Giro de Estoque

5 benefícios do sistema para controle de estoque

Entenda como um software de gestão de estoque pode ajudar você a melhorar o controle de toda a sua loja.

PUBLICADO EM 17 DE maio DE 2023 7 minutos de leitura

Um software ou sistema de gestão de gestão pode ser a ferramenta que falta para você conseguir ampliar a atuação da sua empresa e a gente pode provar! Com um sistema para controle de estoque adequado, você economiza tempo, toma decisões melhores e, consequentemente, aumenta a rentabilidade do seu negócio. 

As empresas que adotam este tipo de software e o utilizam corretamente, desfrutam de diversas vantagens em relação às concorrentes que dependem exclusivamente de um gerenciamento manual ou híbrido. Animado para saber mais? Leia o artigo até o fim, você não vai se arrepender!

Por que fazer o controle do estoque?

A gestão do estoque tem um impacto direto nas finanças de qualquer negócio. Pense que, ao ter mais produtos no estoque do que você consegue vender, alguma coisa pode perder o prazo de validade, por exemplo, e você vai perder dinheiro. Por outro lado, se pensar que tem produtos de menos e faltar coisas para atender seu cliente, sua empresa também perde dinheiro

Software de gestão de estoque: o que ele pode fazer pela sua empresa?

Fazer o controle do estoque já é uma boa ideia, mas contar com um software para automatizar essa tarefa é ainda melhor. Para ajudar você a entender as vantagens deste tipo de programa, vamos explicar os 5 principais motivos que mostram por que investir em tecnologia para a gestão de estoque é, decididamente, uma escolha certa para a sua organização. 

Benefício 1: tomar melhores decisões

O primeiro benefício que a gente precisa falar sobre ter um software para gestão de estoque é a possibilidade de aumentar as vendas e os resultados ao acessar facilmente informações relevantes como margens de lucro, desempenho de produtos e níveis de estoque.

A partir do software para gestão de estoque, você será capaz, por exemplo, de perceber facilmente qual produto gera mais lucro, ou está com uma tendência de maior procura pelos clientes. Com isso, poderá tomar decisões mais conscientes, simulando alterações no estoque e o consequente efeito em todos os registros sincronizados com o sistema.

Imagine buscar essas informações em tabelas geradas manualmente. É bem mais demorado, certo? Alguns sistemas oferecem os insights que você precisa, para enxergar além dos números.

Benefício 2: ganhar agilidade na gestão de estoque

Sim, ter um sistema online vai tornar o monitoramento dos estoques muito mais ágil. Com esse software é possível acompanhar as variações de produtos por meio de smartphones, tablets e escaneadores de códigos de barras. Se o programa for integrado com os demais sistemas da empresa, a baixa de cada produto é dada a cada venda, de modo que o controle sobre quantidade e prazos de validade é muito mais certeiro.

Os benefícios são ainda maiores para os proprietários de lojas com vários pontos de venda. Nesse caso, o sistema permite que eles possam visualizar, rastrear e gerenciar todos os locais a partir de uma única tela, com uma visão geral do sistema. 

Isso significa a integração entre suas filiais em uma única estratégia. Por exemplo, se um produto tiver muita saída em um ponto, mas pouca em outros, você poderá ajustar os estoques de cada unidade para atender melhor seus clientes, melhorando a lucratividade sem comprometer seu orçamento. 

Benefício 3: reduzir custos operacionais

Esse terceiro benefício que destacamos está ligado ao anterior, uma vez que o software para gestão de estoque permite que você visualize os itens que estão nas prateleiras de sua loja e aqueles que estão aguardando abastecimento. Além da agilidade que citamos anteriormente, você terá mais eficiência na rotatividade dos produtos.

Traduzindo em outras palavras, com relatórios automatizados e logística simplificada, fica mais fácil determinar promoções que podem realmente dar lucro e tomar decisões estratégicas em relação a fornecedores, compras e precificação.

Esse benefício é muito importante e merece destaque, pois muito empreendedor demora para adotar um sistema de controle de estoque por considerar ser um custo que pode ficar para depois. No entanto, com essa decisão, acaba gastando mais do que deveria por não ter uma boa visão do estoque e de seus fornecedores.

Benefício 4: prevenir perdas de estoque

É fato que nenhum empresário gosta de pensar em perdas.  Com um sistema de gestão você poderá realizar auditorias rapidamente, eliminando o desperdício de tempo gasto na busca analógica de itens perdidos com um painel de ferramentas amigável.

Dotado de uma visão consistente de todos os locais de armazenamento, um sistema integrado e eficiente ajuda a gerenciar a cadeia de suprimentos e, ao mesmo tempo, monitorar as ações dos colaboradores. A empresa não perde vendas, tempo ou tem gasto desnecessário com armazenamento.

Claro que a adoção de um sistema de gestão de estoque não vai eliminar a necessidade de auditorias de estoque, para conferir se o que está no sistema corresponde ao que está no ambiente físico. Mas as auditorias podem ser feitas por amostragem e em intervalos maiores, sem prejuízos para a empresa.

Benefício 5: integrar diferentes áreas

O quinto e último benefício que vamos abordar hoje, é sobre ter uma visão ampla dos negócios a partir do estoque. Como assim? 

A partir de um software de gestão, quando ele é um sistema integrado e também se comunica com outras áreas da empresa, reúne todas as tarefas de back office em um só lugar. Ou seja, uma única ferramenta de gerenciamento pode integrar folhas de pagamentos, rastrear depósitos, auditar vendas e monitorar o recolhimento de impostos. 

A integração entre as áreas da empresa oferece uma excelente capacidade de acompanhar, visualizar tendências e identificar oportunidades com base no uso, sazonalidade ou preços. Com isso, o software para gestão de estoque oferece novas formas de otimizar os processos de negócios em geral. Não é incrível?

O que saber antes de escolher um sistema para controle de estoque?

Você já está convencido que este tipo de sistema é fundamental para seus negócios e pode ser um grande diferencial competitivo na sua empresa, mas tem alguns detalhes que precisa levar em consideração antes de decidir qual vai utilizar.

Os benefícios de um software de gestão de estoque devem incluir, pelo menos:

  • facilidade de instalação
  • treinamento disponível
  • suporte ao usuário

Uma boa ideia para saber se o sistema é realmente adequado para sua empresa, é fazer um teste gratuito, para conhecer como a tecnologia funciona na prática. Uma dica: busque um sistema de gestão que atenda empresas do mesmo ramo que a sua e antes de assinar, converse com os clientes atuais. Assim você irá tirar todas as suas dúvidas.

Gostou do nosso artigo sobre os benefícios do sistema para controle de estoque? Então, não perca tempo: experimente grátis o Hiper e descubra uma solução incrível para alavancar seus resultados e encher a sua loja de clientes!

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.