Gestão Administrativa

5 dicas de segurança para lojistas

Aumente a proteção da sua loja com cinco dicas testadas e aprovadas.

PUBLICADO EM 28 DE novembro DE 2023 5 minutos de leitura

Abrir uma empresa envolve várias decisões e a segurança da loja precisa ser uma delas. No entanto, pouco se fala sobre as medidas de segurança para lojistas, ou seja, os cuidados que o empreendedor precisa ter desde o início para proteger seu patrimônio. 

Uma coisa é certa: ninguém quer perder o investimento de tempo e dinheiro feito para montar uma loja. A boa notícia é que o quanto antes o lojista começar a pensar em proteger seus bens, menores são as chances de sofrer prejuízos. 

A seguir, confira cinco dicas que para garantir a proteção de uma loja, com ênfase na prevenção, mudança de atitudes e comportamento.

1. Otimize a infraestrutura 

Para manter sua loja segura, recomenda-se a utilização de portas e janelas de vidro, que possibilitam a visualização total ou parcial do interior do estabelecimento. Lembre-se que obstáculos posicionados na fachada da loja, como adesivos decorativos e inúmeros manequins, também podem prejudicar a visualização.  

Ou seja, possibilite que o ambiente interno possa ser visualizado a partir do ambiente externo. Dessa forma, quem estiver passando pela rua conseguirá notar movimentações estranhas e isso inibe a ação de criminosos. Por isso mesmo, no turno da noite, mantenha a loja completamente iluminada para evitar possíveis ações noturnas. 

2. Instale sistemas eletrônicos de segurança 

O investimento em sistemas eletrônicos de segurança normalmente é feito para garantir a proteção do patrimônio do lojista e de seus clientes. Porém, para que este investimento não se transforme em prejuízo, recomenda-se a definição clara do que se quer proteger e como deseja ser informado caso ocorra alguma violação na segurança. Caso sejam instalados de maneira inadequada, eles deixam de atender às expectativas do lojista.  

É aconselhada a implantação de sistemas de alarmes integrados ao monitoramento de imagens. Assim, caso haja um disparo de intrusão, a imagem do local será disponibilizada. Existem sistemas que também permitem identificar o motivo desse disparo a partir de um ponto distante do estabelecimento, seja na residência do lojista ou na central de monitoramento da empresa responsável pelo serviço. 

3. Evite manter elevadas quantias de dinheiro 

Durante o horário de atendimento, mantenha pequenas quantias de dinheiro nos caixas e no departamento financeiro da loja. O acesso ao ambiente onde ficam depositados as quantias em dinheiro deve permanecer fechado e com níveis diferenciais de segurança. No caso dos pagamentos dos funcionários, realize-os através de transferência bancária. 

Apesar das taxas cobradas pelos bancos, os pagamentos em crédito e débito mantêm seu dinheiro seguro. Além disso, hoje é possível trabalhar com o PIX que é muito mais vantajoso e também evita que sua loja acumule dinheiro em espécie no caixa. 

4. Contrate serviços de segurança privada 

Para potencializar a proteção do seu patrimônio, principalmente em épocas de movimentação intensa, opte pela contratação de segurança privada. No entanto, lembre-se de procurar apenas empresas autorizadas pela Polícia Federal. Discuta os parâmetros que você julga necessários para o nível de proteção desejada e os formalize através dos contratos de prestação de serviços de segurança privada. 

A segurança privada pode ser especialmente importante durante a noite, quando redução do movimento nas ruas favorece a ação de assaltantes. 

5. Proteja-se 

Ao se deslocar até o estabelecimento, o lojista deve preferir trafegar por locais bem iluminados, alternando o seu percurso sempre que possível. Também é indicado que opte por chegar em horários variados, sem seguir um padrão. Caso esteja transportando uma quantia em dinheiro, é preferível que ele ande acompanhado por uma pessoa de confiança.  

Não é aconselhado o lojista transporte de altos volumes em dinheiro, pois os riscos de abordagem de criminosos são maiores. Por esse motivo, é desaconselhado o pagamento em espécie para os funcionários. Se realmente for necessário o transporte de valores, o ideal é contratar um serviço especializado.  

Por fim, mantenha a comunicação constante com as lojas próximas à sua, para criar uma rede mútua de apoio. 

Dica extra: segurança online 

Mesmo os lojistas que não possuem e-commerce precisam se preocupar com a segurança digital para proteger seus negócios e clientes. É essencial manter todos os sistemas e softwares usados na loja sempre atualizados para corrigir vulnerabilidades conhecidas. A adoção de práticas de gerenciamento de senhas seguras e a implementação de autenticação de dois fatores são medidas adicionais que podem reforçar a segurança. 

Outra iniciativa importante é educar os funcionários sobre práticas seguras, como evitar clicar em links suspeitos e identificar possíveis tentativas de phishing. Monitore regularmente as atividades online, implemente firewalls e invista em serviços de detecção de ameaças. Essas são estratégias proativas que ajudam a proteger contra-ataques cibernéticos.  

Por fim, utilize softwares reconhecidos como seguros para a gestão da sua loja. Um bom sistema de gestão tem integração com a conta digital da empresa e ajuda a identificar questões contábeis e financeiras com mais agilidade. 

Gostou das dicas que selecionamos? Gostaria de incluir mais alguma? Deixe seu comentário para gente! 

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.