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CALENDÁRIO 2022: Todas as Datas Comemorativas para a sua Loja

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Datas Sazonais

Datas sazonais: porque você deve investir nelas

Apesar de ser uma prática comum, nem todos lojistas utilizam as datas sazonais a seu favor e, por consequência, acabam perdendo ótimas oportunidades de aumentar suas vendas. Confira quais as melhores práticas para vender mais neste período!

Fernanda Lange

Por Fernanda Lange

19 de janeiro, 2021

Não é segredo que as datas sazonais do ano são um dos momentos que mais dão lucro para o comércio. Muito conhecida pelos consumidores, as datas comemorativas ajudam a impulsionar as vendas do período e também levam promoções para os clientes.

Imagine, por exemplo, uma floricultura. Elas são lotadas em datas especiais, como no Dia das Mães e Dia dos Namorados. Isso se deve muito a procura específica de um produto e, também, a campanha que as lojas fazem antes desse período para divulgar seus diferenciais.

Porém, apesar de ser uma prática comum, nem todos lojistas utilizam as datas sazonais a seu favor e, por consequência, acabam perdendo ótimas oportunidades de aumentar suas vendas. Nesse artigo, trazemos algumas ideias para você, comerciante, alavancar as suas vendas nesses períodos e aumentar ainda mais a sua visibilidade. 

Vem com a gente!

Entenda qual a melhor data para você

Calendario Datas SazonaisAs datas e eventos que acontecem ao longo do ano, mudam a dinâmica de compra dos clientes, normalmente perto de uma data comemorativa os clientes tendem a esperar mais descontos e promoções.

Assim, não é possível, nem viável para a sua lucratividade utilizar todas as datas para fazer promoções. Por isso pense qual a data comemorativa faz mais sentido para o seu segmento de mercado e faça um planejamento de vendas e marketing exclusivo para as datas escolhidas, pense em feriados, mudanças de estação e outras datas que possam ser importantes para o seu cliente e foque nelas.

Para escolher as datas mais assertivas, comece com uma lista simples, utilize o nosso calendário de varejo como base para anotar os feriados e datas que mais fazem sentido para a sua loja. Tente utilizar datas únicas para se destacar no seu ramo, como o dia internacional do livro, caso você tenha uma livraria, por exemplo. 

Prepare uma promoção imbatível

Períodos sazonais são os que normalmente mais movimentam os centros da cidade, isso não é segredo. Mas imagine quantas outras lojas podem estar oferecendo o mesmo produto que o seu. 

Por isso, uma das estratégias mais valiosas para os clientes, são os descontos e promoções atrativas. Vale ressaltar, que esses descontos devem ser sim atrativos para o cliente, mas também precisam trazer lucratividade para o negócio. Afinal de nada adianta, ativar uma promoção imbatível, vender muito, mas não ter lucratividade no processo.

Além disso, para que sua promoção seja um sucesso, você deve criar campanhas de marketing e divulgação antes do período ou data, para seus clientes estarem por dentro do que vai acontecer na sua loja e onde comprar o produto certo.

Por mais que sua loja tenha descontos imperdíveis, não adianta de nada se o cliente ficar sabendo da ação ou ainda se não se sentir à vontade, em um ambiente que chame a atenção e seja desconfortável. Por isso é muito importante investir na ambientação, desde a vitrine até nas embalagens e sacolas, esse cuidado e personalização fazem muita diferença na experiência do consumidor. 

Ter vale-presente é essencial

Vale PresenteOs vale-presentes estão ganhando cada vez mais espaço nas lojas, especialmente em datas sazonais. Essa procura se dá principalmente nessas datas, onde ocorrem confraternizações e são presenteadas pessoas que às vezes não possuem intimidade suficiente para escolher o presente.

Além disso, os vale-presente são uma ótima forma de impulsionar a venda de outros produtos, pois o presenteado irá até a sua loja e poderá levar um ou mais produtos, muitas vezes passando o valor do vale presente. Faça estratégias de venda para cativar esse novo cliente, que irá para a sua loja através do vale, mas poderá se tornar um cliente fiel.

Para melhorar ainda mais a experiência dos clientes, aposte em vale-presentes com um layout personalizado ou em embalagens festivas para dar maior credibilidade e confiança para suas lojas. Brindes e mimos para crianças também são ótimas opções para fidelizar clientes. 

Transforme suas redes sociais

De nada adianta você ter um planejamento completo da ação comemorativa para a sua loja e esquecer de interagir e divulgá-la nas redes sociais. Por isso, em datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal ou outra data importante para o seu negócio, não esqueça de mudar o visual da sua loja também nas redes sociais.

Isso ajuda a aproximar os clientes e fãs da sua marca com a data comemorativa que sua loja está divulgando. Não se limite a apenas divulgar a promoção ou preços, interaja com os clientes durante o período. Mostre os bastidores do seu negócio, faça stories da sua vitrine chamando os clientes para visitá-la. Faça seleção uma seleção especial de produtos para presente ou que se encaixam na temática sazonal.

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Busque atrações e diferenciais

Para se diferenciar nos principais períodos sazonais do ano, onde todas as lojas estão trabalhando com a mesma temática, como Natal, por exemplo, é preciso se reinventar para buscar atrações que chamem a atenção positivamente do cliente.

Muitas vezes aquele carro de som ou locutor na frente da loja, pode não ser a melhor alternativa para divulgar sua ação promocional. Por isso busque inspirações e entenda o perfil do seu cliente, assim você conseguirá direcionar melhor o seu orçamento para ação mais assertiva.

Uma boa opção é fazer um agrado direto aos clientes. Por exemplo, selecionar alguns clientes fiéis e fazer um dia de divulgação antecipada, com um evento exclusivo. Caso você não tenha orçamento suficiente, pode optar por um sorteio nas redes sociais, assim você está divulgando a ação comemorativa e impulsionando suas redes sociais. Mas fique atento, sorteios são uma ótima forma de atrair novos clientes, mas pode acabar trazendo apenas pessoas curiosas em busca de ganhar o produto de graça e não criar uma conexão com a sua marca.

Gostou das nossas dicas? Comenta aqui em baixo! Além disso, acompanhe nosso blog e confira dicas para tornar sua loja ainda mais atrativa e vender cada dia mais!

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