Ações de Marketing

Como usar o Instagram para aumentar suas vendas

Descubra como criar uma loja no Instagram e saiba o que postar nos stories da loja para vender e faturar mais.

PUBLICADO EM 10 DE agosto DE 2023 12 minutos de leitura

Ter uma loja no Instagram é uma ótima oportunidade para quem está começando um empreendimento e não tem muito dinheiro para investir. A rede social já reúne um grande público e oferece muitas ferramentas para pequenos empreendedores. Saiba mais a seguir.


As lojas no Instagram são uma oportunidade para empresas de diferentes tamanhos. Elas funcionam como vitrines, em uma experiência totalmente imersiva para os consumidores. Afinal, ao acessar o perfil de uma marca, eles podem acessar toda a sua história, conhecer seus diferenciais e ainda descobrir novos produtos sem sair do Instagram.

Os clientes acessam a loja de algumas formas: a partir da conta comercial do Instagram ou clicando em publicações no Feed e Stories. Se estiverem vendo os produtos, eles poderão explorar coleções e procurar e comprar produtos, tanto pelo smartphone quanto pelo desktop.

Neste post, apresento algumas dicas para ajudá-lo a utilizar esse recurso e como ele pode aumentar o faturamento da sua empresa. Confira!

Como criar uma loja no Instagram

Quem quer saber como vender no Instagram muitas vezes não pensa que a operação toda é muito estruturada. Para começar, é preciso ter uma conta comercial no Meta, empresa dona do Instagram. No site da empresa, você encontra um passo a passo de como configurar sua loja para começar.

O que é preciso?

Antes de ter a sua loja na rede social, é preciso configurar o Gerenciador de Comércio. Para isso, verifique se:

  • Você é um administrador do Gerenciador de Negócios da Meta.
  • Sua Página do Facebook e a conta comercial do Instagram estão conectadas à mesma conta do Gerenciador de Negócios.
  • Você tem permissões de gerenciamento para sua Página do Facebook.
  • Você tem permissões de gerenciamento para seu catálogo.
  • A empresa tem um site.

Configure sua loja no Instagram

Se você obedece aos critérios acima, já pode configurar sua loja. Confira nosso passo a passo:

  1. Entre no Gerenciador de Comércio.
  2. Clique em Começar, abaixo de Comece a usar as lojas.
  3. Decida como você deseja gerenciar sua loja.
  4. Selecione onde você deseja que os clientes finalizem a compra: no site, por mensagem ou com a finalização da compra no Facebook ou no Instagram.
  5. Escolha onde você deseja configurar sua vitrine virtual e selecione a conta do Gerenciador de Negócios associada a ela.
  6. Selecione um catálogo de produtos existente ou crie um novo.
  7. Selecione as configurações de envio e devolução.
  8. Confira os detalhes da loja, analise o Acordo do Comerciante e clique em Criar sua loja.

Loja criada, é só começar a subir os produtos do catálogo e começar a vender.

Use o Instagram Stories para vender mais

O Instagram Stories surgiu em 2016 e revolucionou a produção e o compartilhamento de conteúdo na famosa rede social de imagens. Além disso, conseguiu derrubar o concorrente Snapchat. O Brasil, além de ser o segundo colocado com mais usuários no Instagram, logo embarcou no Stories quando a ferramenta surgiu.

Sua principal funcionalidade é dar aos usuários a possibilidade de criarem vídeos ou fotos de momentos, que desaparecem após 24 horas. Além disso, pode ser adicionado stickers, emojis e músicas para enfeitar a publicação. Também é possível criar enquetes e bate-papos para aumentar o engajamento com os seus seguidores. 

Os desenvolvedores da funcionalidade, afirmam que o desaparecimento após as 24 horas é para estimular os usuários a compartilharem momentos sobre suas atividades diárias. Por esses motivos, o Instagram Stories pode ser uma excelente ferramenta de vendas para a sua loja. 

Isso porque o Stories ativa o gatilho da escassez, ou seja, o que está ali é por tempo limitado, o que leva os consumidores a tomar decisões por impulso e fechar as compras mais rapidamente.  Veja nossas dicas sobre o que postar nos stories de loja. 

Faça lives

Utilizando a ferramenta de maneira correta, é possível captar leads e desenvolver o alcance orgânico, mas, para realizar uma live de sucesso, é preciso de alguns conhecimentos a mais.

