Gestão Administrativa

Como encontrar bons fornecedores para o seu negócio

Se você tem dúvidas sobre como encontrar bons fornecedores, saiba que isso não depende de sorte. Existem formas de construir uma lista de fornecedores que pode trazer bons resultados para a sua empresa.

PUBLICADO EM 04 DE abril DE 2023 10 minutos de leitura

Uma das maiores vantagens de trabalhar com bons fornecedores é garantir que a sua empresa trabalhe com produtos de qualidade e preços diferenciados. Eles podem ser para consumo próprio, para brindes ou para venda, fornecedores para loja de variedades ou fornecedores de roupas para loja virtual. 

 

O que é um fornecedor?

Fornecedor é uma palavra derivada do francês fournisseur, verbo fournir, em português: fornecer, abastecer, prover. Basicamente, o fornecedor é a pessoa ou empresa que fornece mercadorias ou serviços ao consumidor, que também pode ser uma pessoa ou empresa. 

Para o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor é toda pessoa:

  • Física ou jurídica;
  • De caráter público ou privado;
  • Nacional ou estrangeiro;
  • Entes despersonalizados que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

 

Tipos de fornecedor

Existem três tipos de fornecedores: monopolista, habitual ou especial.  

Monopolistas: são aqueles fornecedores de produtos exclusivos, ou seja, não têm concorrentes. Têm maior poder de decisão sobre o preço e cobram pela exclusividade do produto. O interesse pela aquisição parte do comprador, pois o produto comercializado normalmente não é substituível.  

Habituais: são os tradicionais fornecedores de produtos necessários para o funcionamento de um estabelecimento, que têm uma grande concorrência. Por esse motivo, o comprador tem mais poder de negociação antes de fechar o preço ou as condições de pagamento.  

Especiais: esses fornecedores são ocasionais. Normalmente suprem eventos diferenciados ou atípicos, trabalhando com produtos que não estão disponíveis nos fornecedores habituais. 

 

Como conseguir fornecedores

Saber que o material acordado será entregue sem surpresas é um alívio para o empreendedor, mas nós sabemos que encontrar fornecedores confiáveis e qualificados nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar você nessa tarefa, reunimos algumas dicas que são muito efetivas para você encontrar os melhores fornecedores para a sua loja e fechar bons negócios

 

1 – Pesquise bons fornecedores

A internet é uma ótima aliada para encontrar e escolher os melhores fornecedores, sejam eles fabricantes de produtos ou prestadores de serviço. Você pode iniciar a sua busca de duas formas, consultando uma empresa que já entrou em contato com você ou procurando pelo item específico que você deseja.

No primeiro caso, você pode acessar os reviews da empresa no Google e nas redes sociais para ler os relatos de outros clientes, além de consultar o site para mais informações, como a história da empresa, seu endereço e todo o catálogo de produtos e serviços. Com essa pesquisa prévia você já tem acesso a informações que podem decidir ou não o avanço da parceria. 

Ao procurar por um item específico você pode encontrar muitas empresas, neste caso o ideal é ter calma e refinar a sua pesquisa. Leia os reviews, peça a indicação de outros empresários e depois de uma primeira avaliação, entre em contato com as empresas selecionadas para entender melhor o modelo de negócio deles e como funcionaria o fornecimento.

É importante lembrar que dependendo do produto ou serviço que você irá adquirir, muitas vezes você consegue testá-lo antes da compra final. Seja com um produto online, onde você pode ter acesso a um teste grátis ou simulação, ou com um produto físico, em que você recebe uma amostra do item desejado para avaliação. 

 

2 – Busque por cursos e eventos do seu setor

Participar de feiras, eventos e cursos relacionados a sua área de atuação, sejam eles presenciais ou online, é uma ótima forma de encontrar fornecedores expondo produtos e oferecendo soluções que podem ajudar no seu negócio. No universo digital, muitas vezes é o fornecedor que promove ou patrocina esses eventos. 

Pesquise quais são os principais eventos do setor na sua região, verifique o calendário e planeje quais são os indispensáveis para você participar. Muitos desses encontros, além da feira de negócios, também possuem uma agenda de palestras e cursos, ou seja, você encontra fornecedores e se desenvolve enquanto profissional e empresa.

Nos últimos anos, com o aumento de conteúdo na internet, alguns eventos passaram a ser 100% online. Além deles, você também encontra vídeos, lives e cursos sobre diversos assuntos, podendo escolher o melhor dia e horário para consumir aquele conteúdo e, o melhor, muitas vezes de forma totalmente gratuita.

Ao participar de um desses eventos, aproveite a oportunidade ao máximo. Conheça novas empresas, tire suas dúvidas e inicie uma relação com os fornecedores. Esses laços são importantes para desenvolver uma parceria de qualidade.

 

3 – Peça referências a outros empreendedores

Conversar com outros empresários da sua área de atuação e trocar uma ideia sobre os fornecedores é uma prática muito indicada. O relacionamento com esses profissionais vai ajudar a fortalecer o setor, sem contar que a indicação dele pode ser benéfica tanto para você quanto para ele.

Quem já tem experiência na área pode te alertar sobre fornecedores que não cumprem prazos, entre outras coisas, o que irá evitar muitos problemas no futuro. Lembre-se apenas que não é legal perguntar sobre preços e condições que seus colegas estão conseguindo com o fornecedor. Isso pode parecer uma estratégia para passá-los para trás na concorrência, prejudicando o seu relacionamento profissional com outros lojistas do setor.

 

4 – Agende visitas aos fornecedores

Gostou de algum fornecedor? Agende uma visita com ele!

Esse encontro presencial é importante para verificar como é a linha de produção, a rotina de trabalho dos profissionais, de que forma são feitas as entregas e tirar suas dúvidas. Aproveite a visita para conhecer melhor o catálogo de produtos oferecidos, afinal, dessa forma fica mais fácil saber a qualidade das peças.

Além de conseguir ter uma percepção real do dia a dia da organização e dos produtos, você pode aproveitar o momento para criar um relacionamento com as pessoas que ali trabalham. Construir essa relação é importante para conseguir melhores preços, condições de pagamentos, entregas mais rápidas, entre outras vantagens.

 

5 – Faça visitas a polos de vendas

Cada setor tem um polo, uma região que concentra vários vendedores para o mesmo tipo de negócio. As lojas de roupas podem visitar a região do Brás em São Paulo, ou de Petrópolis no Rio de Janeiro. Existem regiões dedicadas a produtos eletrônicos e outras a alimentos. 

Descubra a mais interessante para o seu setor e lembre-se que esses polos podem reunir tanto lojas quanto fábricas. Visite as que você considerar mais promissoras para iniciar um relacionamento comercial.

 

6 – Procure fornecedores locais

Converse com pessoas que atuam em seu mercado e faça pesquisas para encontrar bons fornecedores perto de sua empresa. Quanto mais próximo ele estiver de você, melhor será a relação entre compra e venda que vocês poderão estabelecer. 

Contar com fornecedores no mesmo bairro, cidade ou estado, permite que os prazos sejam atendidos com mais agilidade e com menor custo de entrega, além de você estar ajudando outra empresa da sua região.

Quando você escolhe um fornecedor, não está somente adquirindo produtos, mas também associando sua marca à dele. Por isso, é importante pesquisar a conduta da empresa e a forma como ela trabalha. Saber qual a percepção que o mercado tem sobre ela é crucial para firmar bons negócios e manter um bom relacionamento.

 

7 – Agende visitas aos fornecedores

Gostou de algum fornecedor? Agende uma visita com ele!

Esse encontro presencial é importante para verificar como é a linha de produção, a rotina de trabalho dos profissionais, de que forma são feitas as entregas e tirar suas dúvidas. Aproveite a visita para conhecer melhor o catálogo de produtos oferecidos, afinal, dessa forma fica mais fácil saber a qualidade das peças.

Além de conseguir ter uma percepção real do dia a dia da organização e dos produtos, você pode aproveitar o momento para criar um relacionamento com as pessoas que ali trabalham. Construir essa relação é importante para conseguir melhores preços, condições de pagamentos, entregas mais rápidas, entre outras vantagens.

 

Fornecedores na internet

A gente falou sobre pesquisar no Google, mas existem alguns canais que são ótimos para você achar fornecedores na internet. Listamos a seguir 7 fornecedores ou marketplaces de diferentes nichos de atuação para você pesquisar. Confira!

 

Alibaba

O site é um dos maiores e-commerces do mundo e foi criado para facilitar a operação de lojas virtuais na busca de fornecedores de produtos estrangeiros. Reúne fabricantes e fornecedores chineses que oferecem produtos variados. De roupas a eletrônicos, é possível encontrar itens por preços baixos. Leia as avaliações de cada fornecedor para evitar surpresas ruins.

 

AliExpress

Uma das maiores referências atuais em produtos importados para revenda, tem um modelo parecido com o do Alibaba. A dica é a mesma: confira a reputação do vendedor antes de fechar negócio. Outra coisa importante é se atentar às variações do câmbio do dólar de a compra for feita com cartão internacional.

 

Amazon

Tradicional no mercado, a Amazon tem fornecedores nacionais e internacionais de roupas, aparelhos eletrônicos, utilidades para casa, além de todos os tipos de acessórios utilizados no dia a dia.

 

DPC

Se você deseja trabalhar com marcas tradicionais no mercado brasileiro, essa é uma boa opção. A DPC trabalha com marcas como BIC, Colgate, Pantene, Havaianas, Nestlé e P&G. Sem contar que atende diversas categorias de varejo, como alimentação, beleza, saúde etc.

 

Golden Distribuidora

Se a sua loja é focada em produtos de informática, esse fornecedor é pra você. Lá você irá encontrar produtos de marcas como HP, Canon, Epson, Lenovo, Acer, Samsung e Dell.

 

Megafort Distribuidora

Há aproximadamente 25 anos no mercado, a empresa atua com produtos de diversas áreas, como limpeza, papelaria, alimentação, bomboniere, higiene pessoal e bebidas. Com atendimento em todo o território nacional, pode ser um fornecedor importante para a sua loja.

 

Mercado Livre

Hoje é a empresa de tecnologia líder em comércio eletrônico e soluções fintech na América Latina. Lá é possível encontrar uma infinidade de tipos de fornecedores para perfumes, artigos eletrônicos, roupas, alimentos, maquiagens… produtos nacionais e importados.

 

No Blog da Hiper você encontra diversos artigos e materiais para tornar a gestão do seu negócio cada vez mais simples. Continue a leitura!

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