Saiba como engajar a sua equipe de vendas

Engajar equipe de vendas

Uma equipe de vendas é parte vital de qualquer empresa que deseje o sucesso. Sendo a parte responsável por terminar de convencer o cliente a realizar a compra, essa equipe precisa estar comprometida com a sua função. A verdade, entretanto, é que muitas equipes estão desmotivadas e com a falta de engajamento surge a falta de resultados. Para evitar que isso aconteça com você, veja a seguir como engajar a sua equipe de vendas.

 

Forneça treinamentos

O mercado muda a todo instante e seus vendedores precisam estar preparados para acompanhar essas mudanças. Para que isso seja possível, entretanto, é indispensável que sejam oferecidos treinamentos contínuos. Esses treinamentos devem servir paras que os vendedores se atualizem sobre os produtos, sobre os clientes e sobre os métodos de venda, reciclando conhecimento e aumentando a sua eficiência.

É muito importante que os treinamentos sejam relevantes e interessantes, com uma abordagem prática e que realmente chame a atenção dos vendedores.

 

 

Apresente cases de sucesso

Nesse sentido, apresentar cases de sucesso também ajuda a engajar a equipe de vendas, inclusive em relação ao próprio treinamento. Mostre empresas que engajaram suas equipes e o que elas conseguiram disso.

Mais do que mostrar os benefícios para a empresa, mostre como isso pode mudar a vida dos vendedores ― maiores comissões, mais expertise e satisfação pessoal são apenas alguns dos efeitos.

Se a equipe puder ver na prática que esse engajamento traz resultados positivos então é bem provável que todos se sintam estimulados a participar e colaborar cada vez mais.

 

Crie metas

Engajar também precisa significar apontar para um destino e por isso a definição de metas é tão importante para garantir que todos estejam indo para o mesmo lado. Sem metas, a equipe de vendas não tem nenhum senso de direção de onde estão partindo e para onde estão indo, o que prejudica o engajamento.

Assim, é muito importante definir metas realísticas, mas desafiadoras e que exijam de toda a equipe o comprometimento necessário para criar o engajamento desejado.

 

Tenha um programa de benefícios

Com metas definidas, você precisa criar um incentivo a mais para que elas sejam alcançadas e por isso ter um programa de benefícios é altamente benéfico para aumentar o engajamento.

Os benefícios podem incluir, por exemplo, prêmios ou valores em dinheiro. Eles fazem com que cada vendedor se sinta muito mais estimulado a bater as metas previamente definidas.

Ao gerar um senso de competição positivo, o engajamento é elevado e, principalmente, integralizado para toda a equipe.

Mais do que saber como engajar a sua equipe de vendas é preciso pensar em por que fazer isso. A verdade é que uma equipe engajada aumenta o volume de vendas e, com isso, torna-se mais produtiva, lucrativa e rentável.

Além disso, uma equipe engajada também diminui o custo de aquisição por cliente por ser mais eficiente e também diminui a rotatividade da equipe.

Vendedores mais satisfeitos e realizados transmitem isso para os clientes, que se sentem mais estimulados a comprar ou conhecer o produto, gerando um ciclo benéfico para toda a empresa.

Engajar a equipe de vendas significa criar uma equipe muito mais produtiva, eficiente e rentável, aumentando o volume de vendas. Para isso, uma boa gestão é indispensável, através da definição de metas e garantia de benefícios. O resultado final é o alcance de resultados cada vez melhores e de uma equipe mais preparada.

Como você faz para engajar a sua equipe de vendas? Qual a maior dificuldade encontrada por você? Compartilhe sua experiência e comente!

 

Quer saber mais sobre vendas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos para vender mais na sua loja: