Segurança para lojistas – 5 dicas para prevenção

Segurança loja

O lojista, pela natureza de sua atividade, está sempre exposto a ações de criminosos. Estes, além de roubarem produtos e quantias em dinheiro dos estabelecimentos comerciais, tiram também a vida de inocentes. Os prejuízos causados pela violência não são apenas materiais, mas também psicológicos, gerando medo e insegurança às pessoas.

A seguir, veja cinco dicas que o lojista deve seguir para garantir a sua proteção, com ênfase na prevenção, mudança de atitudes e comportamento.

 

1. Melhore sua infraestrutura

Para manter sua loja segura, possibilite que o ambiente interno possa ser visualizado a partir do ambiente externo. Caso contrário, indivíduos passam a ter acesso ao local onde ficam depositados os valores financeiros, não podendo ser identificados por pessoas que circulam na rua.

Recomenda-se a utilização de portas e janelas de vidro, que possibilitam a visualização total ou parcial do interior do estabelecimento. Outros obstáculos posicionados na fachada da loja, como adesivos decorativos e inúmeros manequins, também podem prejudicar a visualização. No turno da noite, a mantenha completamente iluminada para evitar possíveis ações de criminosos.

 

2. Instale sistemas eletrônicos de segurança

O investimento em sistemas eletrônicos de segurança caracteriza-se pela perspectiva do lojista em garantir a proteção de seus clientes e patrimônio. Porém, para que este investimento não se transforme em prejuízo, recomenda-se a definição do que você quer proteger e como deseja ser informado caso ocorra alguma violação na segurança.

Caso sejam instalados de maneira inadequada, eles deixam de atender às expectativas do lojista. É aconselhada a implantação de sistemas de alarmes integrados ao monitoramento de imagens. Assim, caso haja um disparo de intrusão, a imagem do local será disponibilizada. Eles também permitem identificar o motivo desse disparo a partir de um ponto distante do estabelecimento, seja na residência do lojista ou na central de monitoramento da empresa responsável pelo serviço.

 

Modelo de Política de Troca

 

3. Evite manter elevadas quantias de dinheiro

Durante o horário de atendimento, mantenha pequenas quantias de dinheiro nos caixas e no departamento financeiro da loja. O acesso ao ambiente onde ficam depositados as quantias em dinheiro deve permanecer fechado e com níveis diferenciais de segurança. No caso dos pagamentos dos funcionários, realize-os através de transferência bancária.

 

4. Contrate serviços de segurança privada

Para potencializar a proteção do seu patrimônio, principalmente em épocas de movimentação intensa, opte pela contratação de segurança privada. No entanto, lembre-se de procurar apenas empresas autorizadas pela Polícia Federal. Discuta os parâmetros que você julga necessários para o nível de proteção desejada e os formalize através dos contratos de prestação de serviços de segurança privada.

 

5. Proteja-se

Ao se deslocar até o estabelecimento, o lojista deve evitar trafegar em locais mal iluminados, alternar o seu percurso sempre que possível e não optar pela padronização de horários. Caso esteja transportando uma quantia em dinheiro, é preferível que ele ande acompanhado por uma pessoa de confiança. Não é aconselhado o transporte de altos volumes numerários, pois os riscos de abordagem de criminosos são maiores. Se possível, contrate o serviço de transporte de valores. Mantenha também comunicação constante com as lojas próximas à sua, visando criar uma rede mútua de apoio.

 

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