Venda consignada: entenda as vantagens e desvantagens

Está em busca de um modelo de vendas que ofereça segurança e liberdade? A Venda Consignada pode ser uma ótima opção, conheças as vantagens e desvantagens desse modelo.

Venda Consignada

Conseguir estabelecer um sistema de vendas eficiente é sempre um grande desafio. É necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo para definir qual se encaixa melhor no seu modelo de negócio. Um desses modelos é a venda consignada, que pode ser bom para fornecedores que buscam expandir seu negócio e uma ótima saída para vendedores que querem aumentar o faturamento da sua empresa com maior liberdade. 

A venda consignada é um arranjo comercial onde um produtor/fornecedor envia seus produtos a um comprador ou revendedor, que paga ao fornecedor somente quando os produtos forem vendidos. Nessa modalidade o fornecedor continua a ser o proprietário das mercadorias até que elas sejam pagas em sua totalidade.

Normalmente, o vendedor recebe uma porcentagem da receita da venda. E se você quer entender todas as vantagens e desvantagens da venda consignada. Vem com a gente!

Como funciona?

Para vender produtos consignados, o vendedor deve procurar no mercado fornecedores que trabalham com esse tipo de arranjo comercial. Essa modalidade é uma das grandes fontes de renda adotadas entre os varejistas. Sendo uma opção que ao mesmo tempo dá liberdade para ter um estoque maior, com a segurança de que os produtos que não forem vendidos poderão posteriormente ser devolvidos.

Normalmente, na rotina de um arranjo comercial de venda consignada, é feito um contrato onde o fornecedor disponibiliza os produtos e após um período agendado, o vendedor retornará ao estabelecimento para a prestação de contas. Ou seja, para coletar as mercadorias que sobraram e o pagamento daquilo que foi vendido. Geralmente esse prazo é de um mês.

Por que adotar a venda consignada?

Um sistema de venda consignada é representado por dois lados: Pelo lado do fornecedor, que coloca os seus produtos para serem vendidos, e pelo lado do vendedor que os recebe e fará as vendas ao público final. Para ambos os casos, a venda em consignação possui vantagens e pode ser uma excelente oportunidade de faturar mais através de uma relação saudável de negócios.

E você sabia que o modelo de venda consignada pode ser uma ótima opção também para uma empresa online? Arranjos de venda consignada também existam de maneira similar em operações como marketplaces. Pode se dizer que grandes varejistas do mercados on-line como a B2W e o Mercado Livre, são lojas de venda consignada: por uma porcentagem no preço dos produtos, esses marketplaces oferecem a empresa um mercado para exibir e vender seus produtos. 

Além disso, a venda consignada tem outras vantagens.

 

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Alcance um mercado mais amplo

Para fornecedores que ainda não têm muito tempo de mercado. Ou então não possuem muita proximidade com o público final, muitas vezes podem optar pela venda consignada. Levando em consideração que é um preço pequeno a pagar para colocar seus produtos no mercado, principalmente se são bem-sucedidos na negociação de uma taxa mais baixa.

Uma marca que vende produtos em consignação consegue espalhar os seus produtos pelo mercado, aumentando o alcance da marca para um número maior de clientes em potencial. Além de ter mais visibilidade para os seus produtos, e certamente aumentando as suas vendas.

Melhora o fluxo do caixa

A venda consignada representa, definitivamente, uma grande vantagem para o lojista. Como vendedor, um lojista não tem de gastar nada até que o item seja vendido para o cliente final. Em outras palavras, o vendedor não tem que pagar nada ao fornecedor até que a mercadoria seja vendida. O que ajuda a impulsionar e trazer mais segurança para o fluxo de caixa.

Esse método é muito seguro para aqueles lojistas que buscam explorar novos nichos sem arriscar e comprometer muito do seu caixa. Afinal o lojista não é prejudicado caso os produtos não sejam vendidos, ele apenas não receberá a comissão e os produtos retornarão ao fornecedor.

Facilita o acesso dos clientes a novos produtos

Não importa o quão bom seja um produto, existem alguns itens que precisam ser testados pelos clientes para que possam ser vendidos. Ou seja, mercadorias que os clientes precisam tocar, provar ou testar antes de comprar.

A venda em consignação torna esse processo muito mais fácil para o fornecedor convencer o vendedor a permitir que os clientes testem novos produtos. Afinal, como comentamos antes o risco para o negócio do lojista é minimizado e o fornecedor consegue a exposição necessária para seus produtos, beneficiando ambos os lados.

Permite um estoque sempre abastecido

O lojista que recebe os produtos em consignação passa a ter menos trabalho com a manutenção de estoque, além de reduzir os custos com a compra de mercadorias.

Diante desse cenário, uma loja pode ter uma variedade maior de produtos à venda sem que tenha que fazer grandes investimentos financeiros na compra de mercadorias e manutenção de estoque.

Outro benefício: a venda em consignação geralmente não possui tempo de atraso entre a venda dos produtos e novas encomendas. Pois é interessante tanto para o fornecedor e quanto para o varejista manter a loja sempre abastecida com os produtos, de modo que o estoque é normalmente substituído assim que é vendido. O tempo de latência entre os bens vendidos e os novos produtos que chegam, podem representar uma possível venda perdida. 

Permite testar novos produtos ou canais de vendas

A venda em consignação permite que tanto os produtores quanto os vendedores testem o sucesso de um novo produto ou de um novo canal de vendas sem correr o risco de grandes perdas financeiras.

Os revendedores podem introduzir um novo item no seu mix de mercadorias ou experimentar esse produto em um novo canal de vendas antes de investir pesadamente nele. E o que é melhor: permite que ambos trabalharem com produtos que realmente vendem antes de investir capital neles.

 

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Mas e as desvantagens?

Uma desvantagem comum tanto para o fornecedor quanto para o vendedor diz respeito principalmente às dificuldades na contabilidade, no manuseio e no rastreamento dos produtos dentro da modalidade de consignação. 

Como muitos sistemas de gerenciamento de estoque não são projetados para contabilizar o estoque em consignação. Há o perigo da venda consignada elevar os custos de mão de obra e gerar dupla manipulação. 

Com o Hiper Gestão, você tem acesso a processos de consignação, onde o lojista consegue lançar o retorno da mercadoria. Emita notas de consignação e ainda transforme a consignação em um pedido de venda.

Produtos parados em estoque

Outra possível desvantagem é quando o fornecedor envia grandes quantidades de estoque para o vendedor para economizar recursos. Porém dessa forma, o fornecedor está comprometendo uma grande quantidade de dinheiro em uma grande quantidade de estoque novo e não testado, que pode ou não vender.

Esse é o maior problema para os empresários que fornecem seus produtos em venda consignada: se o estoque consignado não for vendido, perde-se muito dinheiro. Além disso, como o revendedor não assume nenhum risco monetário, ele pode não promover os produtos consignados de forma adequada.

A venda consignada também exige que o empresário tenha um bom nível de parceria e confiança no varejista. Pois existe a possibilidade do revendedor relatar a quantidade de bens vendidos de maneira errada, danificar os produtos em estoque ou de atrasar nos pagamentos devidos pela venda desses produtos.

Como comentamos anteriormente, avalie se esse modelo de vendas faz sentido para o seu negócio. Conheça bem o seu produto e também se ele tem potencial de vendas com o público onde será vendido. 

Esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre venda consignada e suas vantagens e desvantagens. Gostou desse artigo? Deixe um comentário, caso tenha interesse em artigos como esse confira o nosso blog.

 

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