Gestão Administrativa

Código de barras: o que é, como criar e os benefícios

O código de barras é um dos sistemas mais utilizados no mundo para a captura automática de dados.

PUBLICADO EM 20 DE agosto DE 2021 7 minutos de leitura

Você sabia que pode utilizar o código de barras para vender mais? Muitas vezes, a venda do produto está condicionada à qualidade e ao preço, mas existe um processo interno que deve ser observado para proporcionar uma melhor experiência de compras ao consumidor.

Se você trabalha com a venda de mercadorias no varejo físico ou tem uma loja virtual, saber como criar código de barras para produtos pode te ajudar a escalar o seu negócio. Isso porque, além de um pré-requisito para legalizar qualquer item, ele também é obrigatório para quem emite notas fiscais e é exigido na hora de saber como fazer a integração com marketplaces.

É comum vermos o uso de códigos de barras nos mais diversos ramos mercadológicos, sejam eles, uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. O código de barras é um dos sistemas mais utilizados no mundo para a captura automática de dados. Por isso, empresas que não trabalham com essa ferramenta ficam à margem e podem perder negócios e, consequentemente, diminuir suas possibilidades de lucro.

Mas afinal, o que é, como criar e os benefícios do Código de Barras? Esse é o tema do nosso post. Com ele, esperamos que você perceba os benefícios de implementar essa ferramenta na sua empresa. Boa leitura!

 

O que é código de barras?

O código de barras pode ser entendido como a identidade funcional do produto por representação de dados gráficos, numéricos ou alfanuméricos. Para decodificar os dados, é preciso contar com um leitor específico que escaneia as barras e logo entende que se trata de um determinado produto que foi cadastrado anteriormente no sistema.

Atualmente, grande parte dos negócios já utiliza o código de barras como um aliado na gestão das operações. Com ele, podemos facilitar a organização de produtos e processos, controlar com mais rapidez os estoques e até implantar melhorias na organização das lojas.

Essas facilidades fazem do código de barras um mecanismo indispensável para grandes empresas e centros comerciais. Contudo, a ferramenta também tornou-se um grande aliado das pequenas e microempresas, facilitando processos administrativos.

Como criar código de barras para produtos

  • Faça o cadastro da sua empresa na Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)
  • Conheça os tipos de código de barras
  • Identifique cada tipo de produto
  • Atribua a sequência numérica abaixo do código de barras
  • Siga as instruções de tamanho e cor
  • Siga os padrões estabelecidos para impressão
  • Determine a posição do código de barras no produto

 

 

Quais as vantagens do Código de Barras?

De maneira geral, os códigos de barras servem para ter um controle extremamente efetivo da existência dos produtos no mundo. E podemos citar algumas vantagens, como:

Redução de Gastos na Empresa

Através do controle assertivo de produtos é possível planejar melhor as compras e todo o controle de estoque. Além de controlar a quantidade de produtos na empresa, o uso dos códigos de barras é importante pois reduz o tempo de trabalho dos colaboradores.

Por exemplo, se uma pessoa leva horas para contar todo o estoque, com um simples leitor de códigos é possível contar bem mais rápido. Toda empresa deseja evitar gastos excessivos, isso é fato!

Facilidade no Gerenciamento de Produtos

Como cada produto possui um código, então já dá para entender a importância do gerenciamento de produtos através desses códigos.

No entanto, não podemos deixar de destacar que os códigos são reconhecidos mundialmente. Portanto, os códigos são usados para o gerenciamento de produtos importados. Contudo, não se pode negar que os benefícios do uso de código de barras são muito relevantes para todo mercado de compra, venda e fabricação de produtos.

Melhoria no Comércio

Quando falamos sobre melhorias no comércio, podemos citar várias. 

Vantagens do Código de Barras

Os códigos ajudam:

  • a dar mais agilidade na contabilização de produtos.
  • a reduzir custos e horas de trabalho
  • na melhora de todo o comércio mundial
  • Todo o processo de pedidos e controle de estoque de produtos são melhorados

O processo de gerenciamento por códigos de barras está sendo usado desde os anos 80 no Brasil, o que facilita toda a logística no país. O controle por códigos evita atrasos e erros nos dados.

Garantia e Validação dos Produtos

Um produto que não possui código de barras pode ser duvidoso dependendo do seu segmento. Além de tudo, a falta de códigos pode trazer vários problemas.

Algumas empresas não podem deixar de trabalhar com código de barras, especialmente empresas que comercializam produtos como:

  • Brinquedos diversos
  • Legumes e verduras
  • Roupas e calçados

Os códigos são responsáveis pela automatização do processo de controle e distribuição de produtos de diversos setores. Se a sua empresa fabrica ou comercializa produtos como os que foram citados aqui, os códigos de barras podem te ajudar no controle e gerenciamento deles.

Mais autoridade no mercado

Certamente, não são todas as empresas que usam o sistema de códigos no seu gerenciamento. Então, podemos afirmar que as empresas que usam os códigos de barras deixam a concorrência para trás no mercado.

A utilização dos códigos ajuda mais e mais no gerenciamento e na agilidade de reposição de produtos. Se você quer ganhar tempo e melhorar o controle de estoque da sua empresa, basta começar a usar códigos de barras. Além disso, você vai conquistar autoridade no mercado em que atua.

 

Quais as vantagens para as pequenas empresas?

No caso das pequenas empresas e até dos microempreendedores, a adoção do código de barras pode ser determinante para seu crescimento e consolidação. Isso ocorre porque ele permite gerenciar o estoque com mais eficiência, além de facilitar a implantação de inovações no cotidiano das empresas.

Benefícios do Código de BarrasMesmo para as empresas de pequeno porte, adequar-se à introdução do código de barras será fundamental para sua sobrevivência no mercado, pois essa já é uma ferramenta amplamente usada em todo mundo. Se você atua com itens perecíveis, por exemplo, com a utilização desse tipo de ferramenta é possível reduzir perdas de produtos, pois o sistema alerta sobre os prazos de validade do seu estoque. Então, fique ligado!

Com a inovação tecnológica e o surgimento do consumidor 4.0 e sua urgência de compras, o código de barras passou a figurar como elemento diferenciado nas empresas que desejam alcançar um grau de excelência no atendimento. Ele facilita o controle e a gestão de produtos com reflexos na saúde financeira, uma vez que a efetivação das vendas de forma correta minimiza prejuízos e retrabalhos.

Tanto para o pequeno negócio quanto para empresas de grande porte e até mesmo indústrias, o código de barras é uma ferramenta indispensável quando pensamos em crescimento, lucratividade, precisão e melhoria na gestão.

E então, gostou do artigo? Comente em nosso post e conte para a gente o que você achou das nossas dicas sobre o código de barras e importância desse recurso para o crescimento da empresa!

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.