Gestão administrativa

Como conhecer o seu mercado?

Aprenda como seus consumidores pensam e se comportam para ter melhores resultados em suas iniciativas de negócio.

PUBLICADO EM 24 DE novembro DE 2023 8 minutos de leitura

Quando se tem uma grande ideia de negócio, é preciso respirar fundo e fazer mesmo uma pergunta simples: será que ela funciona? Mesmo que a gente tente imaginar, a única maneira real de responder a isso é fazendo uma pesquisa. Claro que o conhecimento adquirido ao longo dos anos a partir da observação pessoal é muito importante, mas pesquisas detalhadas, participação em eventos e conversas com outras pessoas que fazem parte do segmento em que se deseja empreender ajudam a conhecer o mercado. 

A viabilidade comercial de uma loja, de um produto ou serviço é a diferença entre um negócio bem-sucedido, um hobby e uma grande perda de dinheiro. Por isso, se preparar bem, com consciência e planejamento, é fundamental. 

Que tal entender um pouco melhor como isso funciona? Confira algumas dicas para compreender melhor o seu campo de atuação antes de começar sua empreitada. 

Por que é tão importante conhecer o mercado em que você vai atuar? 

De acordo com o Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, no primeiro quadrimestre de 2023, foram fechadas 736.977 empresas no Brasil. Existem muitas razões que levam ao fechamento precoce de um empresa, e entre as principais está a falta de planejamento. Quando se pretende planejar um empreendimento, o primeiro passo é realizar uma boa pesquisa. 

A pesquisa deverá levantar diversos dados para que você possa avaliar a viabilidade da sua ideia. Ela deverá identificar oportunidades, quem são os concorrentes e quais diferenciais oferecem, quem são os clientes potenciais, qual é a situação socioeconômica dos habitantes do bairro, da cidade, do estado e do país, além da infraestrutura da região onde pretende estabelecer o negócio. 

Esse conjunto de fatores deve servir para compreender o quadro geral, prever cenários e planejar um empreendimento competitivo. Além disso, é a maneira de saber como conquistar os clientes e definir quais serão as estratégias de vendas. 

Roteiro de planejamento 

Se você está pensando em realizar esse planejamento, comece respondendo a algumas perguntas que nortearão o desenvolvimento do seu negócio: 

  • Qual é o perfil do cliente ideal? 
  • Quais serão os principais concorrentes? 
  • Quais são as empresas bem-sucedidas que servem de modelo? 
  • Quais são as carências do mercado que o negócio poderá resolver? 
  • Como realizar a gestão administrativa e financeira do negócio? 
  • Quais serão os fornecedores? 
  • Qual é a capacitação necessária para a equipe de funcionários? 
  • Qual é a perspectiva de futuro para o negócio e quais serão resultados em curto, médio e longo prazos? 

Respondidas todas essas questões, será hora de fazer o monitoramento do mercado seguindo 9 passos. Confira a seguir! 

Desvende o seu mercado em 9 passos 

1. Conheça bem a vizinhança: parece algo básico, mas a verdade é que alguns empreendedores se esquecem de fazer a lição de casa e conhecer a fundo o mercado local. O comércio de vizinhança tem como característica a proximidade com os moradores locais. Normalmente, esses estabelecimentos se tornam referência entre as pessoas, e para conquistar seu espaço, o lojista deve conhecer o que os outros comércios locais já estão fazendo. Junte bons produtos e um atendimento de qualidade, e você terá um ótimo começo. 

2. Saiba como trabalham os concorrentes: ao visitar as lojas nas imediações, sejam elas semelhantes ou diferentes do seu projeto, você deverá passar um tempo observando o atendimento dos funcionários, a exposição dos produtos, os preços praticados e o comportamento dos clientes. Dessa forma saberá o que já funciona (ou não) com seu futuro público. 

Ouvir seus próprios consumidores também é outra maneira de entender quem são os concorrentes. Procure conversar com pessoas da região e entender onde elas costumam comprar e o que as leva até esses lugares. 

3. Contrate ajuda especializada: alguns grandes varejistas contratam empresas de pesquisa para conhecer o seu mercado potencial. Isso também pode ser feito pelos lojistas médios e pequenos. Há inúmeras consultorias especializados em PMEs. Uma pesquisa profissional fornece informações mais detalhadas e estratégicas, o que pode beneficiar a comunicação com o cliente e melhorar a atuação frente aos concorrentes. 

