Imagem de uma jovem empreendedora com seu computador sobre a mesa e alguns papéis, onde ela está escrevendo

Qual a maneira ideal de se fazer o controle de comissão dos vendedores?

A comissão pode ser proporcional às vendas, salários fixos + bônus, sistemas mistos, etc. O importante é escolher uma regra que se aplique a todas as pessoas e seja boa para sua loja. Algumas empresas, por exemplo, dão aos funcionários uma porcentagem variável de comissão que depende do número de itens vendidos no mês. Que tal essa ideia para aumentar o esforço de venda do pessoal? 

Gerenciar uma loja é uma tarefa bastante complexa e requer disciplina, boa capacidade de tomada de decisões e, é claro, saber administrar a saúde financeira do negócio. Parte dessa administração é o controle de comissão de vendedores que influencia fortemente a mensuração do rendimento das vendas nas lojas.

Mas para que essa tarefa apresente um bom resultado, é preciso saber como calcular a comissão dos vendedores corretamente para que não aconteçam furos no saldo financeiro da sua loja.

Afinal, gerir um empreendimento é, em grande parte, cuidar do dinheiro que circula nele. Imagine como seria ter que comprar novos produtos para abastecer o estoque sem saber quanto foi vendido no mês anterior, quanto foi repassado aos funcionários como comissão e quanto precisa, ainda, ser pago aos fornecedores. Impossível, não é?

Por esse motivo nós vamos te dar algumas dicas para que você possa fazer o controle de vendas e de comissões de uma maneira muito mais simples, eficiente e segura. Bom, se você chegou até aqui é porque está cheio de dúvidas e este é o lugar certo para acabar com todas elas. Vem comigo! 

 

A organização deve estar sempre presente

A base da boa gestão de qualquer empreendimento, independentemente do tamanho, é a organização. Isso também se aplica à sua loja, logo, é necessário ter o registro de tudo que é feito — vendas, pagamentos, devoluções, valores de comissão, etc. Pode parecer um pouco trabalhoso fazer isso, mas é bem mais fácil do que correr atrás de documentos quanto for necessário.

Por isso, registre separadamente o número de vendas de cada vendedor, organize a comissão individualmente e deixe registrada toda entrada e saída de dinheiro que aconteça em sua loja. 

 

As planilhas são um caminho saudável para fazer o controle de vendas

As boas e velhas planilhas são uma excelente opção para manter o controle de vendas organizado. Ela permite que você organize a comissão geral e para cada vendedor, bem como permite analisar qual é o melhor tipo de comissionamento para sua empresa e tipo de negócio.

Apesar de não serem os instrumentos mais modernos do mercado, nem os mais práticos para essa função, as planilhas podem servir muito bem ao lojista que ainda não tem verba para investir em um software especializado. 

Ilustração de uma moeda na cor amarela, sobre um fundo roxo com a logo da empresa Hiper e o Texto "Download Gratuito Calculadora para comissões" e um botão roxo com o texto "Baixar Agora"

 

É preciso definir um modelo de comissões

Para evitar erros na hora de pagar os funcionários, é interessante definir um modelo único de comissões. Isso não significa que todos os funcionários receberão o mesmo valor, mas sim que estarão submetidos às mesmas regras de cálculo.

Existem comissões proporcionais às vendas, salários fixos + bônus, sistemas mistos, etc. O importante é escolher uma regra que se aplique a todas as pessoas e seja boa para sua loja. Algumas empresas, por exemplo, dão aos funcionários uma porcentagem variável de comissão que depende do número de itens vendidos no mês. Que tal essa ideia para aumentar o esforço de venda do pessoal? 

 

Adquira um bom sistema de gestão e use a tecnologia a seu favor

A tecnologia e a automação podem se tornar seus grandes aliados em todas as dicas que mencionamos anteriormente. Com um software de gestão empresarial, os dados obtidos são mais completos e permitem análises mais rigorosas de suas vendas e de todos os outros processos envolvidos com a área.

Independentemente de como adaptamos ferramentas para fazer várias funções — como é o caso das planilhas —, uma solução criada sob medida sempre será a melhor opção. Softwares de gestão cobrem todas as funções que listamos aqui e ainda ajudam o lojista a se organizar para lançar os dados, evitando muitos problemas no futuro. A principal característica que um software de gestão precisa ter é: ser intuitivo. Ou seja, ele precisa ser totalmente simples e fácil de usar para que a sua rotina comercial não seja impactada pela dificuldade em utilizar o sistema ou em integrar os departamentos.  

O sistema Hiper, por exemplo, consegue integrar as finanças de sua loja com as vendas, o estoque, as questões fiscais e a emissão de relatórios. Assim, para conseguir alguma informação, prever demandas ou relacionar dados, basta que seja feito o pedido no software. O Hiper te ajuda no controle e distribuição de comissão entre seus vendedores. Acompanhe através de relatórios personalizados todas as informações sobre as vendas realizadas e saiba quanto cada vendedor receberá por período. Afinal, o reconhecimento pelo trabalho individual de cada membro do time é uma das formas mais eficazes de motivá-los diariamente.

Quer saber como realizar o controle das suas vendas de uma forma simples, intuitiva e totalmente eficiente? Experimente o Hiper grátis.

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