Ações de Marketing

Catálogo digital: como pode te ajudar nas vendas

Chegou o momento de criar um encarte online para sua loja e alcançar resultados melhores para sua loja.

PUBLICADO EM 15 DE agosto DE 2023 6 minutos de leitura

Um catálogo digital é como encarte de ofertas feito para ser enviado online. Com ele, é possível lembrar seus clientes dos benefícios de comprar em sua loja e até divulgá-la para novos consumidores. Saiba mais no nosso texto!


Com o crescente avanço da presença da tecnologia no cotidiano das pessoas, a forma que o consumidor faz suas compras também mudou. Hoje é mais cômodo escolher um produto pelo celular com poucos cliques, do que se deslocar até as lojas procurar pelo que deseja. Se você não quer ficar atrás nas vendas, é interessante ficar de olho no que acontece no mercado e se atualizar.

Uma forma de trazer sua loja física para o mundo virtual é divulgando um catálogo digital. Essa ferramenta possibilita que sua loja chame atenção e acompanhe essa mudança de comportamento dos consumidores, fazendo com que seu produto esteja no lugar em que seu cliente está procurando. Além de ter um custo reduzido, já que não precisa ser impresso, você pode alcançar pessoas de qualquer região com um catálogo online.

A seguir, vamos explicar melhor o que é, quais são os benefícios e como você pode utilizar essa ferramenta. Aproveite a leitura!

O que é um catálogo digital?

Catálogos vêm sendo usados há décadas por empresas de diversos segmentos. Ele consiste em uma lista, organizada, com intuito de agrupar aquilo que você oferece para o seu cliente. Um catálogo virtual nada mais é que uma forma otimizada dessa ferramenta, diminuindo custos de impressão e distribuição e levando os seus produtos pela internet para mais pessoas.

Você pode criar um catálogo digital com fotos, descrição, preço e informações sobre como o seu produto pode ser adquirido. Sempre visando a interatividade do cliente, quanto mais informação ele tiver sobre seu produto, mais interessado o consumidor ficará em adquirir. Esse tipo de encarte digital serve para levar até ele o que você pode fornecer, não só em termos de produtos, mas também de facilidades de pagamento, diferenciais da loja etc.

Como o catálogo digital pode ajudar a vender mais?

O catálogo funciona como um encarte digital, em que você remove as barreiras físicas da sua loja e leva seus produtos a qualquer lugar. Dessa forma, apresenta eles aos consumidores sem os custos de impressão ou transporte. Existem muitas opções para fazer essa divulgação, por exemplo:

  • Redes sociais (como Instagram, Facebook, WhatsApp)
  • Disparo de e-mails
  • Download no seu site
  • Aplicativos
  • Anúncios online

É importante que você mantenha todas as informações atualizadas, desta forma seu público sempre verá ofertas e informações atuais. 

Vantagens de ter um catálogo online

O catálogo ou encarte digital é uma exibição precisa do que você está vendendo e isso traz muitos benefícios para sua empresa:

  • Evita desentendimentos, pois registra as informações e condições relacionadas à venda por escrito.
  • Economiza tempo tanto do lojista quanto do consumidor, pois deixa as informações importantes sempre à mão.
  • Evita gastos com impressão, pois não é necessário fazer uma nova versão física da peça toda vez que atualizar um preço ou adicionar um novo item à venda.
  • Aumenta o alcance da marca, pois os próprios consumidores passam a divulgar as ofertas que acham imperdíveis.
  • Melhora a visibilidade do seu site, uma vez que o catálogo digital se torna uma nova porta de entrada para seu site. Desta forma, a visibilidade da sua loja aumenta, assim como o reconhecimento da marca e, claro, as vendas.
  • Criar catálogos personalizados para cada tipo de cliente.

Como fazer seu encarte online

O seu catálogo digital pode ser feito em programas de imagens tradicionais, por profissionais de design gráfico ou publicidade que irão entregar um ou mais arquivos de imagem para que você faça a divulgação. Caso a sua loja não tenha orçamento, você pode contar com sites como o Canva entre outros editores de imagens disponíveis online. 

Essas ferramentas são bastante intuitivas e já trazem modelos para ajudar a construir seu catálogo de produtos, sem complicações. Para pequenos empreendedores sem verba para comunicação, vale a pena explorar essa alternativa.

Esteja onde o seu cliente está 

O comportamento dos consumidores vem mudando. Cada vez mais, eles estão presentes na internet e esperam que as lojas das quais eles compram, também estejam. Ou seja, se você não estiver onde seu cliente procura, o seu negócio pode ficar fora da jogada. Essa é mais uma das formas que um catálogo digital pode ajudar a sua loja. Com a presença online, você alcança um público que conversa diretamente com a sua marca e só tende a crescer.

Disponibilizar informações sobre os seus produtos na internet, pode ajudar na escalabilidade do seu negócio. Isso porque a comunicação da sua marca e do seu leque de opções, alcançará muito mais clientes do que um catálogo impresso conseguiria. Essa diferença, contribui inclusive para que você alcance novos públicos e mercados.

Dica Extra: personalize seu catálogo online

Clientes diferentes têm necessidades diferentes. O catálogo digital permite personalizar propostas de acordo com o que mais combina com o perfil de seu cliente. Se a sua loja atende a múltiplos públicos, é possível criar diferentes versões. 

Você pode distinguir seu público pelas preferências, mantendo a identidade de marca, mas usando imagens que sejam mais adequadas para eles e dando prioridade às ofertas que irão chamar mais a sua atenção. Dessa forma, cada vez mais, você irá  indicar o produto certo para o cliente certo. 

Dica Extra 02: mantenha a organização

Para facilitar na hora de criar seu encarte digital, você precisará saber como está o seu estoque, ou seja, quanto de cada produto tem disponível. Também precisará calcular qual desconto poderá anunciar de forma que chame a atenção do público sem dar prejuízo para a loja.

Todas essas tarefas podem tomar muito tempo de um gestor, mas se a loja contar com um sistema de gestão, fica muito mais fácil. Um sistema como o Hiper permite que o empreendedor consulte essas informações em instantes, e tenha os insights certos para fazer um ou vários catálogos digitais, atraindo um público estratégico para a loja. 

Agora que você já sabe o que é e como ele pode te ajudar, que tal começar a criar o seu próprio catálogo digital? Confira outros artigos do nosso blog para mais dicas e se você não encontrar a sua dúvida, deixe ela pra gente nos comentários!

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