Que devemos criar, vender ou comprar produtos de qualidade, todos já estamos cansados de saber! Mas ao abrir um estabelecimento, é preciso conhecer seu público para saber exatamente o que vender. Afinal, qualidade é uma coisa diferente para cada pessoa. Você já parou para se questionar o que significa essa tal qualidade? Essa é a pergunta de ouro, principalmente quando consideramos que, hoje, o consumidor está cada vez mais exigente. Não basta fazer mais do mesmo, é preciso buscar sempre o aprimoramento, e o primeiro passo é definir os parâmetros para realizar as melhorias, ou seja, definir qualidade.
O termo pode ser compreendido de diversas formas, e todas elas nos ajudam a entender um pouco sobre o que deve ser buscado e pensado quando elaboramos um produto ou procuramos um fornecedor. Para que você fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre o assunto, resolvemos falar um pouco sobre produtos de qualidade, bem como apontar a sua importância no varejo. Confira, a seguir!
O que é um produto de qualidade?
A qualidade de um produto refere-se ao grau em que ele atende ou supera as expectativas e requisitos dos consumidores. A qualidade não é apenas sobre durabilidade ou ausência de defeitos, mas também inclui uma série de características que contribuem para a satisfação do cliente.
As variadas dimensões da qualidade
Quando você compra um produto e chega à conclusão de que ele tem qualidade, certamente avalia, mesmo que inconscientemente, algumas de suas características. Isso acontece porque o termo, na verdade, é multidimensional. Tudo começa no atendimento e termina no momento em que o seu cliente finalmente começa a usar o produto. Essa experiência de compra irá definir, como em uma conta de somar, se o cliente percebeu ou não o atributo da qualidade.
Dentre as variadas dimensões do termo, destacam-se o desempenho, o atendimento, a durabilidade, a aparência, as características acessórias (detalhes), a qualidade percebida (força da marca) e, finalmente, a confiabilidade. Se você vende um produto e percebe que todos esses atributos estão presentes, é sinal de que você está no caminho certo para garantir o sorriso do seu cliente e, consequentemente, o retorno à sua loja. Portanto, pense em cada um desses pontos antes de revender qualquer produto.
Hoje, além de todos esses pontos, é preciso adicionar mais um: a sustentabilidade. Em uma perspectiva mais ampla, a qualidade também pode envolver considerações sobre o impacto ambiental e social do produto ao longo de seu ciclo de vida.
Por que a qualidade é tão importante?
Não restam dúvidas que qualidade é importante. Mas o que acontece com o comportamento da sua clientela quando você começa a revender produtos melhores? Para começar, pode ter certeza de que ela está cada vez mais exigente e vai perceber essa mudança, mas não para por aí!
Além de aumentar as vendas do seu negócio, a questão da qualidade está intimamente ligada à construção da identidade da sua empresa. Ou seja, você vai proporcionar uma experiência memorável para o seu público-alvo e reforçar o posicionamento da marca no mercado, ganhando em competitividade e fidelizando a clientela. Seus consumidores vão criar uma percepção de que sua empresa é confiável, de que os produtos que você vende são bons sempre.
É importante destacar que, com o crescimento constante da concorrência no varejo – independentemente do nicho explorado, por sinal –, o branding, ou seja, a construção da sua marca, é fundamental para que a sua empresa consiga sobreviver e crescer. Então lembre-se que competir pela qualidade sempre é mais vantajoso que competir pelo preço.
Como conquistar a qualidade?
Procurar bons fornecedores já é um bom começo, afinal, são eles que garantem os estoques e oferecem os produtos. Portanto, busque fornecedores parceiros, que atendam prazos com bons preços, afinal, eles serão revertidos diretamente para os seus clientes.
Conheça bem seu público, pois a qualidade tem que ser direcionada para o que ele entender como qualidade. As preferências do consumidor vão ditar o que é um produto de qualidade e aqui a gente tem que lembrar que elas podem mudar ao longo do tempo.
Treinamentos também são fundamentais. Como vimos, uma das várias dimensões da qualidade é o atendimento, de modo que os vendedores precisam estar preparados para receber o público, conhecer o produto vendido e, acima de tudo, estarem comprometidos com as metas da empresa.
Seguindo por esse caminho, você certamente sua empresa será vista com bons olhos e conquistará muito mais sucesso!