Sabemos que um grande número de visualizações não é o suficiente para impactar nos resultados da sua empresa, afinal, se esses visitantes não se transformarem em leads, não será possível fazer a conversão futuramente. 

Para aumentar a exposição das lives, sempre que uma inicia, o instagram gera uma notificação. Esse tipo de conteúdo atrai pessoas interessadas no assunto e a página tem grande chance de ser acessada. Quanto maiores os acessos, mais contatos você consegue. A partir daí, você pode criar ações para captar dados das pessoas que acessaram a sua live. 

Um outro ponto importante de ressaltar, é que na aba “explorar” do Instagram, ficam expostas as lives que tiveram um bom nível de interação. Ou seja, se alguém interessado no seu conteúdo perdeu a transmissão ao vivo, poderá assistir a live mesmo depois de já ter sido encerrada. 

Assim como qualquer assunto no marketing, é preciso de um planejamento antes de efetuar a ação. É necessário, primeiramente, entender qual é o público-alvo que você quer alcançar com essa transmissão. Planeje o que você irá dizer, criar um roteiro e segui-lo é essencial para gravações de vídeos e se encaixa aqui também. Crie um cenário agradável e grave de uma maneira que tudo ao redor se encaixe com o que você está falando, e principalmente: divulgue. Não conte só com a sorte na hora do ao vivo, divulgue em diversos canais e de forma antecipada, para que quem tiver interesse em assistir, já se programe também para ter o tempo livre no momento da live. 

Para criar engajamento, não conte somente com as dúvidas naturais dos usuários. Aposte em frases e perguntas que criem curiosidade e troca com as pessoas que estiverem assistindo. Estimule seus seguidores a comentar, deixar dúvidas, opiniões e considerações nos comentários. Assim, você cria proximidade e pode, até mesmo, citar algumas das frases durante a live, mencionando o user que comentou, o que estimula outras pessoas a fazerem o mesmo e interagir.

Mostre os bastidores

O Instagram é uma rede social que tem foco nos acontecimentos cotidianos, principalmente o stories. Por isso, uma excelente maneira de se aproximar dos clientes e fortalecer essa relação, de modo que ela possa resultar em vendas, é apresentando os bastidores da loja. Essa também é uma oportunidade de humanizar a empresa e aproximá-la dos seus clientes.

O Stories é ideal para isso, já que o registro pode ser feito de forma instantânea e passageira. Apresente a rotina da loja, os colaboradores que trabalham nela, bastidores de promoções e eventos, prévia das novidades, entre outros assuntos que possam ser interessantes para que o cliente se sinta parte do seu negócio e conheça mais sobre o seu dia a dia. Esse formato é excelente para apresentar a cultura da sua empresa para os clientes. 

Para continuar mantendo as premissas de entretenimento e interação, explore sua criatividade na hora de exibir os produtos. Apresente clientes usando seus produtos, utilize efeitos de suspense para apresentar novas mercadorias, inclua links para loja virtual (se você tiver), faça enquetes sobre qual produto os clientes preferem. 

A melhor forma de se aproximar de seus clientes é humanizando sua marca e dando cara a ela. Mostrar os bastidores da sua empresa, eventos, rotina e ações divertidas, é uma maneira simples e rápida de se aproximar de quem está do outro lado da tela.

Aproveite os recursos

O Instagram Stories tem vários recursos que você pode usar para apresentar sua loja na rede social e aumentar a interação com os clientes. Lembre sempre de que o que os seguidores buscam nas redes sociais é entretenimento e diversão. Portanto, aproveite os recursos disponíveis no aplicativo para encantá-los.

Você pode usar ferramentas para editar as imagens como os filtros, aplicar stickers, que são como adesivos com diferentes desenhos, ou GIFs, que são animados e ajudam a transmitir emoções como humor ou drama. Você também pode marcar a localização da sua loja, criar hashtags ou até mesmo adicionar músicas ao fundo da imagem ou vídeo. 

Outra dica bastante divertida é criar enquetes, essa é uma forma fácil de interagir com seus seguidores e conhecê-los um pouco mais sobre o seu público. Pergunte coisas que vão instigá-los e despertar curiosidade.

Apps que ajudam

Além dos recursos disponíveis no próprio aplicativo, é possível usar também outros aplicativos que foram criados especialmente para gerar conteúdos no stories. Se você não tem muito tempo ou criatividade para manter os stories sempre bonitinhos e atualizados, uma dica é aproveitar aplicativos que facilitam esse processo, com layouts prontos e facilmente editáveis.

Aqui vamos deixar uma lista de aplicativos que desenvolvem essa função para quem deseja saber como interagir no Instagram stories de loja, caso você queira experimentá-los:

Unfold: Oferece muitos recursos grátis e conta com pacotes pagos com opções de montagens diferentes, fontes e filtros.

Inshot: Esse app é para quem vai apostar em vídeos. Com ele, você pode facilmente fazer vídeo com música e fotos, recortar vídeo, rodar vídeo, desfocar o fundo, adicionar texto e adesivos.

PicsArt: Especialmente para mobile, você consegue editar de forma divertida e rápida no seu celular, outra funcionalidade do aplicativo é que ele permite que sejam feitas pesquisas de imagens gratuitas.

Canva: Se não o melhor, é um dos melhores aplicativos para esse tipo de função. Oferece uma diversidade enorme de layouts prontos e editáveis, com gráficos, formas e desenhos. 

Como criar link de venda no Instagram

Uma forma fácil de vender no Instagram é com essa função para os stories. Nem todas as contas estão com essa função habilitada, mas ela é interessante por não exigir que o perfil tenha mais de 10 mil seguidores para funcionar. Se a função estiver disponível para sua conta, confira o que você precisa fazer:

  1. Crie um story no Instagram com uma foto ou vídeo. 
  2. Clique na figurinha de carinha feliz, localizada na parte superior da tela.
  3. Escolha a opção “Link” – é a figurinha com fonte azul.
  4. Cole seu link de pagamento.
  5. Posicione o link onde você quer que ele apareça na foto e clique em “Seu story” para publicá-lo. 

Lembre-se que, se a sua conta comercial tiver mais de 10 mil seguidores, pode ativar a opção de “arrastar para cima” e incluir um link de pagamento. Neste caso:

  1. Crie um story.
  2. Selecione o botão do link que aparece na parte superior direita.
  3. Cole seu link de pagamento.
  4. Publique.

Invista em anúncios patrocinados

Se o seu objetivo é alcançar muitas pessoas nas redes sociais, você deve considerar investir em anúncios patrocinados. O Instagram, assim como o Facebook, limita o número de pessoas que recebem os seus anúncios diretamente no feed e visualizam o conteúdo de um perfil. Desta forma, os anúncios pagos são uma forma de atingir um número maior de pessoas.

No Stories, é possível fazer anúncios patrocinados, eles resultarão em maior visibilidade para sua loja. Além disso, pode ser uma excelente ferramenta para aumentar as conversões. Isso porque, além de alcançar um número maior de pessoas, você pode segmentar os anúncios para um público de pessoas com chance reais de ter interesse naquilo que você está promovendo. 

Crie um cronograma de stories para loja

Um cronograma ou calendário editorial nada mais é que uma programação das postagens que serão feitas ao longo de um período. Para o público da sua loja vai ser mais fácil conferir suas postagens se ele souber quando elas serão feitas. Ou seja, será melhor que você tenha uma certa regularidade quanto ao dia e horário da semana em que irá colocar os conteúdos na rede.

Você pode dividir os dias da semana para temas específicos, assim irá criar um hábito junto aos clientes. Mas, para organizar, considere os seguintes passos:

  1. Defina quais são os conteúdos permanentes, aqueles que sempre serão postados. (Ex.: ofertas da semana, novidades etc.)
  2. Eleja os conteúdos prioritários, o que você quer que receba mais atenção.
  3. Defina a rotina de postagem da sua loja.
  4. Estabeleça o orçamento para impulsionar os posts e ações mais relevantes.
  5. Tenha metas e formas de avaliar a performance.

O ideal é que esse planejamento seja feito com a antecedência de um mês, assim os principais posts estarão sempre prontos e você estará livre para fazer alguma ação de oportunidade. Conferir se as metas foram alcançadas no final do período também é super importante. Isso ajudará você a investir mais do que dá retorno e a melhorar no que não estiver performando tão bem. 

Como você viu, o Instagram Stories apresenta grandes oportunidades para as empresas brasileiras se conectarem com os clientes e realizarem vendas. Além de seguir nossas dicas, não deixe de analisar os resultados das suas ações para saber o que mais funciona com seu público especificamente!

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