Gerenciar o estoque é uma das atividades fundamentais das empresas. É a partir dessa prática que se consegue reduzir custos, otimizar o uso dos recursos, potencializar os processos de vendas e contribuir para aprimorar a entrega de matérias-primas e produtos. Todos esses objetivos podem ser conquistados a partir da definição de curva de ABC.
Existem algumas ferramentas já tradicionais empregadas com sucesso para alcançar uma adequada gestão de estoque. Uma delas é o cálculo da curva ABC, que serve para ajudar a classificação dos grupos de produtos estocados conforme sua importância. Através deste método, você organiza os produtos estocados e otimiza o processo de vendas.
Ao utilizar a Curva ABC, conhecida também como 80-20, você vai conseguir fazer isso com facilidade e agilidade. Isso porque a Curva ABC permite a você classificar estatisticamente a importância dos materiais ou insumos utilizados na sua empresa. E essa ferramenta faz isso por meio das quantidades e valores de cada material.
Você já ouviu falar nessa ferramenta? Quer saber como usá-la? Continue lendo!
O que é a curva ABC?
Em poucas palavras, a curva ABC é um método de análise em que os itens de uma empresa são classificados de acordo com seu valor, geralmente, para o controle de estoque.
As letras A, B e C servem como um guia de classificação para o gestor do negócio, como vemos a seguir:
- A: são os itens de maior valor, que precisam de maior atenção pelo seu valor. Estima-se que 20% dos itens correspondam a 80% do valor do estoque. Normalmente são os itens que chamam mais atenção do público, as compras especiais.
- B: são itens que necessitam de cuidados intermediários, mas ainda assim são valorosos. A estimativa é de que representam 15% do valor distribuído em 30% dos itens.
- C: são os itens considerados de baixa prioridade, pois seu impacto econômico na empresa é menor. Os itens dessa classificação condizem, em média, a 5% do valor distribuído em 50% da mercadoria. Esses itens costumam ter alta rotatividade e baixa lucratividade, mas mantém seus clientes visitando a empresa regularmente.
Confira a representação gráfica da curva ABC de estoque:
Curva ABC: como fazer o cálculo?
Agora que os conceitos básicos estão explicados, é hora de entender os passos para fazer o cálculo da curva ABC com o objetivo de melhorar a gestão do estoque. Os passos incluem:
Listagem dos itens
Essa é a etapa inicial na qual você deve identificar todos os produtos que estão em estoque, determinando qual é o preço por unidade, a quantidade, o valor total e a sua descrição.
Inclua tudo o que for comercializado, independentemente se o caso for de uma pequena loja de roupas ou de um grande atacadista de alimentos.
Reorganização de valor total
Em seguida, é preciso organizar os itens de modo que seja formada uma lista dos maiores valores para os menores.
Imagine que há:
- 10 itens X com valor unitário de R$ 150,00
- 20 itens Y com valor de R$ 100,00
- 70 itens Z com valor de R$ 20,00
- 30 itens W com valor de R$ 40,00
- 5 itens V com valor R$ 200,00
A organização vai ficar:
- Y: R$ 2000,00
- X: R$ 1500,00
- Z: R$ 1400,00
- W: R$ 1200,00
- V: R$ 1000,00
Perceba que no exemplo usamos letras, mas os itens podem ser o que a sua loja vende: lápis, cadernos, réguas etc., no caso de uma papelaria; ou sofá de 2 lugares, sofá de 3 lugares, poltrona etc., no caso de uma loja de móveis.
Calcule o valor acumulado
O valor acumulado corresponde ao valor de um produto somado aos anteriores. Nesse exemplo, fica assim:
Y + X + Z + W + V = R$ 2000,00 + R$ 1500,00 + R$ 1400,00 + R$ 1200,00 + R$ 1000,00 = R$ 7100,00
Ou seja, o valor acumulado de todos os produtos no estoque é R$ 7100,00.
Calcule as porcentagens
Em seguida, transforme em porcentagem em relação ao valor total. Nesse caso, as porcentagens serão:
- Y: 28,1%
- X: 21,1%
- Z: 19,7%
- W: 16,9%
- V: 14,1%
Defina as categorias
De acordo com as proporções indicadas pelo método, você deve classificá-los entre A, B ou C. Arredondamentos são permitidos e, nesse exemplo, a classificação ficaria assim:
- A: produtos V e X;
- B: produto Y;
- C produto Z e W.
