Vendas

5 dicas para seu mercado atrair mais clientes

Os desafios que surgem para quem gere mercados são muitos, e podem aparecer em qualquer etapa da tomada de decisões.

PUBLICADO EM 29 DE dezembro DE 2020 6 minutos de leitura

Os desafios que surgem para quem gere mercados são muitos, e podem aparecer em qualquer etapa da tomada de decisões. Logística, estoque e gestão são processos que podem tirar o sono desses profissionais, que devem estar sempre atentos a inovações tecnológicas que simplifiquem a rotina.

Embora essas preocupações sejam frequentes, nenhuma delas requer tanta criatividade quanto as dicas que vamos abordar neste artigo, pois elas exigem que os profissionais aliem seus conhecimentos teóricos de marketing à realidade de suas lojas. Todo gerente de mercado se pergunta de maneira constante: o que fazer para atrair mais clientes?

Pensando nisso, preparamos este guia com as principais dicas que vão tornar seu mercado imbatível na aquisição de consumidores! São mudanças que você pode fazer na configuração da loja, nas estratégias de atração e nas promoções que podem ser implementadas para mudar a dinâmica do seu estabelecimento e aumentar suas vendas. Confira!

 

Inove para atrair mais clientes

Clientes estão sempre à procura de novas experiências, e no setor de vendas, é comum que gestores não se atentem a esse fato — já que costumamos associar a palavra inovação à tecnologia.

No entanto, inovação é muito mais do que isso, e a principal maneira de utilizá-la no seu estabelecimento para atrair mais clientes é oferecendo benefícios exclusivos, que se tornam diferenciais dos seus serviços em relação aos principais concorrentes. Uma das ferramentas de marketing mais poderosas continua sendo o boca a boca, e um atendimento excepcional é a chave para conquistá-lo.

Aumentar a variedade de marcas e produtos disponíveis no seu comércio é uma das formas de inovar. Um dos grandes triunfos de lojas como a Araujo — que nasceu como farmácia e cresceu para uma ampla rede de lojas de conveniência, que oferece inúmeros tipos de produtos, utilizando a estrutura 24h —, por exemplo, é a diversificação.

Em um mercado, que já oferece ampla gama de produtos, isso pode significar investir em nichos interessantes aos seus consumidores, como produtos sem glúten ou orgânicos, que seriam difíceis de encontrar nos seus concorrentes.

Criar esse tipo de espaço dentro do seu mercado e treinar seus profissionais para responder às principais dúvidas dos consumidores é uma maneira de associar bons serviços a produtos especializados, conquistando definitivamente uma nova fatia do mercado.

 

Divulgue ofertas exclusivas pelas redes sociais

Você já sabe que os seus clientes estão on-line, e é provável que seu mercado já tenha um site, uma fanpage no Facebook ou outros canais de interação na internet. A questão, no entanto, é: seu estabelecimento faz um uso inteligente desses espaços ou está desperdiçando oportunidades incríveis de tornar-se mais popular com o auxílio da rede?

Utilize a fanpage do seu estabelecimento para divulgar as ofertas do dia ou da semana, publicando artes atraentes e cheias de imagens dos produtos em destaque. Preocupe-se com a qualidade visual dessas peças, já que elas devem atrair os consumidores. Tente deixá-los com vontade de conferir pessoalmente aquelas ofertas.

O momento econômico que vivemos é particularmente favorável para esse tipo de iniciativa, já que, com a crise, os consumidores estão cada vez mais atentos ao preço que pagam por cada item. O ato de pesquisar antes de comprar voltou a fazer parte das nossas vidas, e a internet é fundamental nessa hora.

Utilize os anúncios da sua fanpage de maneira inteligente, focando no público local e levando o nome do seu mercado para pessoas que ainda não o conhecem. Conquiste de vez esses consumidores com um bom atendimento também pelas redes sociais, tirando dúvidas e oferecendo a esse público a informação que ele procura, atraindo atenção com suas principais ofertas.

 

Identifique as áreas de maior destaque na sua loja

Melhorar a utilização de espaço na sua loja é uma forma incrível de atrair atenção para produtos que não têm tanta saída ou oferecem uma melhor relação de rentabilidade. Identifique as principais áreas do seu mercado e quais prateleiras atraem mais atenção, utilizando-as para dar destaque a esses itens.

Coloque ali kits promocionais, ofertas de compra em quantidade do tipo “leve mais por menos” e produtos com grandes descontos para que o consumidor não resista a levá-los para casa.

 

 

Ofereça soluções completas

Já percebeu que, cada vez mais, os programas de culinária e bem-estar focam em oferecer soluções que resolvem a vida dos espectadores de uma só vez? Receitas completas para receber os amigos e que conseguem impressionar sem criar mais problemas do que soluções, por exemplo, são uma tendência.

Seu mercado pode utilizar técnicas semelhantes e agrupar produtos por ordem de necessidade, tornando uma sessão de compras otimizada à rotina dos seus clientes. Crie áreas de venda cruzada, associando produtos que o cliente tende a comprar de uma só vez.

Onde há strogonoff congelado deve haver um stand de batata-palha, por exemplo. As prateleiras de macarrão não devem estar muito longe das de molho de tomate e, assim, vender mais acaba sendo uma questão de organização.

 

Faça ofertas relâmpago

A urgência é sua amiga no setor varejista, e o consumidor deve sentir que aquela é a última oportunidade de aproveitar uma oferta. Muitas vezes vamos ao mercado com pressa, mas quem faz compras com frequência conhece o estado da sua dispensa e quais produtos terão que ser adquiridos em breve.

Deixe claro que os produtos de um determinado stand estarão em oferta apenas hoje, e perceba o quanto isso aumenta o fluxo de venda daqueles itens. Sinalize visualmente o tempo da oferta, suas condições e, principalmente, o desconto obtido em cada produto.

Ao simplificar a tomada de decisão do seu cliente, dando a ele o máximo de informação possível sobre uma compra, a urgência funciona a seu favor. Em vez de sentir-se pressionado a comprar algo, o consumidor identifica uma oportunidade e a aproveita. Bom para quem adquire e melhor ainda para o seu estabelecimento.

Gostou dessas dicas para simplificar  a sua vida na hora de atrair mais clientes para o seu mercado? Esse texto tornou mais simples a tarefa de aumentar as vendas da sua loja e obter resultados expressivos na hora de fechar o caixa? Então compartilhe-o nas redes sociais!

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