Gestão Administrativa

O que é um sistema de gestão ERP?

O ERP é um sistema de gestão empresarial que entrega mais agilidade nos processos do dia a dia. Saiba mais!

PUBLICADO EM 05 DE janeiro DE 2024 9 minutos de leitura

Quem busca melhorar a gestão da sua loja, certamente já encontrou informações sobre o ERP, o sistema de gestão empresarial que promete mais agilidade nos processos do dia a dia. Mas talvez, mesmo em meio a muitos conteúdos sobre o assunto, ainda tenha sobrado algumas dúvidas e nós vamos responder algumas delas aqui neste artigo. Confira!

O que é sistema ERP?

Podemos resumir o ERP como uma ferramenta que auxilia na gestão dos negócios. Não importa qual seja o tipo de empresa e quais departamentos ela tenha, é possível criar um sistema ERP como módulos específicos para suas necessidades de gestão.

Dessa forma, o sistema ERP é um software de gestão integrada que dá ao gestor o acesso a todas as informações relevantes da empresa, sejam elas de compras, vendas, estoque, produção, logística, financeiro ou controladoria. Isso permite que ele possa tomar decisões fundamentadas em dados precisos, na real situação de cada departamento. 

O que considerar na hora de escolher um ERP para sua empresa?

Uma vez que ERP é um tipo de software, você pode imaginar que existam muitas opções disponíveis no mercado. Certamente alguns serão a resposta que sua organização busca, enquanto outros estarão longe de oferecer as funcionalidades desejadas. Por isso, reunimos nove dicas sobre como escolher o melhor o melhor sistema ERP para as necessidades sua empresa. O sistema…

1 – Oferece recursos para as áreas da sua empresa.

Antes de começar a buscar por um sistema ERP, é importante ter uma visão clara das necessidades de negócio. Entenda que recursos a empre precisa e busque uma ferramenta que entregue todos os recursos desejados. Isso é importante para garantir a correta integração entre as áreas e ter a agilidade desejada. 

2 – Pode ser acessado de qualquer lugar

Sistemas que funcionam online, ou seja, podem ser acessados de um computador conectado à internet, oferecem mais segurança e comodidade. Isso porque evitam que a empresa perca as informações em uma pane de computador, ou que o gestor fique sem acesso em caso de viagem. Quando perguntar sobre o assunto, confira os requisitos para acessar o ERP. Se ele máquinas muito potentes, talvez se torne uma dor de cabeça para companhia. 

3 – É um sistema de fácil implantação

A adoção de um novo sistema irá exigir a adaptação de toda a equipe, de modo que quanto mais simples for essa mudança, melhor para todos. Verifique quanto tempo será preciso para que o novo sistema ERP esteja funcionando e se esse processo irá impedir o funcionamento da empresa por alguns dias.

4 – Tem um preço dentro do orçamento

O preço de um software pode variar bastante e isso vale para os sistemas ERP. Antes de escolher o que irá adotar, defina qual o valor disponível no orçamento. O ERP é para ser uma ferramenta que traga benefícios para a empresa e um rombo financeiro não é uma forma boa de começar. Se o valor pré-definido for abaixo da média de mercado, o ideal é refazer as contas para buscar uma forma de viabilizar a compra.

5 – Cheque a relação custo x benefício

Por outro lado, mesmo que o ERP esteja dentro do orçamento da empresa, é preciso entender se ele se paga, ou seja, se oferece os benefícios compatíveis ao seu custo. Pergunte sobre funcionalidades, relatórios, integrações e processos automatizados para saber o quanto ele será efetivo.

6 – Oferece escalabilidade se a empresa crescer

Com o aumento na agilidade da gestão da empresa, provavelmente será possível pensar em novas formas de fazer os negócios prosperarem e crescerem. Com isso, é preciso saber se o ERP adotado estará preparado para acompanhar esse crescimento, afinal você não vai querer mudar de sistema em um momento tão importante.

7 – Dá treinamento e suporte 

Adotar a nova ferramenta de gestão vai exigir o aprendizado do funcionamento do software. Nem sempre o gestor e as outras pessoas da equipe conseguem aprender isso intuitivamente, nem é a forma mais adequada de tirar o melhor proveito das funcionalidades. Então pergunte sobre treinamento e se oferecem uma equipe de suporte para as ocasiões em que surgirem dúvidas. 

8 – Tem experiência em seu nicho de atuação

Um software que já é utilizado para atender empresas do mesmo nicho que a sua provavelmente irá entregar as funcionalidades que você busca. Dessa forma, se houver dúvida entre dois fornecedores e, um deles tiver essa experiência enquanto o outro não, nossa dica é escolher quem já é especilista no ramo.

O Hiper, por exemplo, oferece sistemas de gestão para lojas, mercados, empresas de serviços e vários segmentos. 

9 – É um parceiro bem recomendado

Depois de tantas perguntas técnicas, vale a pena buscar saber o que os outros clientes do sistema ERP falam dele. Quem é bem recomendado pelos clientes e parceiros tem menos chances de deixar a desejar. Converse com essas pessoas, pergunte sobre as maiores dificuldades, vantagens e sobre o atendimento.

7 perguntas sobre ERP online

1 – O que é um ERP online?

Um ERP online é um software de gestão empresarial que fica armazenado na internet, ou seja, funciona como um site. Ele vai oferecer todas as ferramentas para a gestão das diversas áreas da empresa, mas as informações estarão seguras na nuvem e podem ser acessadas de qualquer computador, usando o login e a senha.

Essa solução oferece mais agilidade na gestão e mais segurança no processamento de dados, uma vez que uma pane em um computador deixa de ser um problema grave para se tornar algo a se resolver facilmente.

2 – Sistema ERP é tudo igual?

Não. Existem muitos tipos de Sistema ERP e essa variedade visa atender diferentes tipos de empresa e necessidades de negócios. Por ser um software, também é preciso pensar que alguns sistemas são mais amigáveis ao usuário enquanto outros são destinados a pessoas com mais prática em plataformas digitais.

É importante conhecer a interface do sistema, fazer muitas perguntas sobre sua usabilidade e entender como o ERP se integra aos programas de gestão que já são adotados, para saber se a adoção vai fornecer os benefícios esperados.

3 – O Sistema ERP mais usado vai ser o melhor para mim?

Nem sempre. Cada empresa tem necessidades únicas, próprias de seu ramos de atuação. A plataforma ERP que melhor vai atender sua loja deve pensada para facilitar a comunicação entre os diferentes setores (como logística, financeiro, marketing, vendas etc.) e não necessariamente a mais famosa.

4 – Como escolher um ERP online?

Para escolher um sistema de gestão para sua loja, procure uma plataforma que seja recomendada pelos usuários, especializada em empresas do mesmo setor que a sua, que ofereça treinamento e suporte.

Uma boa opção é fazer um teste gratuito, para conferir se o software oferece tudo o que sua loja precisa. O teste é uma chance de checar usabilidade, curva de aprendizado, integração entre as áreas e agilidade que o ERP oferece. 

Teste um ERP para sua loja online ainda hoje.

5 – Preciso fazer curso para usar um software ERP?

Não deveria ser necessário. Um bom sistema ERP tem uma configuração intuitiva, é fácil de usar e oferece um treinamento rápido, após a instalação. O sistema deve aumentar a agilidade na empresa e não causar um problema.

De qualquer forma, quando estiver pesquisando sobre os sistemas ERP para sua loja, pergunte sobre o treinamento: quanto tempo ele dura e se é cobrado.

6 – O ERP é indicado para empresas pequenas?

Sim! Em pequenas empresas, normalmente, as equipes também são enxutas e o software pode representar uma grande ajuda para a gestão como um todo. Sem contar que existem sistemas ERP leves, com preços acessíveis e que não exigem um maquinário custoso.

Uma pequena empresa pode ganhar muita produtividade com o apoio de uma plataforma especializada, que ofereça insights para melhoria operacional nos diferentes setores. 

7 – O Hiper é um ERP?

Sim! O Hiper é um sistema ERP único, pois é pensado para o pequeno varejo com uma estrutura simples, enxuta e acessível. No Hiper, o gestor conta com funcionalidades para faturamento, controle de estoque, gestão financeira, documentos fiscais e ferramentas especiais para varejo digital.

As ferramentas do pacote de varejo digital facilitam na hora de anunciar produtos nas maiores plataformas do mercado, sem burocracias e com uma estrutura completa. O pacote digital do Hiper integra o online com o offline, fazendo toda a gestão em um só lugar.

A inteligência artificial do ERP do Hiper usa o código de barras do produto para pesquisar um banco de dados com mais de 60 mil produtos e acrescentar informações como imagem, preço, medidas e descrição. Isso ajuda os produtos a ranquearem bem, contribuindo para a performance da loja.

Tem mais dúvidas sobre o Sistema ERP do Hiper?

Nesse artigo trouxemos algumas dúvidas muito comuns sobre a plataforma ERP online, mas talvez você ainda tenha alguma pergunta para fazer. Aqui no blog do Hiper você encontra muito conteúdo sobre tecnologia e dicas para melhorar a eficácia nos negócios. 

No site do Hiper você consegue entender mais a fundo cada funcionalidade, além de fazer um teste gratuito do ERP. E , claro que, se você quiser, também pode deixar sua dúvida nos comentários. Nossa equipe terá o maior prazer em buscar a informação para responder.

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.