Naturalmente, em estoques com dezenas e centenas de produtos diferentes a distribuição se aproxima mais dos valores 80/15/5.
Vantagens de calcular a curva ABC
Ao calcular a curva ABC, a gestão tem alguns pontos importantes que são relevantes para o negócio. Dentre os benefícios, estão incluídas questões como:
Priorização de itens
Com uma representação que pode ser, inclusive, gráfica, essa curva mostra quais são os itens mais importantes para um negócio. Ao conhecer quais são mais valiosos, os demais gestores e os funcionários podem dar prioridade às categorias consideradas mais cruciais para o negócio.
Esse fato vai permitir, também, que sejam criados fluxos de entrada e saída que sejam adequados para as necessidades de cada item e para cada momento da empresa.
Mas atenção: se sua empresa lidar com produtos perecíveis, a data de validade também precisa ser levada em consideração.
Diminuição de riscos específicos
Ao compreender quais são os itens de maior valor e impacto no estoque, a gestão pode fazer uma análise de riscos mais precisa.
Por exemplo: se 80% do valor (correspondente aos itens do tipo a) estão na mão de um único fornecedor, a empresa corre o risco de perder boa parte da sua capacidade de estoque caso algo aconteça.
A partir da análise da curva, a gestão pode entender que é importante diversificar a oferta de fornecedores, tornando menores impactos de possíveis imprevistos.
Maior controle
Essa curva também pode servir para que a empresa veja quais são os itens com maior saída e se o estoque é suficiente para atender a demanda. Ao fazer um cruzamento com os dados de venda, o negócio pode conferir se há alinhamento entre os dois setores.
Por exemplo: se a empresa tem mais dos produtos Y, X e Z, mas o mais procurado no momento é o Z, é preciso aumentar a importância desse item no estoque para atender à demanda.
Sem a curva, por outro lado, é mais difícil compreender que tipo de produto é, realmente, o mais importante, ou seja, o que tem mais saída.
Diminuição de desperdício
Ao final, o uso sistemático dessa curva — e método de avaliação — ajuda a empresa a diminuir relativamente os custos com desperdícios. Gasta-se menos tempo e menos dinheiro, assim como o controle de estoque também fica mais facilitado e assertivo.
O cálculo dessa curva ainda permite a otimização de processos, como ao garantir máxima atenção aos produtos mais importantes. Como consequência, o negócio pode elevar a margem de lucro e conseguir resultados diferenciados — e tudo isso sem perder o estoque de vista.
Perceba que, com essa análise, é possível entender melhor o que fica mais tempo no estoque e o que precisa ser reposto rapidamente. Com isso você evita perda de produtos por terem expirado a data de validade, ou por ter passado a época favorável às vendas.
Vantagens da curva ABC
Ao aplicar a curva ABC corretamente em seu negócio, você estará assegurando uma estabilidade maior na produção daquilo que é o seu “ponto forte”. Isso pode evitar que você tenha problemas de abastecimento do que é essencial para o seu processo produtivo ou estoques excessivos daquilo que vende/produz pouco. Consequentemente, o seu lucro e retorno em vendas serão maiores!
Como resultado final, a Curva ABC auxilia a sua empresa a evitar desperdícios de tempo e materiais. Ou seja, é um instrumento que permite aumentar a produtividade do seu negócio. Outra consequência da maior capacidade de controle é a possibilidade de aplicar os valores economizados em outras áreas da empresa ou até mesmo em investimentos.
Se você quer que sua empresa tenha mais produtividade e lucratividade em suas atividades, comece pela utilização da Curva ABC! Você vai sentir resultados bastante significativos muito rapidamente!
Achei complicado calcular a curva ABC, o estoque vai ficar abandonado?
Não! Os donos de lojas atualmente se deparam com diversas responsabilidades para gerenciar produtos, estoque, vendas, cadastro de clientes etc. Isso consome um tempo muito valioso que poderia ser utilizado para tarefas mais estratégicas do empresário.
Fazer os cálculos da curva ABC pode ser um pouco complicado, mas hoje existem programas que ajudam nessa estimativa. Os bons softwares de gestão podem solucionar essas questões de maneira mais rápida, fácil e confiável. Tudo isso para ajudar o dono da loja a gerenciar as vendas de maneira eficaz. Os custos estão cada vez menores, e por isso não é necessário ser nenhum expert para utilizar um sistema: eles são cada vez mais fáceis e intuitivos, e podem ser contratados em poucos cliques!