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Como ser um bom vendedor: 10 qualidades essenciais

Descubra o que você precisa entender sobre como ser um bom vendedor de loja, em dez dicas para começar a aplicar hoje.

PUBLICADO EM 10 DE julho DE 2023 12 minutos de leitura

Saber como ser um bom vendedor é mais fácil do que você imagina. Ao contrário do que muitos pensam, é possível desenvolver as habilidades necessárias para vender mais e ter o perfil de um bom vendedor. Confira!


O mercado consumidor tem mudado em uma velocidade impressionante. Parte dessas mudanças ocorrem devido ao fato dos clientes estarem mais atentos ao poder de suas escolhas e de se tornarem cada dia mais exigentes. Hoje, o consumidor já sabe que pode exigir mais não apenas em relação aos produtos e serviços que pretendem adquirir, mas também no que diz respeito ao atendimento que irão receber por parte do profissional de vendas.

A boa notícia é que aprender como ser um bom vendedor é possível. Para isso, será preciso reunir técnicas de persuasão, habilidades de comunicação e muita paciência. Depois de muita prática e estudo, é possível vender mais e melhor com consistência – e se preparar para uma comissão maior no fim do mês.

Será que você possui todas as habilidades de um vendedor de sucesso? Ou ainda precisa desenvolver algumas competências para atingir todas as metas? Você quer ser um ótimo vendedor mas não sabe por onde começar? Preparamos um checklist para te ajudar a se tornar um profissional de vendas cada vez mais assertivo. Continue a leitura!

1. Paixão pelo que faz

É muito mais fácil ser bem-sucedido quando se é apaixonado pelo que faz. Ou seja, os melhores vendedores são os que amam o exercício da sua atividade. Isso significa não encarar seu trabalho apenas como uma troca de favores, mas como a oportunidade de contribuir para a realização dos sonhos e desejos das pessoas.

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A princípio, isso parece poético demais. Mas pense que um profissional de vendas que enxerga a sua atividade como um fardo dificilmente será bem-sucedido. 

Entenda que a paixão pelo que faz está nitidamente ligada à motivação, ou seja, trata-se de uma das características de um bom vendedor. Portanto, vista a camisa do time e faça a diferença, como veremos a seguir.

2. Mantenha a motivação

A automotivação é uma das principais características de um profissional de vendas. Muitas vezes, o vendedor vai enfrentar dias em que as vendas não ocorrem com tanta facilidade e as metas ficam longe de serem alcançadas.

Ainda assim, o vendedor pode e deve ter uma visão otimista. Ele precisará se manter motivado para reunir forças e desempenhar a sua função, sempre em busca de melhores resultados. Do contrário, não vai atingir os seus objetivos.

Uma forma de vivenciar a motivação, é investindo em qualidade de vida. Afinal, pessoas que se cuidam têm mais harmonia, disposição e a dose de audácia necessária para superar desafios. Então, tenha uma rotina saudável, adote a prática de atividades físicas, não descuide da sua qualificação profissional, da valorização da vida pessoal ou da boa alimentação, entre outros aspectos que contribuem para o bem-viver.

3. Mostre atitude

Intimamente relacionada à motivação, a atitude é um dos fatores que determinam os resultados do vendedor. Ela é basicamente a concretização da motivação, a forma como um bom vendedor demonstra sua vontade de se destacar. Nesse sentido, é possível diferenciar os bons vendedores dos não tão bons.

Basta observar a atitude de cada um deles em meio a uma crise nas vendas. O bom vendedor vai arregaçar as mangas e, usando todos os seus argumentos, fará de tudo para alcançar os primeiros lugares no ranking de vendas. Para ele, a crise pode ser driblada com criatividade e iniciativa.

Sabendo que a atitude é uma das características de um bom vendedor, podemos ampliar o conceito para “proatividade”, ato de fazer algo óbvio antes de ser solicitado. Dessa maneira, caso você veja mercadorias fora do lugar no estoque ou uma desorganização nos dados, por exemplo, nada melhor que agir para colocar a casa em ordem. Quem se movimenta obtém mais oportunidades, ou seja, vende mais!

4. Conhecimento técnico

Durante o processo de vendas, há momentos em que só persuasão não é suficiente para concretizar um negócio. O cliente precisa ouvir do vendedor quais são as principais vantagens na aquisição do produto.