4. Faça uma análise SWOT: também conhecida como FOFA, é uma ferramenta muito usada para a fase de planejamento em diversas áreas. Trata-se de uma matriz de 4 quadrantes, em que cada um corresponde a uma letra: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Cada quadrante é preenchido com elementos internos e externos relativos ao projeto de negócio e, em seguida, cria-se um diagnóstico do cenário para direcionar ações. 

É essa análise que vai apresentar um cenário mais amplo com relação à situação da empresa e tornar as tomadas de decisão mais seguras. Aqui é importante ter uma visão realista, sem superestimar as vantagens nem minimizar as desvantagens. 

5. Pense como o cliente: sabemos que o comportamento do consumidor tem sofrido profundas mudanças nos últimos anos, e mais que isso, essa transformação tem acontecido de uma forma cada vez mais rápida. Nesse panorama, a pesquisa inicial é fundamental, mas seria um erro se limitar a esse momento, ou seja, pesquisa é uma coisa que deve ser realizada constantemente. 

Investigue os hábitos dos clientes o tempo todo. Observe e ouça o que eles dizem. Descubra o que eles valorizam e do que sentem falta. Essa compreensão ajudará você a oferecer no seu comércio aquilo que as pessoas realmente buscam. 

6. Visite eventos do segmento e faça networking: busque e participe de eventos relevantes para o seu setor, você irá perceber como isso é um valioso instrumento de pesquisa. Como lojista, você vai sempre descobrir novidades ou aprender uma nova maneira de fazer as coisas, sem contar na possibilidade de realizar networking significativo. Quanto mais pessoas você conhecer e falar sobre a sua oportunidade de negócio, mais forte ela será. 

Além disso, muitas novidades são apresentadas nessas ocasiões. Participe e esteja sempre atualizado. 

7. Ouça a opinião das pessoas: compartilhar as ideias de negócio antes de empregar dinheiro, tempo e esforço para colocá-la em prática é indispensável para aperfeiçoar sua estratégia. Visões externas podem levar a percepções que talvez tenham escapado aos seus olhos, assim como podem trazer percepções importantes para ajudar a fazer tudo dar certo. 

Um aspecto importante é certificar-se de procurar o conselho das pessoas certas. Não faria sentido, por exemplo, pedir a um amigo conselhos sobre a abertura de uma loja de eletrodomésticos se ele trabalha no mercado editorial e não tem experiência alguma na gestão varejista.  

8. Use a internet: a internet é uma grande ferramenta para encontrar uma infinidade de informações em um curto espaço de tempo, mas é preciso ter foco sobre o que procurar. É possível conhecer os sites dos concorrentes, comparar preços, ler artigos e descobrir mais sobre o seu setor. 

Com as redes sociais você consegue excelentes fontes de informação com relação ao comportamento dos consumidores, seus anseios e, consequentemente, sobre as oportunidades que você pode aproveitar. São também um canal de baixo custo para se aproximar das pessoas e gerar engajamento. 

9. Avalie os clientes da concorrência: reconheça em que tipo de clientes a sua concorrência está mirando. Seu interesse é pelo mesmo público ou existem diferenças significativas? Se vocês estão oferecendo o mesmo produto, pode ser necessário diferenciar-se de alguma maneira. Há possibilidade de oferecer preços mais baratos ou fazer entregas mais rápidas? Você pode dar condições de pagamentos melhores ou praticar um atendimento mais simpático? 

Conhecendo melhor os clientes da concorrência, sua loja conseguirá realizar ações diferenciadas para atraí-los e conquistá-los. É importante que sua loja seja reconhecida por algum diferencial, caso contrário, os consumidores só optarão por ela em último caso. 

Conclusão 

Quando o lojista conhece bem o seu mercado de atuação, ele consegue estabelecer um planejamento mais eficiente, aprimorar sua gestão comercial e se diferenciar dos concorrentes. O processo de pesquisa deve ser constante para que você se mantenha atualizado e, principalmente, para vender mais. 

Conhecer o mercado é garantia de competitividade e melhor aproveitamento das oportunidades. Agora que você já entendeu como usar toda essa percepção a favor do seu estabelecimento, que tal saber como melhorar a reputação da marca da sua empresa? Leia este post e descubra como!

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