Fotografia de uma mulher com uma prancheta nas mãos

Controle de estoque: dicas que todo gestor deve saber!

Uma boa gestão de estoque contribui para aumentar a lucratividade da sua loja. Portanto, além de escolher o método que mais se encaixa com o seu segmento, é preciso seguir alguns passos para mantê-lo atualizado.

Um bom controle de estoque é formado por várias ações, ele se inicia na gestão do fluxo de mercadorias que chegam e saem de uma empresa e termina no caixa. Isso porque, uma boa gestão influencia diretamente nos resultados, principalmente quando falamos de finanças.

Ou seja, uma boa gestão de estoque contribui para aumentar a lucratividade, assim como a falta de controle pode prejudicar a saúde financeira da empresa. Para chegar em um bom resultado, o gestor pode escolher o método de controle de estoque que mais se encaixa no negócio e seguir as dicas abaixo para garantir uma gestão de qualidade.

1. Faça controles com frequência e atenção

Uma das primeiras premissas para controlar bem o seu estoque é manter um controle rigoroso de todas as operações que envolvem a gestão. Isso quer dizer acompanhar e registrar todas as entradas e saídas de mercadoria, todas as movimentações dentro do estoque, bem como as devoluções e trocas.

É muito comum encontrar empresas que possuem processos bem definidos para recebimentos, movimentações e expedições, mas falham na hora de fazer o controle das devoluções e trocas. Isso pode acabar causando os chamados “furos de estoque” e falhas no inventário.

2. Acompanhe indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho fornecem ao gestor uma boa análise a respeito dos processos e seus resultados. Através deles é possível acompanhar o giro das mercadorias, a composição do estoque, o índice de atendimento de pedidos, o índice de rupturas ― pedidos que não são atendidos por falta de mercadorias em estoque ― o índice de perdas e desperdícios, entre outros dados relevantes.

Com essas informações é possível identificar os pontos que necessitam de melhorias, direcionar ações e elaborar um planejamento mais assertivo.

3. Faça inventários periódicos

Os inventários periódicos são feitos em curtos períodos de tempo e abrangem áreas separadas do estoque. Eles não eliminam a necessidade de um inventário geral em médio prazo, mas auxiliam na manutenção da acuracidade e na identificação de falhas em menor tempo hábil ― o que ajuda a garantir a identificação das causas dos problemas.

 

Hiper e Mercadapp - Estoque para Mercados

 

4. Dê um fim às mercadorias sem giro

Através dos indicadores de desempenho e os inventários é possível saber quais mercadorias estão obsoletas ou possuem um giro muito baixo. Sabemos que estoque parado representa dinheiro parado ― tanto em termos de mercadorias, quanto de espaço ocupado para armazená-las. Portanto, identifique quais são esses materiais e encontre soluções para tirá-los do estoque. Isso pode ser feito através de promoções ou doações, por exemplo.

5. Integre-se a outras áreas

Como dissemos no início do texto, o controle de estoque afeta diretamente os resultados de outras áreas. Sendo assim, o ideal é que a gestão de estoques se integre a outros setores, como Comercial e Compras, por exemplo, a fim de aprimorar ainda mais seus resultados. Essa sinergia garante previsões de demanda mais assertivas, melhora na relação com fornecedores, composição de estoque mais próxima da demanda real, entre outras coisas.

6. Utilize um sistema para controle de estoque

Um sistema de gestão de estoque garante a automatização dos processos, melhora na comunicação e compartilhamento dos dados, maior segurança das informações, aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios, redução de erros e suporte à gestão.

Com ele é possível registrar automaticamente todas as operações e movimentações, os inventários, obter e fornecer informações para os outros setores, obter sinalização de quando é necessário repor o estoque de determinado item, além da geração de relatórios ― que fornecem suporte ao processo de tomada de decisões.

Banner para download gratuito do e-book "Guia Prático para uma Liderança de alta performance"

 

Segundo essas dicas a sua empresa pode obter um controle de estoque ainda mais eficaz, garantindo bons resultados para a gestão de estoque, para a empresa e suas finanças. Além disso, quando a empresa aprimora seus processos e resultados, a melhora na qualidade é percebida pelo cliente, que passa a se tornar mais satisfeito.

Gostou das nossas dicas? Já colocou alguma em prática na sua empresa? Aproveite os comentários e deixe sua opinião e suas experiências. Participe da conversa!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta