Ações de Marketing

A importância dos 4 Ps do marketing para a sua loja

Para que uma estratégia de marketing tenha sucesso é preciso entender quais são os elementos que precisam ser considerados na hora de desenvolver cada ação: preço, praça, produto e promoção. Ou seja, 4 Ps do marketing.

PUBLICADO EM 04 DE outubro DE 2023 5 minutos de leitura

Os 4 Ps do marketing é como são chamados os quatro elementos fundamentais que compõem a estratégia de marketing de uma empresa para a comercialização de produtos ou serviços. E ao contrário do que muitos lojistas pensam, o marketing não é uma exclusividade de grandes conglomerados e multinacionais, mas sim uma necessidade para que qualquer empresa consiga os resultados esperados. Especialmente no varejo, segmento que tem se tornado cada dia mais competitivo, o marketing e as vendas acabam muito ligados um ao outro. 

Por isso, dizemos que o marketing é um investimento feito para resultados em vendas, apesar dos impactos imediatos, é em médio a longo prazo que poderemos perceber o retorno sobre o investimento.

Claro que, para que uma estratégia de marketing tenha sucesso, é preciso, em primeiro lugar, entender quais são os elementos que precisam ser considerados na hora de desenvolver cada uma das ações. Esses elementos são conhecidos pelos profissionais da área como os 4 Ps do marketing: preço, praça, produto e promoção.

A seguir, vamos explicar melhor a importância de cada um dos Ps para que seja possível criar uma estratégia de marketing efetiva. Confira! 

Preço

O primeiro dos 4 Ps do marketing que vamos abordar é o preço.

Muitos lojistas acreditam que ao aplicar preços baixos estão sendo mais eficientes que seus concorrentes, no entanto, isso nem sempre é verdade. Para compreender melhor o conceito de precificação, devemos entender o correto equilíbrio entre o valor real da mercadoria, seu valor agregado e seu potencial de lucratividade.

Para saber se você está fazendo a precificação da maneira correta, é preciso considerar 3 premissas básicas: os custos envolvidos, o preço praticado pelos concorrentes e o quanto seu cliente está apto a pagar pelo seu produto.

Ao entender essas variáveis você conseguirá definir seu preço de maneira equilibrada. Saiba que produtos similares podem ter preços bem diferente, conforme o posicionamento e propósito de marca é refletido para os clientes. 

Fazer esse estudo para obter uma precificação mais detalhada é fundamental para que você trabalhe com uma estratégia de marketing condizente para a sua empresa. Em outras palavras, o cenário ideal é quando você consegue lucrar e ao mesmo tempo o preço está alinhado às expectativas do consumidor.

Praça

Outro elemento fundamental para que sua empresa tenha estratégia de marketing eficiente é entender a praça. Ou seja, compreender tudo o que envolve seu ponto de venda, localização e onde seus concorrentes estão.

Para definir sua praça corretamente, você deve saber onde seu público-alvo está. Muitas vezes isso excede as barreiras físicas. Portanto, pense em quais redes sociais seus clientes estão e qual o melhor posicionamento que você pode ter. Entender a praça além dos limites físicos é uma das melhores formas de ter uma boa praça.

Agora, quando falamos da localização física da sua loja, é preciso que tanto a fachada quanto o ambiente sejam atrativos e coerentes com o perfil do consumidor que frequenta a região, ou seja, é preciso considerar questões como a renda familiar, a idade, dentre outros aspectos. E principalmente, pensar se ao optar por aquela localização para a sua loja, se você está atingindo o público que realmente consome seus produtos.

Além disso, antes de definir o ponto de venda em que irá inaugurar sua loja, estude os concorrentes, entenda porque eles optaram por abrir sua loja em determinada região e como isso os beneficia. Valide esses pontos para ter todas as informações possíveis antes de definir a praça que será mais vantajosa para o seu nicho de mercado.

Produto

O terceiro dos 4 Ps do marketing que vamos conversar se refere a produto. Este é o momento de validar questões como: O que torna o meu produto único e atrativo? O meu produto resolve o problema do meu cliente?

Saber avaliar seu produto é umas das prioridades, entenda a fundo os pontos positivos e negativos. Se coloque no lugar do cliente e veja o que você não gosta no produto dos concorrentes e o que faria você escolher o seu produto no lugar do outro. 

É comum que as empresas trilhem dois caminhos: ou oferecem uma solução completa para o consumidor, com produtos sortidos, ou buscam se especializar em determinado segmento. Vá a fundo, entenda cada ponto e como pode melhorar o seu produto para o cliente, essa é uma decisão que pode definir o posicionamento da empresa como um todo.

Promoção

Por fim, chegamos na promoção. Esta é a verdadeira alma do varejo. Sem dúvida, esse é o principal motor de vendas de qualquer tipo de empresa, além de ser uma excelente forma para atrair novos clientes.

Este é o momento de definir as estratégias de vendas e promover suas ofertas. Se engana quem pensa que promoção se trata apenas de criar ações relacionadas a preços baixos. Na verdade, a etapa de promoção engloba todas as ações que de alguma maneira irão divulgar sua loja, e claro gerar vendas.

Para que você tenha ações de promoção efetivas, é preciso avaliar o perfil do seu consumidor e traçar a melhor estratégia possível. Entenda qual é o melhor cenário, se são estratégias, se são os programas de fidelização, ou apostar em promoções relâmpago. Tudo vai depender do tipo de relação que o cliente possui com o seu negócio, bem como da imagem que ele tem em seu imaginário.

Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais do assunto. Para conferir artigos como esse, acesse o nosso blog!

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