Saiba como usar o Instagram Stories para gerar vendas na sua loja

O Instagram Stories surgiu em 2016 e revolucionou a produção e o compartilhamento de conteúdo na famosa rede social de imagens. Além disso, conseguiu derrubar o concorrente Snapchat. O Brasil, além de ser o segundo colocado com mais usuários no Instagram, logo embarcou no Stories quando a ferramenta surgiu.

Sua principal funcionalidade é dar aos usuários a possibilidade de criarem vídeos ou fotos de momentos, que desaparecem após 24 horas. Além disso, pode ser adicionado stickers, emojis e músicas para enfeitar a publicação. Também é possível criar enquetes e bate-papos para aumentar o engajamento com os seus seguidores. 

Os desenvolvedores da funcionalidade, afirmam que o desaparecimento após as 24 horas é para estimular os usuários a compartilharem momentos sobre suas atividades diárias. Por esses motivos, o Instagram Stories pode ser uma excelente ferramenta de vendas para a sua loja. 

 

 

Neste post, apresento algumas dicas para ajudá-lo a utilizar esse recurso e como ele pode aumentar o faturamento da sua empresa. Confira!

 

Faça lives

 

Segundo pesquisa da Cisco, os vídeos irão corresponder a 82% de todo o tráfego na internet até 2021. O Instagram, inclusive, já aproveitou essa tendência para lançar o IGTV, recurso que permite o compartilhamento de vídeos mais longos. Além disso, a Cisco também aponta que as lives, ou seja, os vídeos ao vivo, serão 13% deste volume.

Isso acontece, porque o audiovisual cresceu bastante nos últimos anos, principalmente nas redes sociais. Criar formas de inovar para se destacar, portanto, é essencial. As lives oferecem uma boa chance de fazer isso, além de aumentar o engajamento da sua página com o seu cliente. 

Utilizando a ferramenta de maneira correta, é possível captar leads e desenvolver o alcance orgânico, mas, para realizar uma live de sucesso, é preciso de alguns conhecimentos a mais.

 

 

Sabemos que um grande número de visualização não é o suficiente para impactar nos resultados da sua empresa, afinal, se esses visitantes não se transformarem em leads, não será possível fazer a conversão futuramente. 

Para aumentar a exposição das lives, sempre que uma inicia, o instagram gera uma notificação. Esse tipo de conteúdo, atrai pessoas interessadas no assunto e a página tem grande chance de ser acessada. Quanto maiores os acessos, mais contatos você consegue. A partir daí, você pode criar ações para captar dados das pessoas que acessaram a sua live. 

Um outro ponto importante de ressaltar, é que na aba “explorar” do Instagram, ficam expostas as lives que tiveram um bom nível de interação. Ou seja, se alguém interessado no seu conteúdo perdeu a transmissão ao vivo, poderá assistir a live mesmo depois de já ter sido encerrada. 

 

 

Assim como qualquer assunto no marketing, é preciso de um planejamento antes de efetuar a ação. É necessário, primeiramente, entender qual é o público-alvo que você quer alcançar com essa transmissão. Planeje o que você irá dizer, criar um roteiro e segui-lo é essencial para gravações de vídeos e se encaixa aqui também. Crie um cenário agradável e grave de uma maneira que tudo ao redor se encaixe com o que você está falando, e principalmente: divulgue. Não conte só com a sorte na hora do ao vivo, divulgue em diversos canais e de forma antecipada, para que quem tiver interesse em assistir, já se programa também para ter o tempo livre no momento da live. 

Para criar engajamento, não conte somente com as dúvidas naturais dos usuários. Aposte em frases e perguntas que criem curiosidade e troca com as pessoas que estiverem assistindo. Estimule seus seguidores a comentar, deixar dúvidas, opiniões e considerações nos comentários. Assim, você cria proximidade e pode, até mesmo, citar algumas das frases durante a live, mencionando o user que comentou, o que estimula outras pessoas a fazerem o mesmo e interagir.

 

Mostre os bastidores

O Instagram é uma rede social que tem foco nos acontecimentos cotidianos, principalmente o stories. Por isso, uma excelente maneira de se aproximar dos clientes e fortalecer essa relação, de modo que ela possa resultar em vendas, é apresentando os bastidores da loja. Essa também é uma oportunidade de humanizar a empresa e aproximá-la dos seus clientes.

