PUBLICADO EM 25 DE janeiro DE 2023 5 minutos de leitura

Para gerenciar uma loja é preciso disciplina, boa capacidade de tomada de decisões e, é claro, saber administrar a saúde financeira do negócio. Parte dessa administração é o controle de comissão dos vendedores que tem um forte impacto nos lucros. Para que essa tarefa apresenta um bom resultado, é preciso saber como calcular a comissão dos vendedores corretamente, afinal um cálculo mal feito pode gerar furos no saldo financeiro da sua loja.

Se a comissão for alta demais, por exemplo, o lucro após o pagamento dos vendedores pode ser insuficiente para manter a loja funcionando. Se for muito baixa, por outro lado, não irá motivar os funcionários. Lembre-se que gerir um empreendimento é, em grande parte, cuidar do dinheiro que circula nele. Desta forma, o controle da comissão dos vendedores tem que entrar na gestão financeira. O dinheiro que entra será usado para comprar novos produtos para abastecer o estoque, pagar as despesas fixas e contas com fornecedores – além do comissionamento de vendas, claro. Percebe como é importante saber precisamente quanto foi vendido?

Então fique atento às dicas que a gente preparou para que você possa fazer o controle de vendas e de comissões de uma forma mais simples, eficiente e segura. Aproveite para anotar os pontos que achar mais importantes enquanto lê e vem comigo! 

Comece com uma boa organização

A organização é  base da boa gestão de qualquer empreendimento, independentemente do tamanho. É claro que isso também se aplica à sua loja, logo, nossa primeira dica é que seja feito o registro de todas as atividades, sejam elas vendas, pagamentos, devoluções, valores de comissão, etc. As comissões de vendas devem fazer parte da estratégia de vendas da sua loja, integrando um planejamento mais amplo.

Em um primeiro momento, pode parecer um pouco trabalhoso fazer isso. No entanto, é bem mais fácil do que correr atrás de documentos quanto for necessário. Registre de forma organizada e fácil de entender o número de vendas de cada vendedor, calcule cada comissão individualmente e deixe registrada toda entrada e saída de dinheiro da sua loja. 

As planilhas são suas amigas no controle de vendas

As boas e velhas planilhas são uma excelente opção para manter o controle de vendas organizado. Ela permite que você organize a comissão para cada vendedor, bem como permite analisar qual é o melhor tipo de comissionamento para sua empresa e tipo de negócio a partir dos resultados alcançados.

Apesar de atualmente não serem os instrumentos mais modernos do mercado, nem os mais práticos para essa função, as planilhas podem servir muito bem ao lojista que ainda não tem verba para investir em um software especializado. 

Tenha um modelo de comissões conhecido pelos vendedores

Para evitar erros na hora de pagar os funcionários e um clima organizacional ruim, o ideal é definir um modelo único de comissões, conhecido por todos os vendedores. Isso não significa que todos receberão o mesmo valor, mas que estarão submetidos às mesmas regras de cálculo. Isso vai garantir que a recompensa seja pelo esforço de cada um.

Existem comissões proporcionais às vendas, salários fixos + bônus, sistemas mistos, etc. O importante é escolher uma regra que se aplique a todas as pessoas e seja boa para sua loja. Algumas empresas, por exemplo, dão aos funcionários uma porcentagem variável de comissão que depende do número de itens vendidos no mês.  

Use a tecnologia a seu favor

Tecnologia e automação podem se tornar suas grandes aliadas em todas as dicas que mencionamos anteriormente. E não é preciso ter um sistema de controle de comissões específico. Com um bom software de gestão empresarial, é possível obter dados mais completos, que vão permitir análises mais rigorosas de suas vendas e de todos os outros processos envolvidos com a área e ainda funcionar como um sistema para a comissão de vendas.

Independentemente de como adaptamos ferramentas para fazer várias funções — como é o caso das planilhas —, uma solução criada sob medida irá entregar resultados melhores. Alguns softwares de gestão cobrem todas as funções que listamos aqui e ainda ajudam o lojista a se organizar para lançar os dados, evitando muitos problemas no futuro. 

Para efetivamente fazer a diferença no seu dia a dia, a principal característica que um software de gestão precisa ter é ser intuitivo. Ou seja, ele precisa ser simples e fácil de usar para que a sua rotina comercial não sofra um impacto negativo devido à dificuldade em utilizar o sistema ou em integrar os departamentos. O sistema Hiper, por exemplo, integra as informações sobre as finanças de sua loja com as vendas, o estoque, as questões fiscais e a emissão de relatórios. Uma vez que as informações sejam incluídas no sistema, o comissionamento de cada vendedor também ficam integradas à gestão como um todo, facilitando os cálculos e a análise de resultados.

Ou seja, para conseguir alguma informação, prever demandas ou relacionar dados, basta acessar o software. O sistema do Hiper te ajuda no controle e distribuição de comissão entre seus vendedores. Acompanhe através de relatórios personalizados todas as informações sobre as vendas realizadas e saiba quanto cada vendedor receberá por período. Afinal, o reconhecimento pelo trabalho individual de cada membro do time é uma das formas mais eficazes de motivá-los diariamente.

Outras dicas de estratégia de vendas

Quer saber como realizar o controle das suas vendas de uma forma simples, intuitiva e totalmente eficiente? Leia outros textos do nosso blog e conheça as ferramentas do Hiper

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.