Gestão de Lojas

Como escolher um sistema para loja de roupas?

Melhorar a gestão da sua loja de roupas passa pela melhoria de cada processo. A gente ajuda você a escolher a ferramenta certa para o seu negócio.

PUBLICADO EM 30 DE maio DE 2023 8 minutos de leitura

O mercado de moda está em constante transformação e é muito disputado. Para se manter relevante e ganhar destaque frente aos concorrentes, o empreendedor precisa ter uma gestão excepcional do seu negócio.

A organização de cada área é imprescindível, e apesar dela poder ser realizada de uma forma tradicional, sem o apoio de ferramentas tecnológicas, com a adoção de softwares especializados o gestor ganha muito mais agilidade e segurança. Ou seja, um sistema para loja de roupas é uma estratégia fundamental para se tornar competitivo no mercado de moda e ao longo deste artigo você vai conferir as informações e vantagens dessa ferramenta. Boa leitura!

Uma peça coringa a serviço do seu negócio

Já faz tempo que ter uma loja informatizada deixou de ser um benefício das grandes marcas para se tornar uma opção viável para pequenos e médios negócios. Hoje, graças ao desenvolvimento de soluções mais acessíveis, mesmo os pequenos lojistas de moda conseguem adotar a tecnologia.

Para quem ainda não está convencido de que investir nessa funcionalidade pode trazer muitos benefícios, elencamos abaixo algumas vantagens proporcionadas pelos softwares para lojas de roupas.

 

Controle do negócio

Ao ter acesso a informações como peças mais vendidas, despesas financeiras e itens que precisam de reposição no estoque, o varejista desenvolve uma visão mais abrangente sobre o momento em que sua empresa se encontra e, com o tempo, será capaz de realizar planejamentos com um nível maior de confiabilidade.

 

Otimização de custos

Quando se pode contar com um software que indica o quanto cada área gasta e fatura, é possível pensar em formas de economizar e investir com mais assertividade. Daí a importância de se investir nesse tipo de tecnologia, especialmente se a sua empresa se encontra num processo rápido de expansão.

 

Redução de erros

Por mais cuidadoso que o empresário ou seus funcionários sejam, em algum momento um erro pode acontecer. Seja um número esquecido, uma tarefa que “passou” ou uma compra feita fora do prazo.

Quando a loja opta por um software, esse tipo de situação praticamente deixa de existir, já que a plataforma permite integrar todas as tarefas de uma determinada atividade, além de possibilitar automatizações e lembretes que evitam contratempos.

 

Conhecimento do fluxo de caixa

Quando não se sabe o quanto é despendido em cada área, é possível se surpreender com os gastos no momento em que um “pente fino” for passado dentro da empresa. Com um software de gestão, o fluxo de caixa deixa de ser um jogo de adivinhação para se tornar uma planilha de gastos reais, que podem ser modificados de acordo com os objetivos do negócio. 

 

Melhor tomada de decisão

Quando o varejista tem à disposição informações estratégicas para o negócio, ele vai tomar decisões melhores, já que sua margem de incerteza diminui consideravelmente. Em vez de fazer suposições, é possível trabalhar com um histórico de informações relacionadas ao próprio negócio e planejar os próximos passos com muito mais segurança e confiança no futuro.

 

Acessórios para ganhar mais produtividade

Agora que já apresentamos a importância de utilizar esse tipo de recurso na sua rotina e que você já sabe que vale a pena prestar mais atenção ao tema, saiba quais são as funções que o software para loja de roupas que você for comprar precisa ter.

Os itens abaixo são os recursos que consideramos essenciais e, sem eles, vale a pena considerar outra opção de serviço.

 

Geração de notas

Contar com um sistema informatizado dentro do seu estabelecimento é um sinal de que seu negócio atua de forma profissional e dentro da lei. E qual é um dos sinais mais conhecidos de que uma loja já saiu da informalidade e atua de forma ativa? Se você respondeu “fornecer nota fiscal”, acertou.

Ao fazer a sua busca, você precisará conhecer em detalhes como funciona o sistema para loja de roupas. Confira se o produto conta com ferramenta para gerar e emitir notas fiscais e, se a tecnologia que você está avaliando não tem esse suporte, é importante considerar outro parceiro o mais rápido possível.

