Gestão Financeira

O que é lucratividade e como calcular em pequenos negócios

A lucratividade é um indicador que representa o quanto de lucro sua loja gera em cima do valor das venda.

PUBLICADO EM 16 DE agosto DE 2021 4 minutos de leitura

Para descobrir se o seu negócio é capaz de cobrir custos e gerar lucro, é necessário saber o que é lucratividade e como calcular esse valor. Mesmo em um pequeno negócio, trabalhar com esse tipo de análise é muito benéfico. Encontrar esses valores te ajudará a prever novos investimentos e passar por meses com um histórico de vendas baixas.

Continue a leitura!

O que é lucratividade?

A lucratividade é um indicador em forma de porcentagem que representa o quanto de lucro sua loja gera em cima do valor das vendas após a dedução de impostos e de outras despesas.

Ela diz respeito à eficiência operacional de uma empresa, possibilitando saber se o negócio é capaz de cobrir seus gastos e ainda gerar lucro. Por meio do cálculo da lucratividade, você pode tomar decisões em relação às vendas. Se o negócio é sazonal, por exemplo, é preciso garantir margens maiores para que a empresa possa funcionar bem nos meses de menor movimentação. Além disso, por ser um valor percentual, pode ser comparado aos resultados de outras empresas do seu setor de atuação.

Como Calcular a Lucratividade

Para saber a lucratividade da sua loja, primeiro você precisa estabelecer um período de cálculo. Pode ser um dia, uma semana, um mês, semestre ou ano. Quanto ao período, fique livre para avaliar o intervalo de tempo que você desejar e for útil para você.

Depois de selecionar o período de tempo, é preciso obter dois números sobre ele:

Lucro Líquido: é o que sobra das receitas após a subtração de custos fixos, despesas variáveis e impostos. Se esse resultado é negativo, você tem prejuízo, e não lucro. Já a receita total é aquilo que a empresa ganha. No caso de lojas, geralmente resulta diretamente das vendas.

Receita Total: é o montante sem os descontos, tudo o que a sua empresa recebeu no período selecionado.

Para saber a lucratividade da empresa, é preciso dividir o Lucro líquido pela receita total. Esse valor vai ser multiplicado por 100 para se obter a porcentagem. Na imagem abaixo vemos o esquema do Cálculo de Lucratividade:

Cálculo de Lucratividade

Exemplo de como calcular a Lucratividade

Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo real:

Digamos que você tem uma pequena loja de roupas e quer saber se teve ou não lucro no mês de Julho de 2021. Durante esse período, todo o dinheiro que entrou no seu caixa somou R$ 25.000,00, essa é a sua receita total. Após pagar as despesas como aluguel e outros gastos fixos, salários de colaboradores e impostos, sobrou no caixa da empresa R$ 5.000,00, esse é o seu lucro líquido.

Colocando esses valores na nossa conta, ficamos com o seguinte cenário:

Exemplo de lucratividade em uma loja

Ou seja, durante o mês de julho de 2021, a sua loja teve 20% de lucro. Isso significa, que a cada real investido na empresa, você teve 20 centavos de retorno. Se o resultado da sua conta for positivo, significa que você está lucrando, do contrário, estaria tendo prejuízo.

Benefícios de Calcular a Lucratividade

Saber o que é lucratividade e como calculá-la é uma importante ferramenta de gestão para a sua loja. Primeiramente, ela permite saber como o seu negócio está caminhando, se está dando lucro ou prejuízo.

Uma outra aplicação deste método, serve para analisar dados passados e como agir no futuro. Explico melhor: faça a análise mês a mês do último ano, tem algum mês que teve um aumento ou uma queda considerável? Talvez seja uma questão sazonal, atente-se para fazer uma reserva de segurança por esses meses.

É importante calcular também a lucratividade ano a ano, desta forma você consegue acompanhar o desempenho da sua loja ao longo dos anos e saber se no apanhado geral ela também está com um bom desempenho ou não.

Por fim, é importante lembrar que lucratividade e rentabilidade são duas coisas diferentes.

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.