No entanto, para que o vendedor fale com propriedade, é necessário que estude não apenas as características do produto como também suas vantagens em relação aos concorrentes. Pesquisas são fundamentais para ajudar nos argumentos que poderão persuadir o comprador, e esse é um diferencial competitivo para os profissionais de vendas.

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Durante a argumentação, o conhecimento poderá ajudar a esclarecer todas as dúvidas e convencer o cliente a adquirir o produto. É claro que isso requer que o vendedor tire um tempo para estudar o manual, caso tenha, ou busque informações relevantes que demonstrem as qualidades do produto em si.

Esse conhecimento contribui com o aumento da qualidade no atendimento, fazendo com que a experiência de compra se torne marcante, ponto extremamente importante para fidelizar o consumidor. Além de ler sobre os produtos, vale a pena participar de cursos de capacitação, workshops, seminários, entre outras maneiras de se manter atualizado. É importante que a empresa também pense nestes treinamentos quando for definir suas estratégias de vendas. 

5. Proatividade profissional

Um profissional de vendas que deseja ter sucesso precisa estar acima da média. Não vai esperar que o seu chefe estabeleça metas de vendas, e sim adotar uma abordagem proativa e determinar objetivos desafiadores para si mesmo.

Claro que, nesse caso, é importante se certificar de que os objetivos são específicos e próximos de serem realizados. Como um profissional de grande iniciativa, é preciso visualizar o seu alvo e determinar o que deve ser feito diariamente para atingi-lo.

A proatividade está entre as características de um bom vendedor e pode ser considerada o pulo do gato de muitos profissionais que se destacam no mercado. É o que os diferenciam dos demais vendedores. Portanto, faça acontecer! 

6. Interação eficiente com os clientes

Mais uma vez, a proatividade. É preciso formular as perguntas certas para identificar as necessidades dos clientes e as soluções mais adequadas para atendê-las. O vendedor deve estar ciente que a maneira mais eficaz de apresentar o seu produto é descobrir o que tá tirando o sono do cliente, suas preocupações e hesitações ou os seus desejos.

A única forma de conseguir isso é por meio de uma interação empática, em que o vendedor escuta atentamente para só depois oferecer uma solução que será seriamente considerada pelo cliente. 

Mas realizar a venda não é o fim do trabalho, manter o contato com os clientes é essencial para fidelizar e promover recompras. Se a comunicação for regular, melhor. Mensagens de agradecimento e aniversário, por exemplo, podem ajudar na retenção de clientes. 

Bons vendedores estão sempre buscando maneiras novas e criativas de manter o negócio e a marca na mente das pessoas. Contar com uma plataforma automatizada é uma boa forma de conseguir as informações necessárias para uma interação efetiva. A plataforma Hiper, por exemplo, oferece um app para a força de vendas que facilita a interação.

7. Profissionalismo sempre

Para aumentar o seu desempenho, os profissionais de vendas devem ser assertivos, resilientes e aplicados em suas funções. Se você quer saber como ser um bom vendedor de roupas, eletrônicos ou de qualquer outro setor, a dica continua válida. 

Vendedores de sucesso evitam o desperdício de tempo e a procrastinação, tendem a fazer mais chamadas de vendas, interagem com mais pessoas e realizam muitas apresentações de produtos. Desse modo, o profissionalismo e a maior quantidade de oportunidades criadas contribuem para vender mais.

Novos obstáculos surgem diariamente. O que um vendedor faz quando confrontado pelas dificuldades é determinante para o seu nível de sucesso. Bons vendedores — seja qual for o segmento em que atuam — são aqueles que superam qualquer barreira. Eles não admitem a derrota, sempre buscam novas formas de resolver problemas, são tenazes e se recusam a desistir.

8. Capacidade de ouvir

Ao contrário do que muitos pensam, ser um bom orador não é a principal característica de um vendedor. Profissionais bem-sucedidos são aqueles que compreendem que os clientes lhes dizem tudo o que precisam saber para tornar o processo de vendas bem-sucedido.

Eles conhecem o valor do silêncio. Compare isso aos vendedores medianos que sobrecarregam os clientes com inúmeras informações ditas ao mesmo tempo, e ficará evidente a importância de saber ouvir.  