 

Controle de estoque

Os softwares para lojas contam com funcionalidades direcionadas à gestão do estoque. Com a ajuda desses sistemas, é possível administrar os itens que compõem o estoque, a fim de controlar todas entradas e saídas de maneira automatizada.

Outra vantagem desses softwares é a possibilidade de definir um nível de estoque mínimo, determinar o momento mais adequado para as trocas de coleções e controlar o volume de vendas de cada peça. Alguns sistemas também possibilitam o controle de estoque para lojas virtuais e dão baixa automática nos itens vendidos.

 

Integração com a área financeira

O planejamento financeiro é essencial para o crescimento saudável e a sobrevivência de qualquer empreendimento. Ele permite que o gestor compreenda com clareza a situação financeira da sua loja, de forma a direcionar os recursos, implementar melhorias e lidar com os imprevistos.

Os softwares de gestão também disponibilizam ferramentas que possibilitam o planejamento financeiro seguro do empreendimento. Além disso, eles permitem que esse controle seja realizado de forma remota, garantindo mais agilidade e comodidade. As ferramentas de planejamento financeiro também possibilitam traçar o cenário futuro da sua loja, permitindo a criação de metas e soluções para cenários desfavoráveis.

 

Gerenciamento da informação

Informação é poder em qualquer tipo de negócio e, no mercado da moda, não poderia ser diferente. Por esse motivo, ter controle de todos os dados da sua loja é fundamental para planejar ações de marketing e promoções, obtendo sucesso no mercado.

Com a utilização dos softwares de gestão, é possível controlar o que se passa dentro da sua loja. Assim, essa tecnologia vem sendo utilizada com grande eficiência no gerenciamento de informações como o volume mensal de vendas, o fluxo de caixa, a gestão de estoque e o cadastro dos clientes. Analise os dados e entenda quais vendedores têm melhor desempenho, quais produtos têm melhor saída ou se é hora de fazer um treinamento geral.

 

Segurança da informação

A segurança das informações é um dos pontos mais importantes para a administração efetiva de qualquer empreendimento. Com a utilização de um software eletrônico, é possível garantir a proteção de todos os dados referentes à administração da sua loja de roupas.

Esses programas têm diversos sistemas de segurança em sua plataforma, tais como ferramentas antifraude e proteção contra vírus ou malwares. Eles contam, ainda, com níveis diferentes de acesso às informações da loja, de acordo com o tipo de usuário. Dessa forma, somente os colaboradores autorizados podem ter acesso aos dados estratégicos do empreendimento, segundo as suas responsabilidades na loja.

Além disso, os softwares de gestão contam com sistemas automatizados de backup online das informações. Todo banco de dados é salvo em um compartimento na nuvem, o que garante ao lojista, em caso de problemas, acesso aos dados de maneira rápida e segura.

 

Qual o melhor sistema para loja de roupas?

O melhor sistema para a sua loja de roupas será aquele que conseguir atender a todas as necessidades do seu estabelecimento, sem deixar de lado os acessórios que destacamos acima. É importante também que o software tenha um custo que caiba no orçamento disponível. Alguns dos sistemas mais conhecidos no mercado foram desenvolvidos para grandes empresas e, além de exigirem uma grande estrutura em hardware, têm um custo alto demais para pequenas e médias empresas.

 

Busque sistemas ERP especializados em lojas de roupa

Para escolher um software que seja adequado para sua loja de roupas, procure os que são especializados no setor. O Hiper, por exemplo, oferece todas as funcionalidades que a sua loja física ou online precisam. E o melhor, se você estiver em dúvida sobre qual o melhor programa para loja de roupas grátis, pode testar o Hiper sem pagar nada por um mês. 

 

Com a estrutura garantida, é hora de partir para as vendas!

Por meio das informações que apresentamos acima, esperamos ter te convencido de que a aquisição de um software para loja de roupas trará mais agilidade nos processos diários e uma inteligência de negócio que não seria possível obter sem a ajuda desta ferramenta.

Com o apoio de todas as funcionalidades, você e sua equipe terão mais tempo para se dedicarem a processos estratégicos, atendimento ao cliente e ao crescimento do negócio. Boas vendas! 

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.