Gestão de loja: saiba como o 5W2H pode te ajudar a melhorar

Gestão de loja

Para conseguir bons resultados em seu negócio, é fundamental realizar ações que vão desde a contratação das pessoas certas até atitudes que visam o aumento das vendas. É importante notar que essas ações não podem ser tomadas sem embasamento — ou, do contrário, o seu empreendimento ficará em risco. Pensando nisso, ferramentas de controle — como o 5W2H — foram desenvolvidas. Quer saber como ele pode ajudar a melhorar a sua gestão de loja? Então leia este post:

 

O que é o 5W2H?

O 5W2H é uma ferramenta muito usada para favorecer, organizar e estruturar um plano de ação. Ela foi criada por profissionais da indústria automobilística, nos Estados Unidos, como parte importante para a busca da qualidade total.

O seu nome vem dos seguintes fatores:

  • what: o que será feito;
  • why: o motivo para determinada ação ser executada;
  • when: quando ela será colocada em prática;
  • where: onde a tarefa será feita;
  • who: de quem é a responsabilidade dessa execução;
  • how: como a tarefa vai ser feita;
  • how much: quanto vai custar para que ela seja executada.

 

Quais são as formas de aplicação?

O 5W2H é uma ferramenta de qualidade e acompanhamento muito versátil, isto é, pode ser aplicada em diferentes sentidos. Ela pode ser usada em empresas de diferentes tamanhos e segmentos e, dentro de um negócio, em diferentes setores.

No caso da sua loja, ela pode servir tanto para acompanhar a reestruturação de um processo quanto para favorecer a aplicação de otimizações de uma determinada etapa. Assim, ela pode servir para medidas corretivas e também para medidas preventivas ou de otimização.

 

 

Como deve ser o processo antes, durante e depois o 5W2H?

Para que essa ferramenta ofereça todo o seu potencial, é fundamental que ela seja usada da maneira correta, o que significa tomar cuidados que vão desde antes de sua aplicação até quando ela já está ativa.

Mas, afinal, como fazer isso? Para não errar, veja as dicas abaixo:

 

Planejamento

Antes da execução do 5W2H, é necessário realizar um planejamento. Para tanto, deve-se identificar sobre qual processo ou setor as medidas vão agir. Além disso, é necessário reconhecer todas as mudanças e as ações que serão necessárias, já que cada uma deve passar por uma análise de 5W2H.

É fundamental que as ações sejam realizadas sobre causas, e não somente sobre efeitos. Por exemplo: se a loja está com queda de vendas, não adianta fazer ações que aumentem o número de negócios fechados. Em vez disso, é preciso buscar agir na causa dessa situação.

Execução

Em seguida, você deve responder as 7 perguntas de maneira clara e objetiva. Portanto, é necessário que cada ação passe por um “pente fino”. A execução dessa maneira vai evitar que a ação não seja compreendida ou controlada completamente. Além disso, é uma forma de identificar se existe algum erro na ação desejada.

Análise

Com as 7 perguntas respondidas e as ações começando a ser executadas, é preciso realizar uma análise dos resultados dessa ferramenta. É o caso, por exemplo, de conferir quais foram os custos efetivos e quais foram os custos estimados pela ferramenta. Esse tipo de cuidado garante que o 5W2H se torne cada vez mais assertivo, aumentando a inteligência do seu negócio.

O 5H2W é uma ferramenta que pode ajudar sua gestão de loja, uma vez que orienta a aplicação de diversas ações. Diante disso, dá para ter mais segurança e controle, além de tornar a atuação consideravelmente mais ágil.

Você não quer perder as nossas atualizações? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!

 

Solicite uma demonstração

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Sistema para gestão de lojas