Como vender pelo Instagram? Confira essas 5 dicas práticas

Com mais de 500 milhões de contas ativas diariamente, o Instagram se tornou uma rede social na qual as pessoas passam uma boa parte do tempo. Por consequência, estratégias sobre como vender pelo Instagram passaram a fazer parte da lista de conhecimentos que empresas de todos os portes desejam adquirir.

Esse é o seu caso? Então, confira abaixo algumas sugestões para transmitir mais credibilidade ao seu perfil e melhorar a forma com que sua empresa interage com os clientes. Continue a leitura e mãos à obra!

 

1. Tenha um perfil comercial

Converter seu perfil pessoal do Instagram em um perfil comercial dará à sua empresa acesso a informações que podem ser bastante úteis para o seu negócio, como o número de contas únicas que visitaram seu perfil ou que clicaram em links incluídos nele.

O processo para alterar o formato do seu perfil é bem simples. O único requisito é possuir também uma página no Facebook, que será conectada ao perfil da empresa no Instagram.

 

2. Conte uma história

Não só no Instagram, mas em todas as outras redes sociais em que sua empresa esteja presente, é importante o perfil seja utilizado para transmitir uma mensagem, tanto sobre a sua companhia quanto sobre o setor no qual ela atua.

Pense em postagens que contem um fato interessante ou passem uma mensagem relevante para seus seguidores. Você pode até brincar com algum meme ou frase engraçada, mas pense em formas de adaptá-las e conectá-las com os temas tratados no seu perfil comercial.

 

Modelo de Política de Troca

 

3. Capriche nas imagens e vídeos

Instagram é uma rede essencialmente visual. O que isso quer dizer? Que a qualidade das imagens que você postar lá fará toda a diferença para definir o sucesso e o engajamento que sua empresa conquistará na plataforma.

Procure contar com o trabalho de um designer gráfico, fotógrafo e/ou editor de vídeo para elaborar conteúdo para a página. Faça também um benchmarking com empresas concorrentes para entender como elas atuam.

Finalmente, elabore uma linha editorial de, no mínimo, três meses. Feito isso, produza as artes e conteúdos de cada mês e faça acompanhamentos frequentes para verificar qual tema ou formato de postagem faz mais sucesso entre os seus seguidores.

 

4. Utilize a função Stories

A função Stories, na qual as fotos e vídeos enviados pela conta são apagados 24 horas após a publicação, é um dos recursos de maior sucesso do Instagram.

Após cerca de um ano de sua estreia, a ferramenta alcançou uma média de 250 milhões de usuários produzindo esse tipo de conteúdo todos os dias. E o mercado já percebeu que as Stories geram mais engajamento e fidelização por parte dos clientes.

Então, pense em como sua empresa pode fazer uso desse recurso. Que tal  anunciar promoções, dar dicas do mercado ou fazer vídeos mais leves, mostrando o dia a dia da empresa? Os seguidores vão adorar, e se sentirão mais próximos do seu negócio.

 

5. Dedique-se

Ao ver todas essas dicas e o potencial de negócios que o Instagram oferece, é comum que o primeiro impulso seja fazer uma conta comercial ou, caso você já tenha uma, voltar a produzir conteúdo. Mas calma!

Assim como todas as redes sociais, é importante que haja dedicação e responsabilidade para o gerenciamento desse perfil. Ou seja, caso você não possa dispor de uma equipe que consiga cuidar dessa rede, é melhor adiar a ideia por um tempo.

Não há motivo para se frustrar! Tudo isso faz parte de um projeto sustentável, algo muito importante para que sua empresa cresça cada vez mais forte. Afinal, o planejamento é fundamental para que as suas estratégias de negócio alcancem os resultados esperados por você.

 

Quer saber mais sobre vendas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos para vender mais na sua loja: