A importância de oferecer produtos de qualidade no varejo

Que devemos criar ou comprar produtos de qualidade, todos já estamos cansados de saber! Mas você já parou para se questionar o que significa essa tal qualidade? Essa é a pergunta de ouro, principalmente quando consideramos que, hoje, o consumidor está cada vez mais exigente. Não basta fazer mais do mesmo, é preciso buscar sempre o aprimoramento, e o primeiro passo é definir os parâmetros para realizar as melhorias, ou seja, definir qualidade.

O termo pode ser compreendido de diversas formas, e todas elas nos ajudam a entender um pouco sobre o que deve ser buscado e pensado quando elaboramos um produto ou procuramos um fornecedor. Para que você fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre o assunto, resolvemos falar um pouco sobre produtos de qualidade, bem como apontar a sua importância no varejo. Confira, a seguir!

 

As variadas dimensões da qualidade

Quando você compra um produto e chega à conclusão de que ele tem qualidade, certamente avaliou, mesmo que inconscientemente, algumas de suas características. Isso acontece porque o termo, na verdade, é multidimensional. Tudo começa no atendimento e termina no momento em que o seu cliente finalmente começa a usar o produto. Essa experiência de compra irá definir, como em uma conta de somar, se o cliente percebeu ou não o atributo da qualidade.

Dentre as variadas dimensões do termo, destacam-se o desempenho, o atendimento, a durabilidade, a aparência, as características acessórias (detalhes), a qualidade percebida (força da marca) e, finalmente, a confiabilidade. Se você vende um produto e percebe que todos esses atributos estão presentes, é sinal de que você está no caminho certo para garantir o sorriso do seu cliente e, consequentemente, o retorno à sua loja. Portanto, pense em cada um desses pontos antes de revender qualquer produto.

 

 

Afinal, porque a qualidade é tão importante?

Sabemos que a qualidade é importante, não restam dúvidas sobre isso. Mas o que acontece com o comportamento da sua clientela quando você começa a revender produtos assim? Para começar, pode ter certeza de que ela está cada vez mais exigente, mas não para por aí!

Além de aumentar as vendas do seu negócio, a questão da qualidade está intimamente ligada à construção da identidade da sua empresa. Ou seja, você vai proporcionar uma experiência memorável para o seu público-alvo e reforçar o posicionamento da marca no mercado, ganhando em competitividade e fidelizando a clientela.

É importante destacar que, com o crescimento constante da concorrência no varejo – independentemente do nicho explorado, por sinal –, o branding, ou seja, a construção da sua marca, é fundamental para que a sua empresa consiga sobreviver e crescer.

 

Como conquistar a qualidade?

A procura por bons fornecedores já é um bom começo, afinal, são eles que garantem os estoques e oferecem os produtos. Portanto, procure por fornecedores parceiros, que atendam prazos e forneçam bons preços, afinal, eles serão revertidos diretamente para os seus clientes.

Treinamentos também são fundamentais, pois, como vimos, uma das várias dimensões da qualidade é o atendimento. Os vendedores precisam estar preparados para receber o público, conhecer o produto vendido e, acima de tudo, estarem comprometidos com as metas da empresa. Seguindo por esse caminho, você certamente terá muito mais sucesso no seu negócio!

Gostou das nossas dicas? Que outros aspectos você considera importantes sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 

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