE pronto para ser preenchido, a legislação determina quais tópicos devem aparecer na Demonstração e em qual ordem, independentemente do tamanho da empresa. Confira a seguir quais são essas informações:

Como fazer uma DRE

Receita bruta
(–) deduções
= receita líquida
(–) custo de mercadoria ou serviço vendido
= lucro bruto
(–) despesas com vendas
(–) despesas administrativas
(–) despesas financeiras
= resultado operacional líquido
(–) despesas extra operacionais
= resultado antes IR e CS
(–) provisões IR e CS
= resultado líquido

Primeiro, você deve apresentar a receita bruta de vendas. Desse valor, excluindo os abatimentos, descontos, devoluções e impostos, você terá a receita líquida. Para ter o lucro bruto basta deduzir o custo das mercadorias e serviços desse valor.

Depois, excluindo as despesas com vendas, administrativas e financeiras do lucro bruto, você terá o valor do resultado operacional líquido, que pode ser lucro ou prejuízo. Então, basta deduzir os valores com impostos para chegar ao resultado líquido.

Conte com a ajuda da tecnologia

Como você pode perceber, é preciso ter o registro de todas as operações de vendas da empresa para evitar erros na hora de fazer a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Para isso, contar com a tecnologia é uma excelente ideia. Ter um software para elaborar uma DRE permite que você reduza ou até mesmo elimine as chances de falhas, além de elaborar o relatório em muito menos tempo.

Ao aprender a fazer a leitura da sua DRE, é possível visualizar a saúde do seu negócio com maior facilidade e precisão. Assim, na hora de tomar decisões, você terá dados confiáveis para saber se está no momento de cortar gastos com algo específico ou se é possível usar o lucro para investir ainda mais no seu negócio – como vender uma nova linha de produtos ou serviços, comprar novos equipamentos e materiais ou até mesmo abrir novas lojas com o objetivo de expandir sua marca.

Agora que você já sabe como fazer um DRE de forma eficiente, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática!

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.