Os clientes querem se sentir importantes para o vendedor e isso só vai acontecer se ele der a atenção adequada.

9. Excelentes apresentações de produtos

Atualmente, os clientes são muito bem-informados e costumam basear as suas decisões de compras sobre a proposta de valor apresentada pelo vendedor. Um bom profissional de vendas sabe como apresentar esse valor de acordo com as necessidades de cada cliente. Lembra que falamos sobre a importância de ouvir o cliente?

Um erro comum entre vendedores de baixo desempenho é acreditar que o preço do produto é o elemento determinante para a compra. Os bons vendedores, ao contrário, sabem que o mais importante é o valor percebido pelo cliente e, por isso, trabalham duro para aperfeiçoar como mostrar esse valor a cada apresentação.

Sobretudo, bons vendedores não nascem prontos: são formados ao longo dos anos. As qualidades citadas acima podem ser desenvolvidas, basta que haja determinação e vontade de vencer. 

10. Familiaridade com a tecnologia

Entre as características de um bom vendedor, não podemos deixar de citar a familiaridade com a tecnologia. Com a velocidade das informações, o acesso cada vez maior à internet, aplicativos e afins, é preciso ter muita familiaridade com o meio digital para se destacar na área.

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Muitos clientes estão constantemente online e tomam suas decisões com base no que acessam. As ferramentas disponíveis auxiliam na gestão tanto pessoal quanto organizacional, no dia a dia da empresa em que você atua.

A tecnologia disponível em produtos como os CRMs, os softwares de administração de documentos e aplicativos de produtividade para o local de trabalho, tornam as vendas mais fáceis e lucrativas. Os vendedores devem aprender como usar softwares, plataformas e outras ferramentas adotadas por suas empresas para executar operações e envolver clientes. 

Entre os benefícios da tecnologia, podemos citar: 

  • Canal de comunicação completo – As novas tecnologias são excelentes meios de comunicação. Softwares e ferramentas específicas auxiliam as empresas desde a abordagem inicial aos clientes até o processo de vendas, recebimento de reclamações e entrega de produtos. A tecnologia também tem impacto na comunicação interna entre os colaboradores, melhorando a produtividade da empresa e reduzindo custos operacionais. 
  • Ajuda a encontrar falhas e soluções – Um sistema de gestão integrado apresenta dados operacionais e administrativos que emitem relatórios sobre o desempenho de várias áreas de um negócio, desde as vendas até o controle de estoque. Dessa maneira, o profissional pode identificar possíveis falhas, o que lhe dá a chance de encontrar rapidamente as alternativas para solucioná-las. É possível ainda acompanhar as tendências do mercado, tendo uma análise apurada que auxilia nas decisões tomadas.
  • Transparência nos processos – Ao inserir o controle de entradas e saídas em um sistema operacional, como CRM ou ERP, os processos tornam-se mais simplificados e disponíveis para consultas, trazendo mais transparência e credibilidade à empresa. Os dados são arquivados de uma forma mais organizada e segura, o que dá mais produtividade à gestão.

Assim, a operação dos vendedores pode ser constantemente visualizada, com indicadores sobre o desempenho de cada um deles. Os profissionais de vendas também poderão analisar as suas performances, criando novas estratégias para sempre melhorar a atuação. Uma plataforma, como a do Hiper, que reúne todas essas funções faz toda a diferença para a gestão.

Conclusão

Um bom vendedor é aquele que sabe persuadir e encantar o cliente, conhece bem o seu produto e avalia o próprio desempenho constantemente. 

Mesmo que você não reconheça em si mesmo todas as habilidades das quais falei, sempre é possível evoluir e desenvolvê-las. O perfil de um bom vendedor pode ser desenvolvido se você se dedicar. Para isso, lembre-se de que buscar aprendizagem contínua é essencial. Uma boa ideia é conversar com seu gestor sobre a possibilidade de considerar a realização de encontros de reciclagem e treinamentos no planejamento anual.

Aplicando nossas dicas, sem dúvidas, irá notar sua evolução e terá um aumento considerável nas vendas. Mas queremos saber: quais são as técnicas que você já conhecia e quais qualidades que você considera eficazes quando o assunto é ser um bom vendedor?

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