Confira 5 técnicas de persuasão para vendas

persuasão para vendas

Persuadir é convencer alguém de alguma necessidade ou situação; é levar alguém a aceitar um argumento seu. As técnicas de persuasão, quando bem aplicadas, podem ser muito úteis no ramo de vendas. Essa é uma das ferramentas mais poderosas da psicologia e é bastante usada para cativar clientes em potencial.

Por isso, no post de hoje, apresentaremos 5 técnicas para que você consiga mais clientes e saia na frente dos seus concorrentes usando o convencimento a seu favor.

 

1. Empatia

Ser empático é ter a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Essa é considerada a fonte das técnicas de persuasão; afinal, o cliente precisa sentir empatia com o vendedor para aceitar suas ideias. Se o vendedor procura sentir o que o cliente sente, terá melhor compreensão do que ele deseja e, dessa forma, acaba por criar um vínculo com ele.

Com isso, será possível atender às necessidades do cliente de maneira acolhedora. Conhecer bem as características e o perfil do atendido gera um clima de sintonia que desabrocha em confiança em relação ao vendedor. Assim, o vendedor poderá influenciá-lo em suas decisões de compra.

 

2. Reciprocidade

Ser recíproco é se situar em uma relação de dois lados ao menos parecidos. Quando alguém nos faz um favor, por exemplo, temos a sensação (por educação) de ter que devolver aquele benefício, para não sermos ingratos ou inadequados na interação social.

Um presente inesperado pode captar clientes. Além da sensação de agrado, despertará neles a compulsão de retribuir o favor. Por isso, algo simples como oferecer uma amostra grátis pode ser uma estratégia muito efetiva.

 

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3. Aprovação social

Diante da insegurança de uma decisão, costumamos observar as ações dos demais, em busca de aprovação social. Por exemplo: quando procuramos um lugar para frequentarmos que traga diversão e bom atendimento em uma região que não conhecemos bem, parece mais sensato entrar em um local movimentado e cheio do que em um local menos visitado.

Seguir as tendências que os outros nos mostram é uma situação comum em nossa sociedade. Em sites, blogs e redes sociais, a aprovação pode ser encontrada pelos clientes, por meio de mensagens de recomendações e notas, que podem ser deixadas e analisadas por interessados no seu negócio.

Esteja atento ao seu serviço e à qualidade dos produtos para se certificar de que receberá uma saudável exposição de qualificações.

 

4. Destaque dos benefícios

Para aplicar técnicas de persuasão de venda, você precisa destacar quais são os benefícios adquiridos pelo cliente junto ao seu produto ou serviço. Vale a pena extrapolar o atual momento da compra e levar o comprador a idealizar o futuro com seu produto e como vai tirar proveito com essa aquisição na sua vida ou trabalho.

Vale lembrar que isso é diferente de pressionar ou “empurrar” uma venda. Escolha bem as palavras e entenda as necessidades do cliente para evitar uma tentativa de vender algo pelo qual ele não estiver interessado. O cenário pode afastá-lo e fazer com que ele tenha a imagem de um vendedor desesperado.

 

5. O princípio da escassez

O que você oferece deve ser especial, tão especial que os clientes devem estar cientes do que perderão se deixarem de fazer a compra. Por exemplo, se a transação não for feita naquele instante, pode ser que não encontrem mais ou precisem esperar um bom tempo até poder adquirir o que estiver colocando no mercado. Normalmente, as pessoas se sentem mais envolvidas com o que é raro, difícil de conseguir.

Estas técnicas de persuasão ajudarão seus funcionários a serem mais efetivos em suas vendas, podendo alavancar as compras e captar mais clientes.

 

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