Como organizar o estoque da sua loja e alavancar suas vendas

Organizar o estoque demanda um investimento considerável por parte da loja, já que além de fazer parte de sua estrutura de capital de giro é um item fundamental para fidelização de clientes. Por este motivo, gerenciar de forma eficiente o estoque e mantê-lo organizado é uma atividade essencial para lojas que desejam se manter competitivas no mercado.

Confira a seguir algumas orientações sobre o tema e saia na frente quando o assunto for organização e controle de estoque!

Metodologia para gestão de estoque

Uma das melhores metodologias para realizar a gestão de estoque é através da classificação ABC. Com este cálculo, é possível saber a demanda por cada item do estoque e a periodicidade com que cada item sai de estoque, por exemplo.

Com estas informações, é possível estipular quatro pontos que, de acordo com o SEBRAE, são essenciais para o cálculo do estoque ideal:

  • Demanda: é necessário antecipar a demanda e, através da classificação ABC, é possível fazer esta previsão, tanto mensal quanto sazonal.
  • Quantidade de estoque: por meio da classificação ABC é possível saber a porcentagem de cada item, ou seja, o seu nível de importância. Sendo assim, você consegue prever a quantidade necessária de cada item no estoque.
  • Modelo de reposição: São dois: o contínuo e o recíproco. Conhecendo os movimentos do seu estoque, você consegue escolher qual o modelo de reposição que melhor se encaixa com a sua loja. O contínuo implica em repor o estoque no momento em que este atinge o seu ponto de reposição. O recíproco, por sua vez, é quando a reposição dos produtos é agendada.
  • Fornecedor: por último, é necessário escolher o fornecedor não apenas pelo preço, mas também pela qualidade do produto, prazos de entrega, etc.

Qual o nível de estoque ideal?

Antes de mais nada, tenha em mente que o estoque em excesso não é bom para os seus negócios, já que significa que aquele produto não está tendo liquidez e você está perdendo dinheiro. Ao mesmo tempo, a falta de estoque também é um problema, pois faz com que você perca vendas e, consequentemente, dinheiro.

Então, como resolver este problema?

É necessário calcular um estoque que seja coerente com o seu volume de vendas e com a disponibilidade do seu caixa. Por este motivo, é fundamental possuir as informações mais exatas possíveis sobre estoque, vendas e caixa. E é exatamente neste ponto que entra a gestão de estoques.

Aprenda a gerenciar o estoque da sua loja

Você gerencia o estoque da sua loja? Se a resposta for não, é importante que você saiba que esta é uma ação indispensável para o funcionamento saudável do seu negócio. Com o gerenciamento completo dos seus produtos, você conseguirá evoluir na gestão da sua loja física como um todo. Para saber tudo sobre estoque, criamos um material completo que fala sobre todos os tipos de estoque, suas vantagens, desvantagens e muito mais. 

Conciliando estoque físico e virtual 

Antes de continuarmos, vamos esclarecer o que é loja física e virtual: Loja física é a loja alocada em um local específico, onde os clientes podem comparecer pessoalmente. Ela possui um endereço fixo e os produtos são expostos neste local. Já a loja virtual é a loja online, onde a exposição é feita por meio de fotos e vídeos dos produtos. Os clientes adquirem os produtos por meio de acesso à internet. Ambos os modelos de loja podem coexistir em uma mesma empresa. 

Caso este seja o seu caso, ou seja, você tenha ambas as lojas física e virtual, é fundamental que seja feita a separação de estoque entre elas. Aqui, você irá identificar quais as mercadorias e quantidades que serão destinadas para uso exclusivo da loja virtual e o que será de uso exclusivo de sua loja física. 

Por exemplo, caso você tenha uma loja de roupas: você determina que o produto camiseta será vendido na loja virtual e apenas na cor preta. Porém, na loja física, terá outras cores além da preta como forma estratégica de trazer o seu público para o espaço presencial. 

Fazer essa separação é indispensável para que você não tenha nenhum tipo de furo de estoque, seja na loja física ou virtual.  

É possível controlar o estoque físico e virtual sem que haja separação?

Esta é uma grande dúvida que normalmente surge quando se pensa em integração de estoque da loja física e virtual.

A resposta é sim, mas pode demandar uma organização e atenção muito maiores.

É importante que, em qualquer venda que for realizada na loja virtual, seja efetuada a separação da mercadoria imediatamente no estoque. Esta boa prática é uma precaução, e evita que a mesma mercadoria seja vendida para duas pessoas distintas. 

Além disso, ao realizar um controle de estoque misto, é importante que você tenha em mente que sempre que uma retirada de produto for realizada, tanto para a loja física quanto para a loja online, deve ser atualizada em seu controle. O controle de estoque deverá ser feito diariamente e exigirá um pouco mais de você e sua equipe. Na dúvida, sempre recomendamos utilizar estoques separados. 

Reserve o estoque dos produtos

Sempre que você realizar uma venda em sua loja virtual, reserve o estoque do produto, mesmo que o pagamento não tenha sido confirmado ainda. De forma alguma permita que o produto seja vendido para outro cliente na loja física, por exemplo. Firme o compromisso de entregar a mercadoria para seu cliente, mesmo que o pagamento ainda não tenha sido processado.

Além disso, no caso da loja virtual, sempre faça uma gestão responsável do seu estoque. Tenha o valor fidedigno ao número correspondente no estoque. Você não vai querer que, por exemplo, um cliente compre uma quantidade maior, já que estava disponível na loja online, mas o seu estoque real não suporte essa encomenda e você não consiga entregar. Por isso, seja responsável com seu estoque. Sempre atualize seu site com a quantidade correta.

Para facilitar neste início de organização, criamos um kit de planilhas com materiais básicos para a rotina do seu negócio. Confira abaixo!

Kit Planilhas Hiper para Lojas

Como você pode perceber, há várias estratégias para tornar a organização do seu estoque mais prática. É possível fazer cálculos com formas, trabalhar com previsões ou com a classificação ABC. Contudo, o mais importante é ter em mente que a gestão de estoque trata do equilíbrio entre a demanda e a disponibilidade de caixa. Sendo assim, o segredo para ter um nível de estoque ideal é saber segmentar os seus produtos e entender seus movimentos de estoque e caixa.

E como dar um passo além?

Para te ajudar na missão de organizar o estoque e dar um passo à frente da concorrência, contrate um sistema de gestão de estoque como o Hiper. O software de gestão vai muito além do estoque e auxilia sua rotina, trazendo mais praticidade para que esse fluxo seja feito com mais agilidade. Você consegue informar a quantidade de estoque do produto que será vendido na loja virtual e a quantidade de estoque que será vendido em sua loja física, por exemplo. 

Além disso, tendo uma solução como esta, você poderá mensurar se o consumo dos produtos está de acordo com as necessidades, além de acabar com a possibilidade de desvios e melhorar o impacto nas vendas e produtividade de funcionários ao reduzir erros e evitar retrabalho. Isso sem contar na praticidade e agilidade em registrar e controlar um grande fluxo de dados, que está sempre sendo alterado.

Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente como você faz o gerenciamento do seu estoque!

E para receber mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog. Estamos sempre cheios de novidades!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta