Fotografia de um homem sorrindo para câmera, ele usa um boné, avental e segura uma faca para cortar carnes

Como escolher um Sistema para Açougues e Casa de Carnes

Açougues, casas de carne e peixarias trabalham com produtos perecíveis para consumo na alimentação. É um trabalho de grande responsabilidade, que exige uma gestão rigorosa. Ou seja, você precisa ter controle sobre todos os aspectos do seu negócio. Veja como escolher um sistema para ajudar a otimizar sua rotina!

Açougues e Casas de Carnes, hoje em dia, não vendem apenas carnes em seu portfólio de produtos. O cliente consegue comprar itens adicionais que completam um mix bem extenso. Esse mix pode ser tão extenso, que consegue suprir praticamente todas as necessidades do cliente naquele momento. 

Esses estabelecimentos trabalham com produtos perecíveis para consumo na alimentação. É um trabalho de grande responsabilidade, que exige uma gestão rigorosa. Ou seja, você precisa ter controle sobre todos os aspectos do seu negócio. 

Atualmente o Brasil é o 6º país com maior consumo per capita de carne no mundo, ao lado de países com poder aquisitivo superior ao nosso, como Estados Unidos e Austrália. Portanto, este produto deve receber uma atenção redobrada de todos envolvidos no processo de venda.

Com o sistema de gestão adequado, esse controle é possível – e, ainda melhor, prático e ágil. Mas como escolher o sistema correto para a sua loja? Vamos trazer algumas dicas que podem te ajudar nessa decisão. Continue a leitura e descubra tudo!

 

Por que ter um software para açougue?

Administrar um açougue não é tarefa fácil. Um bom administrador sabe como é importante ter todas as informações sobre o negócio organizadas. Mas fazer isso apenas com anotações manuais ou planilhas para controle de açougue está mais suscetível a erros e até mesmo perda de dados. 

Utilizar um sistema de gestão no seu açougue tornou-se extremamente necessário em diversos aspectos, principalmente em locais com grande concorrência. Além de controlar a emissão de nota fiscal (o que garante segurança tanto para o consumidor quanto para o próprio açougue) o software pode auxiliar no controle de estoque, ainda mais por se tratar de uma mercadoria com uma data de validade próxima e variável.

Isso ajuda você a ter uma gestão mais otimizada, ganhando tempo para focar no que realmente importa: o crescimento do negócio.

 

Controle de estoque 

Controlar as entradas e saídas de estoque é algo fundamental para todo e qualquer comércio. Acontece que, no caso dos açougues, há uma particularidade que deve ser levada em consideração: o fato de que o estabelecimento trabalha com insumos altamente perecíveis e sensíveis a mudanças no ambiente.

A boa notícia é que um bom sistema para açougue pode ajudar nisso. Caso ele tenha uma funcionalidade de controle de estoque eficiente e fácil de usar, ele será de grande ajuda para manter o estoque sob controle, e, consequentemente, evitar perdas. Esse controle se torna essencial para evitar a perda de alimentos ou a venda de produtos com validade expirada, causando desgosto e prejuízos para a vida do cliente, o que pode gerar não somente uma rejeição dos consumidores locais, mas até mesmo uma grande dor de cabeça em via judicial.

 

Gestão financeira

Normalmente, açougues são estabelecimentos que tendem a ser bem sucedidos. Isso pois eles fazem parte do segmento de alimentação, tido como essencial pelos consumidores. Portanto, suas vendas tendem a se manter boas mesmo em épocas de crise.

Ainda assim, é muito importante que haja um controle de uso dos recursos financeiros. Em outras palavras, é essencial que o sistema para açougue usado pelo estabelecimento conte com uma ferramenta de gestão financeira que seja intuitiva e que permita acompanhar a entrada e a saída de recursos de uma forma eficiente. Do contrário, é possível que o seu negócio tenha um gargalo financeiro passando despercebido.

 

Frente de caixa PDV

Não importa o ramo do seu negócio: seus clientes não querem esperar. Portanto, é preciso fazer tudo o que estiver a seu alcance para evitar filas.

Um sistema para açougue com uma boa funcionalidade de frente de caixa PDV é de grande ajuda nisso. Se ele for simples e rápido, seus funcionários poderão fechar vendas mais rápido, reduzindo o tempo de espera.

 

Integração com a balança

E o melhor disso tudo é que você pode integrar sua balança com o sistema de vendas PDV. Você pode pesar seus produtos e criar etiquetas para a venda em balcão, e também integrar a sua balança de checkout, direto no frente de caixa, calculando o preço do item na hora da venda.

 

Desmembramento de produtos

Quando você compra do seu fornecedor, a mercadoria vem inteira e a separação dos cortes é realizada pelos açougueiros. Por exemplo, quando você compra carne bovina, ela pode ser entregue como traseiro ou dianteiro. Cortes traseiros são picanha, maminha, alcatra, coxão duro, coxão mole, filé mignon, contra-filé e etc. Cortes dianteiros são acém, paleta, costela, peito e etc.

Precisa retirar os cortes de uma peça inteira? Com a desagregação, você consegue controlar o rendimento de acordo com o tipo de mercadoria que você recebe, garantindo a distribuição correta, segundo o rendimento.

 

Ordem de produção

Você fabrica os produtos que vende? Com a ordem de produção é possível controlar todo o processo, desde a gestão de estoque dos insumos até a entrega do produto final ao seu cliente de maneira simples.

Implantar um software que atenda exatamente às necessidades da sua empresa é fundamental para o bom funcionamento dos processos produtivos do seu Açougue ou Casa de Carnes. Possibilitando aumento de produtividade, segurança e eficiência na operação.

Preparado para revolucionar a gestão do seu açougue! Quer facilitar seu dia a dia como empreendedor? Conheça o Hiper, um sistema completo para Açougues e Peixarias.

 

Quer mais dicas?

Conheça o nosso blog e tenha acesso gratuito a diversos conteúdos que irão te ajudar a melhorar ainda mais a gestão do seu negócio! 😉

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta