Como encontrar bons fornecedores para o seu negócio

Trabalhar com bons fornecedores permite uma maior qualidade para os produtos que você oferece na sua loja. Confira as nossas dicas para encontrar e fechar bons negócios!

Encontrar bons Fornecedores

Uma das maiores vantagens de trabalhar com bons fornecedores é garantir que a sua empresa trabalhará com produtos de qualidade e preços diferenciados, sejam eles para consumo próprio, para brindes ou para venda. 

Saber que o material acordado será entregue sem surpresas é um alívio para o empreendedor, mas nós sabemos que encontrar fornecedores confiáveis e qualificados nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, existem alguns passos que podem ajudar você nessa tarefa. 

Abaixo listamos 4 dicas para você encontrar os melhores fornecedores para a sua loja e fechar bons negócios!

 

1 – Pesquise bons fornecedores

A internet é uma ótima aliada para encontrar e escolher os melhores fornecedores, sejam eles fabricantes de produtos ou prestadores de serviço. Você pode iniciar a sua busca de duas formas, consultando uma empresa que já entrou em contato com você ou procurando pelo item específico que você deseja.

No primeiro caso, você pode acessar os reviews da empresa no Google e nas redes sociais para ler os relatos de outros clientes, além de consultar o site para mais informações, como a história da empresa, seu endereço e todo o catálogo de produtos e serviços. Com essa pesquisa prévia você já tem acesso a informações que podem decidir ou não o avanço da parceria. 

Ao procurar por um item específico você pode encontrar muitas empresas, neste caso o ideal é ter calma e refinar a sua pesquisa. Leia os reviews, peça a indicação de outros empresários e depois de uma primeira avaliação, entre em contato com as empresas selecionadas para entender melhor o modelo de negócio deles e como funcionaria o fornecimento.

É importante lembrar que dependendo do produto ou serviço que você irá adquirir, muitas vezes você consegue testá-lo antes da compra final. Seja com um produto online, onde você pode ter acesso a um teste grátis ou simulação, ou com um produto físico, em que você recebe uma amostra do item desejado para avaliação.

 

2 – Busque por cursos e eventos do seu setor

Participar de feiras, eventos e cursos relacionados a sua área de atuação, sejam eles presenciais ou online, é uma ótima forma de encontrar fornecedores expondo produtos e oferecendo soluções que podem ajudar no seu negócio. No universo digital, muitas vezes é o fornecedor que promove ou patrocina esses eventos. 

Pesquise quais são os principais eventos do setor na sua região, verifique o calendário e planeje quais são os indispensáveis para você participar. Muitos desses encontros, além da feira de negócios, também possuem uma agenda de palestras e cursos, ou seja, você encontra fornecedores e se desenvolve enquanto profissional e empresa.

Nos últimos anos, com o aumento de conteúdo na internet, alguns eventos passaram a ser 100% online. Além deles, você também encontra vídeos, lives e cursos sobre diversos assuntos, podendo escolher o melhor dia e horário para consumir aquele conteúdo e, o melhor, muitas vezes de forma totalmente gratuita.

Ao participar desses eventos, tente aproveitar ao máximo a oportunidade. Conheça novas empresas, tire suas dúvidas e aproveite para criar uma relação com os fornecedores. Esses laços são importantes para desenvolver uma parceria de qualidade.

 

Guia para impulsionar vendas

 

 3 – Agende visitas aos fornecedores

Gostou de algum fornecedor? Agende com ele uma visita!

O encontro presencial é importante para verificar como é a linha de produção dos produtos, a rotina de trabalho dos profissionais que ali atuam, de que forma são feitas as entregas, quais são os prazos, etc. Aproveite a visita para conhecer mais do catálogo de produtos oferecidos, dessa forma fica mais fácil saber a qualidade das peças.

Além de conseguir ter uma percepção real do dia a dia da organização e dos produtos, você pode aproveitar o momento para criar um relacionamento com as pessoas que ali trabalham. Construir essa relação é importante para conseguir melhores preços, condições de pagamentos, entregas mais rápidas, entre outras vantagens.

 

 4 – Procure fornecedores locais

Converse com pessoas que atuam em seu mercado e faça pesquisas para encontrar bons fornecedores perto de sua empresa. Quanto mais próximo ele estiver de você, melhor será a relação entre compra e venda que vocês poderão estabelecer. 

Contar com fornecedores no mesmo bairro, cidade ou estado, permite que os prazos sejam atendidos com mais agilidade e com menor custo de entrega, além de você estar ajudando outra empresa da sua região.

Quando você escolhe um fornecedor, não está somente adquirindo produtos, mas também associando sua marca à dele. Por isso, é importante pesquisar a conduta da empresa e a forma como ela trabalha. Saber qual a percepção que o mercado tem sobre ela é crucial para firmar bons negócios e manter um bom relacionamento.

No Blog da Hiper você encontra diversos artigos e materiais para tornar a gestão do seu negócio cada vez mais simples. Continue a leitura!

 

Quer saber mais sobre gestão de lojas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivo sobre gestão de lojas: