5 dicas para encontrar bons fornecedores

Gestão de fornecedores

Ter bons produtos em sua loja, com qualidade e preços diferenciados, demanda que você tenha bons fornecedores. Mas encontra-los nem sempre é tarefa fácil para os gestores que não sabem o que procurar. Alguns pontos-chave precisam ser observados antes de se fazer uma contratação, pois se eles forem negligenciados, quem “pagará a conta” será o consumidor, o que poderá prejudicar suas vendas. Para que sua loja não passe por estes problemas, listamos algumas dicas para encontrar bons fornecedores. Conheça quais são e feche bons negócios!

 

1 – Faça pesquisas

A internet é uma ótima aliada na hora de encontrar os melhores prestadores de produtos e serviços. Nela, você conseguirá coletar importantes informações sobre a empresa que pretende contratar. Neste momento, vale dedicar alguns minutos pesquisando a reputação da organização, os valores, se há alguma reclamação, relatos positivos de outros clientes, etc. Fazendo esta pesquisa, você com certeza encontrará notícias interessantes que ajudarão a construir uma percepção positiva ou negativa sobre um fornecedor.

 

2 – Frequente feiras e eventos do setor

Independente de qual seja a sua área de atuação, há feiras e eventos especializados onde fornecedores de diversos locais do país e até mesmo de outras nacionalidades expõem seus produtos e diferenciais de atendimento. Pesquise as datas de feiras e demais eventos de seu setor e visite as que mais chamarem sua atenção. Vá aos estandes, troque contatos e aproveite para conhecer um pouco mais sobre os fornecedores de seu ramo de atuação.

 

 

 

3 – Agende visitas aos fornecedores

Gostou de algum fornecedor? Agende com ele uma visita para verificar como é a sua linha de produção, como é a rotina de trabalho dos profissionais que ali atuam, como são feitas as entregas, quais são os prazos, etc. Além de você conseguir ter uma percepção real do dia a dia da organização, poderá aproveitar o momento para criar um ótimo relacionamento com as pessoas que ali trabalham. Isso é importante para conseguir melhores preços, condições de pagamentos, entregas mais rápidas, etc.

 

4 – Procure fornecedores locais

Converse com pessoas que atuam em seu mercado e faça pesquisas para encontrar bons fornecedores perto de sua empresa. Quanto mais próximo deles você ele estiver, melhor será a relação entre compra e venda que vocês poderão estabelecer. Os prazos poderão ser reduzidos, as entregas e pedidos feitos de maneira mais ágil e eficiente, etc.

 

5 – Tenha revistas e catálogos especializados

Catálogos e revistas especializados em seu segmento de atuação são ótimas ferramentas para encontrar bons fornecedores. Nelas, você encontrará matérias, entrevistas e anúncios diversos com os melhores do país. Para adquiri-los, vá até uma banca de revista ou faça uma busca pela internet. Entrando em sites especializados, você poderá solicitar catálogos para serem entregues em seu local de trabalho ou poderá ainda visualizá-los virtualmente.

Quando você escolhe um fornecedor, não está somente adquirindo produtos, mas também associando sua marca à dele. Por isso, é importante pesquisar a conduta da empresa e a forma como ela trabalha. Saber qual a percepção que o mercado tem sobre ela é crucial para firmar bons negócios e manter um bom relacionamento.

 

Teste o Hiper grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Experimente grátis