A importância dos 4 Ps do marketing para a sua loja

4 ps do marketing

Ao contrário do que muitos lojistas pensam, o marketing não é uma exclusividade apenas para empresas maiores, mas sim uma necessidade para que sua empresa consiga os resultados esperados. Especialmente no varejo, segmento que tem se tornado cada dia mais competitivo, o marketing e as vendas acabam estando muito ligadas um ao outro. 

Por isso, dizemos que o marketing é um investimento feito para resultados em vendas, apesar dos impactos imediatos, é em médio a longo prazo que poderemos perceber o retorno sobre o investimento.

Claro que, para que uma estratégia de marketing tenha sucesso, é preciso, em primeiro lugar, entender quais são os elementos que precisam ser considerados na hora de desenvolver cada uma das ações. Esses elementos são conhecidos pelos profissionais da área como os 4 Ps do marketing: preço, praça, produto e promoção.

Abaixo, explicaremos melhor a importância de cada um dos Ps para que seja possível criar uma estratégia de marketing efetiva. Confira!

Preço

O primeiro dos 4 Ps do marketing é o preço. Muitos lojistas acreditam que ao aplicar preços baixos estão sendo mais eficientes que seus concorrentes, no entanto, isso nem sempre é verdade. Para entendermos um pouco sobre precificação, devemos entender o correto equilíbrio entre o valor real da mercadoria, seu valor agregado e seu potencial de lucratividade.

Para entender se você está fazendo a precificação da maneira correta, você deve considerar 3 premissas básicas: os custos envolvidos, o preço praticado pelos concorrentes, o quanto seu cliente está apto a pagar pelo seu produto.

Ao entender essas variáveis você conseguirá definir seu preço de maneira equilibrada. Saiba que produtos similares podem ter preços bem diferente, conforme o posicionamento e propósito de marca é refletido para os clientes. 

Fazer esse estudo para obter uma precificação mais detalhada é fundamental para que você trabalhe com uma estratégia de marketing condizente para a sua empresa. Em outras palavras, o cenário ideal é quando você consegue lucrar e ao mesmo tempo o preço está alinhado às expectativas do consumidor.

Praça

Praça MarketingOutro elemento fundamental para que sua empresa tenha estratégia de marketing eficiente é entender a praça. Ou seja, entender tudo o que envolve seu ponto de venda, localização e onde seus concorrentes estão.

Para definir sua praça corretamente, você deve entender onde seu público alvo está. Muitas vezes isso excede as barreiras físicas, pense em quais redes sociais seus clientes estão e qual o melhor posicionamento que você pode ter. Entender a praça além dos limites físicos é uma das melhores formas de ter uma boa praça.

Agora, quando falamos de à localização física da sua loja, é preciso que tanto a fachada quanto o ambiente seja atrativo e coerente com o perfil do consumidor que frequenta a região, ou seja, é preciso considerar questões como a renda familiar, a idade, dentre outros aspectos. E principalmente, pensar se ao optar por aquela localização para a sua loja, se você realmente está atingindo o público que realmente consome seus produtos.

Além disso, antes de definir seu ponto de venda, estude os concorrentes, entenda porque eles optaram por abrir sua loja em determinada região e como isso beneficia eles. Valide esses pontos para que você possa ter todas as informações possíveis para definir a praça que será mais vantajosa para o seu nicho de mercado.

Produto

O terceiro dos 4 ps do marketing, se refere a produto, aqui é o momento de validar questões como: O que torna o meu produto único e atrativo? O meu produto resolve o problema do meu cliente?

Saber avaliar seu produto é umas das prioridades aqui, entenda a fundo os pontos positivos e negativos. Se coloque no lugar do cliente e veja o que você não gosta no produto dos concorrentes e o que faria você escolher o seu produto no lugar de outro. 

É comum que as empresas trilhem dois caminhos: oferecem uma solução completa para o consumidor, com produtos sortidos, ou buscam se especializar em determinado segmento. Vá a fundo, entenda cada ponto e como pode melhorar o seu produto para o cliente, essa é uma decisão que pode definir o posicionamento da empresa como um todo.

 

Modelo de Política de Troca

 

Promoção

Por fim, chegamos na promoção. Aqui temos a verdadeira alma do varejo. Sem dúvida, essa é o principal motor de vendas de qualquer tipo de empresa, além de ser uma excelente forma para atrair novos clientes.

Aqui é o momento de definir as estratégias de vendas e promover suas ofertas. Se engana quem pensa que promoção se trata apenas de criar ações relacionada a preços baixos. Na verdade essa etapa de promoção, engloba todas as ações que de alguma maneira irão divulgar sua loja, e claro gerar vendas.

Para que você tenha ações de promoção efetivas, é preciso avaliar o perfil do seu consumidor e traçar a melhor estratégia possíveis. Entenda se o melhor cenário, são estratégias são os programas de fidelização, ou apostar em promoções relâmpago. Tudo vai depender do tipo de relação que o cliente possui com o seu negócio e a imagem que ele tem em seu imaginário.

Gostou das nossas dicas sobre estratégia de marketing? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais do assunto. Para conferir artigos como esse, acesse o nosso blog!

 

Solicite uma demonstração

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Experimente grátis