O Stories é ideal para isso, já que o registro pode ser feito de forma instantânea e passageira. Apresente a rotina da loja, os colaboradores que trabalham nela, bastidores de promoções e eventos, prévia das novidades, entre outros assuntos que possam ser interessantes para que o cliente se sinta parte do seu negócio e conheça mais sobre o seu dia a dia. Esse formato é excelente para apresentar a cultura da sua empresa para os clientes. 

Para continuar mantendo as premissas de entretenimento e interação, explore sua criatividade na hora de exibir os produtos. Apresente clientes usando seus produtos, utilize efeitos de suspense para apresentar novas mercadorias, inclua links para loja virtual (se você tiver), faça enquetes sobre qual produto os clientes preferem. 

A melhor forma de se aproximar de seus clientes é humanizando sua marca e dando cara a ela. Mostrar os bastidores da sua empresa, eventos, rotina e ações divertidas, é um maneira simples e rápida de se aproximar de quem está do outro lado da tela.

 

Aproveite os recursos

O Instagram Stories tem vários recursos que você pode usar para apresentar sua loja na rede social e aumentar a interação com os clientes. Lembre sempre de que o que os seguidores buscam nas redes sociais é entretenimento e diversão. Portanto, aproveite os recursos disponíveis no aplicativo para encantá-los.

Você pode usar ferramentas para editar as imagens como os filtros, aplicar stickers, que são como adesivos com diferentes desenhos, ou GIFs, que são animados e ajudam a transmitir emoções como humor ou drama. Você também pode marcar a localização da sua loja, criar hashtags ou até mesmo adicionar músicas ao fundo da imagem ou vídeo. 

Outra dica bastante divertida é criar enquetes, essa é uma forma fácil de interagir com seus seguidores e conhecê-los um pouco mais sobre o seu público. Pergunte coisas que vão instigá-los e despertar curiosidade.

 

 

 

Além dos recursos disponíveis no próprio aplicativo, é possível usar também outros aplicativos que foram criados especialmente para gerar conteúdos no stories.
Se você não tem muito tempo ou criatividade para manter os stories sempre bonitinhos e atualizados, uma dica é aproveitar aplicativos que facilitam esse processo, com layouts prontos e facilmente editáveis.

Aqui vamos deixar uma lista de aplicativos que desenvolvem essa função, caso você queira experimentá-los:

 

Unfold: Oferece muitos recursos grátis e conta com pacotes pagos com opções de montagens diferentes, fontes e filtros.

Inshot: Esse app é para quem vai apostar em vídeos. Com ele, você pode facilmente fazer video com musica e fotos, recortar vídeo, rodar video, desfocar o fundo, adicionar texto e adesivos.

PicsArt: Especialmente para mobile, você consegue editar de forma divertida e rápida no seu celular, outra funcionalidade do aplicativo é que ele permite que seja feitas pesquisas de imagens gratuitas.

Canva: Se não o melhor, é um dos melhores aplicativos para esse tipo de função. Oferece uma diversidade enorme de layouts prontos e editáveis, com gráficos, formas e desenhos. 

 

Invista em anúncios patrocinados

Se o seu objetivo é alcançar muitas pessoas nas redes sociais, você deve considerar investir em anúncios patrocinados. O Instagram, assim como o Facebook, limita o número de pessoas que recebe os seus anúncios diretamente no feed e visualizam o conteúdo de um perfil. Desta forma, os anúncios pagos são uma forma de atingir um número maior de pessoas.

No Stories, é possível fazer anúncios patrocinados, eles resultarão em maior visibilidade para sua loja. Além disso, pode ser uma excelente ferramenta para aumentar as conversões. Isso porque, além de alcançar um número maior de pessoas, você pode segmentar os anúncios para um público de pessoas com chance reais de ter interesse naquilo que você está promovendo. 

Como você viu, o Instagram Stories apresenta grandes oportunidades para as empresas brasileiras se conectarem com os clientes e realizarem vendas. Além de seguir nossas dicas, não deixe de analisar os resultados das suas ações para saber o que mais funciona com seu público especificamente!

 

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