Reputação da marca: por que é importante e como melhorar?

reputacao-da-marca-por-que-e-importante-e-como-melhorar

A reputação da marca deve ser uma das prioridades da empresa, de modo a se manter competitiva no mercado e aumentar o valor do negócio para os consumidores. Uma boa reputação proporciona diversos benefícios para o negócio, incluindo maior valor de marca e facilidade para conquistar novos clientes.

Esse é um desafio cada vez mais comum para as organizações e, por isso, separamos os principais pontos que você deve considerar para garantir uma boa reputação. Vamos lá?

 

Definição do público correto

O primeiro passo para construir uma boa reputação é saber quem é o seu público e como você quer que a sua marca seja vista por eles. É essencial definir esse posicionamento e direcionar suas ações para construir essa imagem entre seus consumidores.

Uma vez que tenha bem definido o público e como falar com ele, ou seja, qual a forma de contato e comunicação que ele espera, fica mais simples construir uma boa reputação, atendendo às necessidades desse público e direcionando esforços para sua satisfação.

 

Planejamento da comunicação

Empresas que apresentam bons planos de comunicação sabem como construir uma imagem e usar seus canais de contato com os clientes de forma inteligente, oferecendo um atendimento correto. O ideal é fazer uso dos meios nos quais seu público está presente, como redes sociais ou lojas online. Mais que isso, planejar qual o momento ideal para fazer contatos, seja para oferecer produtos, novidades ou conteúdo.

Uma dica é projetar todas as ações de comunicação da empresa com antecedência, produzindo o conteúdo e revisando tudo antes de liberar qualquer peça. Tenha certeza que o conteúdo faz sentido para o público e passa a mensagem correta. Além disso, garanta que não haja erros que podem comprometer a empresa de qualquer forma, como por exemplo, oferta de preços incorretos, que podem causar insatisfação no consumidor.

 

Tudo sobre MEI

 

Uso de dados na tomada de decisão

As melhores ações e abordagens são definidas a partir de dados dos seus consumidores. Use canais de feedback e colha informações relevantes sobre como a sua marca é vista pelo público consumidor.

Tenha um ambiente aberto para críticas, faça pesquisas de satisfação com seus consumidores online e até mesmo treine seus funcionários (em caso de loja física) para sempre ouvir e anotar críticas feitas ao serviço, produto ou até mesmo características do ambiente de loja. Use essas informações para melhorar todos os aspectos da empresa e, por consequência, sua reputação.

 

Comunicação interna

Um erro muito comum que influencia na sua reputação da marca é não garantir a boa comunicação interna na empresa, fazendo com que as ações de diferentes áreas não estejam alinhadas.

Por exemplo: imagine que a sua área de marketing decida iniciar uma campanha promocional para aumentar 50% das vendas, mas isso não foi alinhado com a parte logística, que por motivos de capacidade, não consegue realizar as entregas dentro dos prazos prometidos. Isso influenciará na sua reputação, gerando percepções de um serviço que atrasa e não cumpre com o prometido.

Alinhar as ações com o time, definir um plano estratégico e entender o seu público são fatores essenciais para construir uma boa reputação e garantir os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa.

Agora que você já sabe como garantir a boa reputação da marca, que tal conferir esse outro post com 5 técnicas de persuasão para aumentar as suas vendas?

 

Quer saber mais sobre gestão de lojas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivo sobre gestão de lojas: