Perdas de Estoque: principais fatores e como preveni-los

Perdas de estoque - Principais causas e como evitá-las em pequenos negócios

Perdas de estoque é algo comum na sua rotina? Confira as nossas dicas para eliminar essa realidade do seu negócio.

Embora não seja o cenário ideal, perdas de estoque são mais comuns do que você imagina. Independente do porte da empresa, após uma avaliação no inventário é possível encontrar alguns itens faltando. 

É considerada uma perda de estoque: quando o gestor após analisar os resultados do inventário de mercadorias do estoque e confrontá-los com os relatórios gerenciais, perceber que há uma diferença significativa entre o que consta no sistema e quantidade real.

Em micro e pequenos negócios, a prevenção de perdas de estoque é ainda mais importante. Como nesses cenários a loja trabalha com um estoque reduzido, além do prejuízo, elas também amargam o contratempo de não atender adequadamente seus clientes. 

 

Principais fatores de perdas de estoque e como evitá-los

Listamos os principais fatores de perdas de estoque para você ficar atento no seu negócio.

 

Furtos

Infelizmente, um dos principais motivos para perdas no estoque, são originados de furtos.

Essa ação pode ser cometida tanto por uma pessoa da equipe, quanto por terceiros. Nestes casos é importante ficar atento a todos que tenham acesso ao local de armazenagem dos produtos. É comum acontecer furtos quando há vulnerabilidade de segurança e pouco controle de entrada e saída de mercadorias.

 

O que fazer para evitar furtos no estoque?

Controle o acesso de pessoas ao seu local de estoque, tanto equipe interna como externa. Essa é uma das maneiras mais eficientes para prevenir essa ação. Na prática o controle pode ser feito por sistemas de segurança, como catracas ou monitoramento por vídeo.

Para auxiliar na prevenção de furtos, um controle rígido de estoque é essencial. Faça contagens constantes dos seus produtos no inventário e conscientize toda a sua equipe da ação. Também é fundamental um registro adequado de tudo que é adquirido e vendido.

 

Avarias

Este é um problema muito comum no transporte e armazenagem dos produtos. Trata-se de quando o item é danificado parcialmente ou integralmente. 

Muitas vezes a avaria acontece antes mesmo de chegar no estoque da loja, durante o transporte e o manuseio feito pelo fornecedor. Existem também casos onde elas acontecem internamente. Neste cenário a origem do problema pode ser a estrutura do espaço, um exemplo comum é exposição excessiva à luz solar ou a falta dela. Ou pela falta de equipamentos que facilitem a localização e o manuseio de produtos. Entenda as suas necessidades e invista em carrinhos de carga, equipamentos de transporte para paletes ou prateleiras específicas para os seus produtos.

O que fazer para evitar avarias no estoque?

Para evitar novos itens com avarias no seu inventário, algumas ações podem fazer a diferença. Inicie com a criação de uma política de boas práticas de manuseio das mercadorias no estoque. Encontre uma forma de comunicar toda a equipe sobre essas ações. Uma boa dica é tornar todos esses passos bem visíveis no local físico do estoque.

Além disso, exija uma conferência minuciosa dos produtos recebidos dos fornecedores. Essa é uma ótima alternativa para evitar que produtos com avarias nem cheguem no seu estoque. 

Também é importante investir em equipamentos para que a sua equipe empregue pouco esforço físico. Desta forma, toda a atenção é concentrada em não cometer erros que possam causar danos aos produtos.

 

Solicite uma demonstração

Conheça o Hiper, um sistema para controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis!

Sistema para Controle de Estoque

 

Falhas gerenciais

Como já comentamos nos outros tópicos, um bom controle de estoque é essencial. E uma das falhas que podem acarretar em perdas no estoque, diz respeito a gestão dos produtos. 

Uma falha gerencial pode ocorrer ao registrar errado um novo produto adquirido. Ou quando acontece a venda dele na loja e essa saída não é registrada. Os erros gerenciais estão ligados à falta de processos bem definidos, principalmente quando a loja não possui um bom sistema de controle de estoque.

Essas falhas acarretam estoques contábeis com informações não correspondentes e que podem causar sérios prejuízos.

O que fazer para evitar falhas gerenciais no estoque?

Uma boa solução para evitar falhas gerenciais no seu controle de estoque é investir em tecnologia. Um bom sistema de gestão, que integre o controle de estoque com as vendas realizadas, poupará tempo e deixará sua administração mais segura. 

Além de evitar perdas de estoque, o uso de um bom sistema para controle de estoque tem outras vantagens. Ele tornará os processos de controle de estoque mais ajustados e confiáveis. Inclusive melhorando o seu poder de análise e, consequentemente, as suas decisões como lojista.

 

Falhas operacionais

Algumas falhas operacionais também geram perdas no seu estoque. Um exemplo comum é venda de uma mercadoria que acabou de chegar na loja, ignorando todo o estoque já existente e perdendo os itens pelo prazo de validade.

O que fazer para evitar falhas operacionais no estoque?

Para evitar falhas como a do nosso exemplo, é importante estabelecer regras de estocagem conforme datas de recebimento e controle de lotes.

Assim como para falhas gerenciais, um bom sistema de controle de estoque também evita falhas operacionais. Com relatórios gerenciais, por exemplo, você confere todos os itens que estão próximos da data de vencimento. A partir dessa informação, você pode criar ações para vendas destes itens e não sofrer com a perda deles.  

 

Conheça a websérie Gestão de pequenos negócios na prática, desenvolvida em parceria pelo Hiper e Sebrae. São 05 episódios com conteúdo de alto nível para você desenvolver a gestão da sua loja. Um dica: o episódio 02 é sobre estoque, com diversas dicas para você aprender ainda mais. Não deixe de conferir!