Roupas ou eletrônicos, acessórios ou artigos para o lar: seja qual for o segmento da sua loja, saber quais os passos para vender seu produto é sempre a melhor fórmula para quem quer lucrar mais. Seja em momentos em que seu setor esteja em alta ou em baixa, é preciso saber como alavancar as vendas. Talvez você acredite que não há o que possa ser feito sem um grande investimento inicial, mas não é verdade.
O mais complexo, na verdade, é saber por onde começar, certo? Mas para ajudar nessa difícil tarefa, preparamos 5 passos muito importantes! Pronto para melhorar as suas vendas? Continue a leitura e confira!
5 passos da Hiper para vender seu produto de forma eficaz
A gente sabe que cada setor tem suas manhas, mas existem algumas formas de melhorar as vendas que são válidas para todos eles. Confira o passo a passo a seguir:
1. Conheça o seu público
O primeiro dos passos para vender seu produto de forma eficaz é analisar e entender o seu público-alvo. Aqui, é importante se dedicar a algumas questões:
- Quem é o seu público?
- O que os seus clientes realmente desejam?
- Quais diferenciais o seu consumidor preza?
- Quais as principais objeções que impedem a compra do seu produto?
Embora essas perguntas pareçam óbvias, muitos vendedores não fazem ideia de como respondê-las. Por isso, reserve um tempo para pensar sobre elas e, se preciso for, observar e conversar com potenciais clientes. Entenda se suas ofertas são assertivas ou se você precisa oferecer uma gama diferente de produtos para seus consumidores.
2. Qualifique a sua equipe
Agora que você já entendeu o que o seu cliente deseja e quais são os obstáculos que o impedem de comprar o seu produto, é hora de treinar a sua equipe de vendas, dividindo os aprendizados da etapa anterior. Afinal, os vendedores são os grandes responsáveis por vencer cada uma das resistências do seu público e levá-lo à conversão.
Ser empático com o cliente (nada de mentir apenas para fechar negócio, hein?), manter uma postura proativa e possuir conhecimento técnico na área de vendas são algumas das habilidades esperadas de um bom profissional de vendas.
3. Capriche na apresentação do produto
Sabe aquela história de que comemos com os olhos? Bom, ela não é válida apenas para quem trabalha no segmento gastronômico. Independentemente da sua área de atuação, caprichar na apresentação é um dos passos para vender seu produto.
Por isso, esteja sempre atento a detalhes como embalagens, fachada de loja, organização de vitrine e até mesmo fardas e uniformes. Também é importante considerar a qualidade das informações que são disponibilizadas ao consumidor na hora da venda e a postura da equipe de vendas.
Uma boa apresentação facilita que os consumidores encontrem o produto e também ajuda criar o desejo de compra. Sem contar que informações claras ajudam o cliente a ficar seguro e consolidar o pagamento.
4. Aposte na divulgação
É impossível alavancar as vendas de uma loja que as pessoas simplesmente não conhecem, não é mesmo? É justamente por isso que o quarto passo da nossa lista é investir na divulgação do seu produto.
Quanto mais pessoas souberem o que você vende antes mesmo de chegarem até o ponto de vendas, mais fácil será o seu trabalho na hora de persuadi-los a comprar. Por isso, aposte no poder das redes sociais para divulgar o seu produto e invista em anúncios pagos direcionados ao seu público. O uso do e-mail marketing também pode ser uma excelente opção.
Pesquise quais são as ferramentas mais recentes e efetivas, converse com seus clientes sobre quais canais eles preferem receber novidades e faça uma comunicação efetiva tanto para lançamentos quanto para épocas de promoções. Lembre-se que seus concorrentes estarão disputando a atenção das pessoas, então é preciso se esforçar para ter a melhor divulgação.
5. Acompanhe os resultados obtidos
O último dos passos para vender seu produto é acompanhar cuidadosamente os resultados das vendas. Embora muitos empresários e vendedores não deem a devida importância para tais dados, a verdade é que eles são uma valiosíssima fonte de informação.
Analise quais produtos saem mais rápido, quais têm maior lucratividade e quais não são tão interessantes assim. Ao analisar os resultados, é possível perceber quais as épocas em que o seu produto tem uma saída maior e o motivo pelo qual isso acontece. Também é possível pensar em estratégias de promoção para aumentar as vendas em períodos considerados ruins, além de ter plena noção de quais medidas funcionaram ou não.
Gostou dos nossos passos para vender seu produto? Seguindo esses cinco passos, você poderá aumentar suas vendas, mas indicamos que você leia este artigo e também conheça dicas para inovar e vender muito mais.