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5 dicas de marketing fundamentais para inauguração de loja

A inauguração de uma loja é um evento muito importante que ajudará a divulgar a definir a sua marca para os seus clientes. Descubra tudo o que precisa para ter uma inauguração de loja impecável.

Depois de muito tempo de planejamento, chega o momento tão esperado para o empreendedor: a inauguração da loja. Se você está nessa fase do negócio, ou então está na etapa de planejamento, mas já está em busca de dicas para ter a melhor inauguração de loja possível. Certamente já vem se preparando muito para abrir seu próprio estabelecimento. É indispensável que nessa preparação estejam estudos de mercado, pesquisas, abastecimento de estoque, contratar fornecedores e definir seu mix de produtos.

Esse é um caminho longo, realizado em muitas etapas, apesar de longo o planejamento é apenas uma das etapas, também é preciso ficar atento a algumas outras ações, que farão loja ser conhecida do público: as estratégias de marketing. Elas é que são responsáveis por tornar o empreendimento conhecido, prospectar clientes e também por manter o seu relacionamento com eles. Ou seja, estão bastante ligadas ao sucesso do novo negócio, não apenas no início, mas em toda sua jornada como empreendedor.

Para ajudar você neste quesito tão essencial que é a inauguração da sua loja, reunimos algumas dicas de marketing que devem ser organizadas antes dela de fato acontecer. Quer conferir? Então acompanhe a seguir!

Os passos iniciais antes de uma inauguração de loja

1. Tenha uma identidade visual definida

A identidade visual é indispensável para que você possa criar uma marca que seja lembrada pelo cliente, ela também é o primeiro passo para a padronização do seu espaço, e deverá estar alinhada com a essência da empresa.

Após a criação da identidade é importante que ela seja aplicada no ponto de vendas de maneira atrativa e assertiva. É a identidade visual que te ajudará a definir as cores que deverão predominar no ambiente da sua loja, e também como ele será decorado para transmitir a essência da marca.

Ela também te auxilia a criar um ambiente mais harmonioso e a dar uma cara única à sua loja, facilitando para que o cliente a identifique e diferencie. Muitas lojas criam, inclusive, uma identidade olfativa e uma playlist própria pensando no público que deseja atingir, a fim de humanizar ainda mais a marca e o ponto de vendas.

 

Banner - PIX

 

2. Faça anúncios para o lançamento do negócio

Assim como a identidade visual, as divulgações de lançamento também devem ser planejadas e produzidas antes de uma inauguração de loja. Com antecedência, avalie como você vai comunicar a abertura do negócio – por exemplo, podem ser confeccionados folders, faixas, banners ou outros anúncios. O ideal é contratar uma agência de comunicação para produzir estes materiais de forma mais profissional, já padronizando-os de acordo com a identidade visual.

Além dos materiais físicos, é indispensável investir nas redes sociais — de forma geral, antes de criar anúncios pagos nas redes sociais é importante você criar estratégias de divulgação e engajamento orgânico nas redes sociais. Não basta apenas criar o perfil e não postar nada até o dia da inauguração. Instigar a curiosidade pode ser uma ótima forma de iniciar a divulgação da sua nova loja.

Em questão dos anúncios pagos, as redes sociais no geral possuem um custo produção e veiculação mais baixo que outras formas de divulgação e possibilitam uma melhor segmentação de público: você pode mostrar o seu anúncio apenas para os públicos que tem mais a ver com a sua loja — por exemplo, mulheres, de 20 a 40 anos, que residam em determinada cidade.

Nestas divulgações também é mais indicado contar com agências ou profissionais especializados. Assim sua marca será sempre profissional na comunicação com os clientes.

3. Organize o evento de abertura

Organize o evento de inauguração da lojaPara apresentar a sua loja, marque um evento de lançamento. Essa é uma forma especial de conhecer e agradar seus clientes e claro mostrar para eles sua loja. Pense em uma data que não coincida com feriados ou com outros eventos que também possam ser de interesse do seu público-alvo.

Depois avalie, dependendo do seu público alvo a inauguração poderá terá lista de convidados, ou não. Depois de definir essa questão, não esqueça de avisar o público sobre isso. Caso seu evento seja fechado e mesmo assim algum cliente for sem ter confirmado presença, receba-o da mesma maneira.

Não se esqueça de nenhum detalhe, pense se servirá quitutes, qual será o limite de pessoas, se terá alguma ação especial de desconto. Nessa etapa é importante montar um cronograma com a programação e providenciar a decoração adequada para a ocasião. Lembre-se de incluir a chamada para o evento nos canais e materiais de divulgação que for utilizar.  

O mais importante na hora de planejar o evento de inauguração da loja é que ele deve estar alinhado com a essência da sua empresa e o seu público-alvo. Por exemplo, se vende artigos de saúde e bem-estar, pense em um coquetel mais leve e saudável, com sucos e alimentos integrais. O evento de inauguração será para muitos clientes o primeiro contato com a sua marca, por isso é importante transmitir uma boa impressão desde o início.

4. Pense em promoções especiais

É natural que os clientes busquem por promoções. No lançamento não é diferente, além de conhecer a nova loja, os consumidores estarão em busca de promoções. Dependendo do seu nicho e público essa pode ser uma estratégia bem eficiente para a inauguração de loja. 

Caso tenha o intuito de fazer uma promoção no lançamento, escolha produtos que acredita que terão uma boa aceitação no mercado e aplique um desconto atrativo sobre eles. Você pode optar por modalidades de desconto saudáveis, como descontos progressivos, que incentivam a compra de um número maior de produtos. Ou ainda estimular a recompra, com cupons ou descontos para uma segunda compra na loja.

É claro que você deve aplicar esses descontos com base no planejamento do seu negócio, pois uma promoção não pode afetar, desde o ínicio, o lucro e funcionamento do negócio. Além disso, não se esqueça de divulgar esta ação: assim como fará com o evento de abertura, informe sobre as promoções em todos os materiais e canais de divulgação – panfletos, banners e redes sociais.

5. Invista na fidelização de clientes

O primeiro ponto é estar pessoalmente no dia da inauguração. Para desenvolver um bom relacionamento com os clientes, estar presente ajuda a criar um laço de empatia com o público. Além, é claro, de poder coordenar o evento de perto. Portanto, receba e atenda seus clientes com entusiasmo e cortesia, buscando entender um pouco mais sobre o que gostam, os produtos que procuram, que tipo de eventos e promoções gostariam de participar, etc.

O próximo passo é coletar as informações de seus primeiros clientes e visitantes para divulgações posteriores. Isso porque, não basta ter boas ações de marketing apenas para a inauguração de loja. Para que uma empresa siga conquistando clientes em um mercado tão competitivo, é necessário investir em criar um relacionamento constantemente com seus clientes.

É importante que, ao levantar esses dados, eles concordem em receber comunicações da empresa. Assim você poderá criar uma rede de contatos com os clientes por meio de pesquisas rápidas no estabelecimento, com mensagens via WhatsApp, SMS, envio de e-mails e até mesmo com formulários feitos do crediário ou vinculados a alguma promoção. 

A princípio colete informações como:

  • nome e endereço;
  • sexo;
  • telefones para contato;
  • produtos de preferência;
  • e-mail e redes sociais.

Com estes dados, você pode criar ações personalizadas a um grupo específico de clientes e as distribuir ao longo do ano, ou ainda aproveitar as datas sazonais e festivas, como Natal, Dia dos Mães e Dia dos Namorados para mais contatos e promoções.

Se você não possuir conhecimento ou aptidão para lidar com tais estratégias, é sempre aconselhável contratar uma empresa de marketing com experiência de mercado. Além de transmitir credibilidade, você garantirá campanhas de alto nível e com resultados satisfatórios.

Gestão de qualidade: invista em tecnologias para bem administrar sua loja

Não pode existir melhor marketing para um negócio do que ele ser bem administrado. Para fazer promoções ou outras ações de divulgação, por exemplo, é preciso estar com toda a parte financeira e operacional funcionando de maneira eficiente. Dessa forma, controlar estoque, organizar a reposição de mercadorias, saber datas e valores sobre vendas (e compras) à prazo, manter atualizado o cadastro de clientes, ter agilidade no atendimento também está ligado ao marketing. Afinal, tudo isso irá refletir na hora das vendas.   

Uma forma de facilitar bastante essa rotina administrativa é o uso de um bom software de gestão de lojas. A ferramenta vai digitalizar seus processos, ajudando a inserir e controlar dados e operações do negócio. Esses sistemas são essenciais para qualquer negócio que busca inovar e se diferenciar no mercado.

Como vimos, a inauguração da loja é um dos momentos mais importantes para um empreendimento ter sucesso. Exatamente por isso, deve ser planejada cuidadosamente para apresentar ao seu público-alvo todos os diferenciais do negócio. Se seguir estas dicas, você já estará um passo à frente da concorrência! 

Gostou das nossas dicas? Comenta aqui em baixo! Além disso, acompanhe nosso blog e confira dicas para tornar sua loja ainda mais atrativa e vender cada dia mais!

*Artigo original de 2019 — Atualizado em dezembro de 2020

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