5 Dicas de ações para comemorar o Dia do Cliente

Confira 5 dicas incríveis para potencializar suas vendas no Dia do Cliente, com pequenas ações você irá gerar uma boa reputação com seus cliente e fortalecerá a sua marca.

Dia do Cliente

O Dia do Cliente acontece no dia 15 de setembro, por se tratar de um mês que não possui um grande apelo comercial para as vendas do varejo, o Dia do Cliente vem se tornando cada dia mais atrativo, tanto para os consumidores, quanto para os lojistas. 

Para se preparar para a data, além dos descontos, que já são uma prática comum, os consumidores estão em busca de reconhecimento e benefícios, essa é uma ótima oportunidade para gerar uma boa reputação para fortalecer a sua marca.

Confira abaixo algumas dicas de ações que irão te ajudar a potencializar suas ações de Dia do Cliente:

 

01. Oferte mimos como bônus em compras

 

Antes de definir qual ação fará para a data, faça uma pergunta inicial, o que meu cliente gostaria que minha marca fizesse por ele? Mas não se pressione, não é preciso uma grande e custosa ação para valorizar seus consumidores.

Pequenos mimos podem ser uma ótima opção para que o seu cliente se sinta especial. Existem diversas opções de mimos, desde brindes físicos, como máscaras, adesivos, pequenos cosméticos, ecobags, entre outros. 

Mas também podem ser mimos não tangíveis, como um voucher para a próxima compra. O importante é estar alinhado com o objetivo de vendas, você pode adicionar um voucher para a próxima compra como estratégia para que novos consumidores se tornem clientes recorrentes.

Ou ainda oferecer vários brindes diferentes dependendo do quanto o cliente comprar, atrelando a um estratégia de vendas com base no valor. Por exemplo: Compras acima de R$100 reais o cliente ganha um brinde X, em compras acima de R$500 o cliente leva um brinde premium.

Mas fique atento, apesar de poder atrelar os mimos a sua estratégia de venda, é importante que seu cliente se sinta valorizado e encantado com o brinde.

 

Modelo de Política de Troca

 

 

02. Ofereça benefícios para clientes recorrentes 

 

Outra ação que pode ter início no Dia do Cliente é lançar uma onda de benefícios para os clientes que já conhecem a sua marca e que compram com frequência. 

Valorize aqueles consumidores que são apaixonados pelos seus produtos/serviços, isso agrega positivamente ao relacionamento entre marca e cliente. Além de fortalecer seu negócio como um todo, mostrando para todos que sua marca valoriza os clientes fiéis.

Uma boa maneira de aplicar isso é criando um clube de vantagens. De maneira bem simples, com um programa de vantagens funciona através da contagem de pontos, a partir do momento que algum cliente compra um produto ele ganha pontos por cada compra. Após ter pontos suficientes, ele pode trocá-los por benefícios e bônus.

Existem diversas maneiras de iniciar um programa de fidelização e benefícios para os seus clientes. Você pode começar de maneira simples, oferecendo descontos progressivos a cada compra. O importante é definir quantos pontos valem cada compra, e com quantos pontos o cliente poderá retirar seu bônus. Deixar as informações claras e destacar os benefícios é o melhor caminho para o sucesso do clube de vantagens.

 

03. Promoções e Descontos

Descontos

 

Como comentamos antes, no Dia do Cliente, os consumidores naturalmente estão esperando ser valorizados. Mas também têm expectativas nos descontos e promoções para a data.

A boa e velha promoção pode cumprir seu papel se for feita com cuidado, levando em consideração os desejos dos seus clientes. Caso opte por fazer uma promoção, que tal fazer uma breve pesquisa nas redes sociais para entender quais produtos da sua loja seus clientes gostariam de ver em promoção?

Com o feedback de seus consumidores ficará mais fácil de selecionar os produtos e também é mais uma oportunidade de você se posicionar como uma marca transparente e aberta a opiniões. Ao fazer essa seleção especial de produtos vindas dos clientes você potencializa ainda mais as oportunidades de vendas, afinal você ofertará o que os clientes estão procurando.

 

04. Faça uma mensagem de agradecimento especial (cartinha ou vídeo)

 

Segundo estudo realizado pelo Google o consumidor espera que as empresas façam mais para valorizar e demonstrar carinho. Uma boa abordagem para que seus clientes se sintam valorizados é fazer uma mensagem especial de agradecimento.

Pode ser algo simples, como um vídeo curto nas redes sociais, onde sua marca agradece a cada cliente, quanto mais humanizada for a mensagem, melhor. Outra opção é adicionar um pequeno cartão em cada compra feita, se for feita a mão melhor ainda!

No fim das contas o seu cliente quer se sentir especial para a marca que ele gosta. Destaque o quanto cada cliente é importante para o seu negócio, não apenas no Dia do Cliente, mas em todos os momentos.

Pacote de Presente

 

05. Invista em embalagens especiais  

 

Para fechar, um dos momentos mais importantes para o seu cliente é quando ele recebe o produto ou quando sai com o produto na sacola da loja. É nesse momento que uma boa embalagem pode valorizar ainda mais essa experiência.

O Dia do Cliente pode ser uma ótima oportunidade para melhorar ainda mais experiência de compra para o seu cliente nesse momento. Porque não embalar seus produtos com um pacote exclusivo de presente? Mesmo que a compra não seja um presente para alguém. 

Essa pequena atitude vai demonstrar cuidado e carinho da marca com o cliente, pois ele irá se sentir especial e único ao receber um pacote de presente com um cartão especial. 

Além disso, você pode incentivar que seus clientes compartilhem essa boa experiência nas redes sociais, gerando um engajamento natural e aumento da credibilidade da marca.

Depois dessas dicas, esperamos que você tenha excelentes ideias para tornar o Dia do Cliente ainda mais especial para seus consumidores. Gostou desse conteúdo? Acompanhe no Blog da Hiper diversas dicas como essas sobre gestão de lojas, vendas, varejo digital e muito mais!