Como abordar um cliente com sucesso: 5 métodos infalíveis

Saber como abordar um cliente da maneira correta é um dos maiores desafios do processo comercial. Essa é uma das razões para que toda empresa esteja preparada para realizar um atendimento perfeito no primeiro contato.

É fundamental adotar algumas práticas no momento da abordagem para criar um relacionamento bem-sucedido. Para a sorte de todos, existem metodologias que ajudam a preparar os vendedores e atendentes nessa primeira interação.

Pensando em ajudar você a levar esse conhecimento ao seu time e garantir excelentes atendimentos, separamos cinco métodos infalíveis de como abordar um cliente. Confira!

 

1. Ouça e entenda os problemas e necessidades

O objetivo de todo vendedor deve ser encontrar e oferecer uma solução. Porém, isso só será possível se ele conhecer um pouco a respeito de quem veio em busca de um produto ou serviço.

Uma maneira rápida e eficiente de reconhecer características de perfil e qual a necessidade a ser atendida, é por meio de uma breve pesquisa, informal e cortês.

 

2. Fale com clareza e objetividade

Depois de identificar qual recurso ideal a apresentar, desperte o interesse do cliente falando a respeito de todos os benefícios que serão alcançados e de que maneira o problema será resolvido. Em seguida, certifique-se de que ele entendeu todas as vantagens.

Além disso, lembre-se de oferecer apenas produtos que realmente atendam à necessidade real. Caso contrário, em vez de fidelizar o cliente, há grandes chances de uma reação negativa ao serviço.

 

 

3. Faça do cliente o seu foco

Qualquer interessado que procure o seu negócio deve ter uma experiência excelente de atendimento. Por isso, faça as perguntas certas para tornar sua oferta relevante.

O objetivo desse momento não é fechar a venda — que é muito importante, mas só vai acontecer se as pessoas estiverem realmente interessadas na compra — e sim demonstrar preocupação em solucionar as necessidades do cliente.

 

4. Comunique-se com segurança

O primeiro contato deve ser um cumprimento acompanhado de um sorriso para que o cliente se sinta confortável. Em seguida, conduza a conversa com segurança. Demonstre domínio a respeito dos produtos e esteja sempre disponível para tirar qualquer dúvida.

Um vendedor confiante consegue falar com tom de voz e velocidade adequados, permitindo a compreensão das explicações. A confiança também transparece pela postura, que deve ser ativa, jamais prostrada ou fechada — com os braços fechados, por exemplo.

Além disso, não se esqueça da apresentação pessoal: roupas limpas e alinhadas causam boa impressão.

 

5.  Prepare-se para as objeções

Por mais que você aplique todos os métodos mostrados até aqui, prepare-se também para as objeções. Na hora da compra, é comum haver alguma resistência — o que faz parte do processo, afinal, cada cliente possui suas particularidades, não é mesmo?

O segredo para esse tipo de situação é se antecipar, ou seja, estudar todos os obstáculos que possam surgir e pensar em como contorná-los, oferecendo as melhores alternativas.

Invista no treinamento do time de vendas para que todos estejam prontos para cativar o público e dar o suporte necessário, melhorando a performance e os resultados da empresa. Sendo assim, que tal aplicar o quanto antes essas dicas de como abordar um cliente com eficiência?

 

Solicite uma demonstração

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Experimente grátis